25 de Junho de 2017 – Oito anos sem Michael Jackson

25 de Junho de 2017 – Oito anos sem Michael Jackson

Há exatos oito anos perdemos um ídolo sem precedentes, e isto não causou tristeza, causou sim uma comoção mundial. Às vésperas de completar 51 anos, a negligência médica venceu a arte, e nos causou este prejuízo, saindo barato este homicídio, apenas dois anos de reclusão ao monstruoso autor. Mas vamos falar da sua arte, e hoje prestar uma singela homenagem com esta matéria, pois seu legado mereceria um livro, porém vamos tentar resumir em breves linhas; mas como deveríamos começar? Assistindo sua obra-prima:

Thriller foi o sexto álbum de estúdio de Michael Jackson, lançado pela Epic Records, com produção de Quincy Jones e co-produzido pelo próprio Michael, com um orçamento total de 750 mil dólares. Aclamado pelos fãs e pela crítica como o melhor álbum da História, bateu um recorde de oito Grammy Awards em 1984, e foi o álbum mais vendido de todos os tempos, com mais de 100 milhões de cópias ao redor do mundo. Só isso!! Como não considerar este trabalho uma obra-prima para a eternidade?

Certificado de platina de Thriller

Na imagem ao lado vemos o Certificado de platina de Thriller em exposição no Hard Rock Cafe, em Hollywood, Califórnia.

Não é uma tarefa fácil fazer uma matéria sobre o Michael, pois o que se pode escrever é sobre suas glórias e sucesso de vendas e o número de fãs enlouquecidos que ele conquistou ao redor de todo o planeta! Mas esta imagem não é a que eu quero explorar hoje, pois senão não seria uma homenagem justa. Temos sim que lembrar do Michael que teve um distanciamento da realidade, que teve uma explosão de emoções causadas pelo excesso de holofotes, e que não tinha sossego em nenhum momento. Mas o que é que lhe tirava a paz? Seria o sucesso? Seria o seu pai, ou seu empresário? Pode ser, mas acho que o que tirava o seu sono era a solidão causada pela excessiva cobrança que ele mesmo fazia em relação aoMichael Jackson - Thriller seu desempenho, pois, pelo que se ouviu sobre sua História, ele era incansável em seus ensaios até chegar à perfeição, e todos os que quisessem acompanhá-lo deveriam seguir esta linha. Podemos deduzir pelo que soubemos em suas próprias entrevistas nos anos de 1980 que a conduta de seu pai e empresário Joseph Jackson foi decisiva para torná-lo obsessivo desta forma, e com certeza aí reside um dos motivos de seu sucesso como artista e também de seu fracasso como pessoa, privado de ser feliz apesar de todo o dinheiro e fama alcançados. Uma pessoa atormentada e perseguida pela imprensa que nunca o deixou em paz, mesmo com todos os seus projetos em prol do futuro das pessoas. Como entender que um artista que denuncia abusos e preconceitos raciais, e que prega o respeito à natureza em seus trabalhos, pode ser as muitas faces de michaelatacado por seus problemas particulares, como se estes anulassem suas boas ações imediatamente. Mas foi assim! Michael não podia ser feliz, parece que todo o seu sucesso não alcança o coração das pessoas que ele amava, com o reconhecimento de seu talento e grande capacidade criativa!

O conteúdo à seguir é só para fãs mais avançados, que querem conhecer melhor o trabalho deste maravilhoso artista que o mundo perdeu. Trata-se de uma produção de média metragem que reúne filme, dança, música e um show de efeitos especiais. Segue um resumo: O Maestro (Michael Jackson) vive sozinho em uma mansão de aparência assustadora no topo de uma colina, com vista para a cidade de “Normal Valley” (Vila Normal). Ocasionalmente, ele entretém as crianças locais com truques de mágica assustadores… Assista e confira “o mais longo clipe” registrado no guinness book:

Se você é fã como eu, certamente assistiu até o fim e até achou muito curto o material, pela performance e arte sem igual. Este material é desconhecido pela maioria de nós, que somos acostumados a ver o que a mídia nos apresenta, e nem temos tempo de pesquisar e conhecer melhor o que gostamos, e acabamos acreditando conhecer. Mas é para isso que estamos aqui, pesquisando e escolhendo bom conteúdo de Cultura Antiga, por vezes inédito para nós, e tão importantes para construirmos nosso presente, e passarmos a mensagem às crianças de que é importante valorizar a memória de quem produziu coisas boas, de quem nos proporcionou momentos de alegria e nos ensinou algo. Certo de que não atingi meu objetivo nesta homenagem, me despeço com a missão de voltar a falar do assunto, analisando este artista tão popular e esta pessoa tão misteriosa e complexa. Que esteja ele em paz!

o Michael menino

Esta é uma imagem para ser lembrada; ainda criança ele já sabia tudo sobre o sucesso, que sempre o perseguiu. O dia 25 de Junho de 2009 marcou o fim de uma carreira fabulosa, e que deixou trabalhos incompletos, saudades e admiração de quem cresceu escutando Jackson five, e se acostumou a esperar pelo próximo sucesso!

 

Eu sou o Mauricio Super

Minha homenagem ao Michael

 

 

CC BY-SA 4.0 25 de Junho de 2017 – Oito anos sem Michael Jackson by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *