A Era Medieval está de volta

A Era Medieval está de volta

Num mundo onde a tecnologia está ditando nossos rumos, um movimento contrário tem espantado os mais atentos em relação ao comportamento humano. O que está acontecendo com a modernidade?

Rapalje - sucesso garantido entre os jovens medievais

“Dia 22 de Julho de 2017, pegamos nossas espadas e machados de guerra, e adentramos na Era Medieval para assistir a uma troupé de músicos viajantes de origem Holandesa, da Província de Groningen, numa sala de um Castelo Medieval, onde guerreiros se misturavam com o povo comum da Idade Média. Jovens rebeldes tomavam hidromel e cavaleiros que deixaram seus cavalos na cocheira para alimentá-los e para repouso antes de seguir viajem para o Reino Antigo, transbordavam em seus costumes primitivos, dançando e gritando noite adentro. Veja uma amostra desta apresentação histórica, do ponto de vista de quem estava no meio do povo se divertindo” 

Olha isto, o povo liberando seu lado primitivo, dançando e gritando, e os músicos se divertindo também… Aí está uma pista para a gente descobrir o que está acontecendo com a gente: A tecnologia nos ajuda muito, até na hora de curtir um festival medieval; vivemos num mundo vigiado e seguro, mas queremos sair dos limites de segurança por alguns instantes, senão por algumas horas, e esta liberdade e diversão é proporcionada por este movimento contrário, em busca do medieval, do selvagem, da gritaria e dos hábitos antigos! Queremos nos libertar da modernidade! Dieb e Mauricio NeroBom, é a minha opinião, e sei que estou bem certo, pois senão os festivais medievais não fariam tanto sucesso! Estamos sim é com saudade de viver, de pular, de gritar, e beber como medievais primitivos, comer pernas de gado com as mãos e depois nos lavar no rio e dormir sobre as raízes de um frondoso carvalho. O Rapalje esteve no Brasil pela primeira vez, no Odin’s Krieger Fest 2017, e nós estivemos lá conferindo o festival. O Mauricio Nero conversou com o Dieb, violinista do grupo, e o assunto foi a inspiração das músicas, mas também a qualidade de algumas cervejas, entre outros assuntos divertidos. Afinal, o Dieb, como os medievais de verdade, é um sujeito super simpático, e que definitivamente não sente frio, pois ficar de roupa sem mangas em Curitiba nesta época é um ato heroico! O Rapalje divulga a Cultura Celta de forma divertida e original, confira agora um sucesso deles que tem versões modernizadas:

Você vai dizer que conhece uma versão do Metallica, e está certo, mas ela faz parte da Cultura Celta, e isto você não sabia com certeza! Existem muitas coisas que estão entre nós trazidas por esta rica Cultura, e que à cada dia ganha novos adeptos. Que maravilha o Jokers Pub receber o Rapalje e ter duas terças Celtas por mês, com o grupo Thunder Kelt, confira nesta matéria do baú e se programe! Nosso fascínio pelo passado tem aumentado à cada dia, e a cultura medieval acaba despertando um fascínio especial, visto que somos descendentes diretos e indiretos de diversos povos europeus, numa mistura de raças e credos que acabaram por formar nossa identidade, e com o avanço da tecnologia, esta mesma tecnologia que nos faz querer voltar ao passado, podemos pesquisar e descobrir aspectos desta diversidade cultural imensa. 

 Castelo de Leiria, cidade de origem Celta

Na Europa, os festivais medievais ganham adeptos e crescem à cada ano. Em Provins, no coração da região de Champagne, a apenas uma hora de carro de Paris, acontece um grande festival medieval em dois dias de junho à cada ano. Uma celebração maravilhosa de todos os costumes da Idade Média, que toma conta de toda a cidade, transformando todos as pessoas e libertando o lado medieval que existe dentro de cada um, numa incrível demonstração de amor ao passado e de nossa raízes ancestrais, atraindo pessoas de todo o mundo em torno de uma alegre volta aos primórdios da civilização européia! Vamos viajar agora pela beleza e originalidade dos trajes e costumes revividos por todo o lado:

Espero que o tenha convencido dos motivos pelos quais queremos voltar no passado e reviver nossos costumes ancestrais, para enfim entrarmos mais em contato com a nossa capacidade de produzir, de fazer nossa comida, de lutar pela nossa sobrevivência e nos sentirmos mais vivos, menos acomodados num mundo confortável em excesso!

Viva o mundo medieval e liberte  seu lado primitivo!

 

Eu sou o Mauricio Super

 

E sou fã da Cultura Celta

CC BY-SA 4.0 A Era Medieval está de volta by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

2 Responses so far.

  1. Nossa esse site e incrível, muitas informações incríveis, adorei,
    continue com esse incrível trabalho, vou ler o resto do site.

    • Olha, estas palavras tuas fazem com que a gente se motive para procurar cada vez mais fazer matérias que tragam coisas curiosas, diferentes e que possam despertar o interesse pela Cultura Antiga! Ficamos lisonjeados e orgulhosos com o seu elogio, conte para os amigos que o site é legal, e peça para curtirem a página! Grande abraço e continue conosco que tem mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *