Antigos em Destaque – Largo da Ordem

Antigos em Destaque – Largo da Ordem

Domingo, 25 de Março. Local para um bom passeio de fim de semana, no Largo você se sente num Museu de História à céu aberto, até no trajeto os prédios históricos denunciam a formação da Cultura local, e os carros antigos vão se reunindo para um encontro sempre especial…

Ford 1929 (Jardineira)

Olha o nível dos antigos do Largo, antigos mesmo, não é? Esta Jardineira estava por lá mostrando o que a Ford produzia já na década de 1920. Lindo carro, a História do automóvel em movimento. Prédio Histórico no trajeto: Col. Est. Dr Xavier da SilvaA vantagem de morar próximo do Centro de Curitiba é poder acordar no Domingo de manhã e ir a pé nos encontros de Antigos, e ainda poder escolher. Hoje resolvi ir até o Largo da Ordem, e aproveitei para registrar no trajeto alguns dos muitos monumentos históricos. Partindo da Silva Jardim,  além do Colégio Xavier da Silva,Prédios históricos no trajeto da Marechal Floriano na esquina da Marechal Floriano, são incontáveis os prédios centenários. Protótipo 1978 (Charutinho)

 

 

 

 

 

O Largo da Ordem é estratégico para passear, tem um Encontro fixo de Antigos aos Domingos de manhã, além de muitas outras atrações. A Feirinha também é fixa, e não é uma feirinha não, a Feira Garibaldi cresceu e hoje tem todo o tipo de artesanato e comidas para emendar o Domingo por lá.

Ainda no trajeto, na Mal Floriano: Centro Cultural Sesi

E tem mais atrações, em geral tem uma banda tocando nas “Ruínas de São Francisco” num palco ao ar livre, atraindo multidões e alegrando o ambiente. Curitiba ainda passa uma sensação de segurança ao caminharmos pelo Centro, e com certeza não teremos problemas no trajeto até o Largo. Por lá, está sempre alegre e movimentado, é um local vivo, onde a população tomou a praça para divertir-se tradicionalmente aos Domingos. Entre um monumento e outro, vamos à mais um destaque do encontro.Kombi 1960 (estilo Califórnia)

Rua das Flores, inaugurada em 1971Ainda no trajeto, passamos por mais uma atração que é a Rua das Flores,a primeira rua de pedestres do Brasil, inaugurada em 1971, que tem uma boa conservação, com mudanças de flores à cada estação e lavagem frequente do piso. Vamos em frente mostrar os carros do Largo, pois eles são as estrelas da matéria. Citroen 1953 Chevrolet Belair Conversível 1957 DKW Belcar 1961Aqui estão exemplos de carros de projetos muito diferentes, cada qual com seus atrativos e uma História para contar. O pequeno Citroen e o DKW, franceses no projeto, este lindo DKW é de 1961, primeiro ano fabricado por aqui; perceba o interessante detalhe da porta-suicida.  

 

Chevrolet 1957 Pick-up

Olha que lindo o projeto desta Pick-up Chevrolet. Seria uma Marta Rocha?

Jeep Willys 1951 (baú baixo) Ford Corcel II 1979

Já não é tão fácil ver um Jeep tão antigo e bem conversado como este, e com certeza o proprietário tem bastante dificuldade em manter esta relíquia original. O Corcel passa a fazer parte do rol da antigos, carro que até pouco tempo não parecia colecionável, passa a ser visto com respeito.
Feira do Largo da OrdemEntre um antigo e outro, tire um tempo para curtir a Feira, que está ali mesmo, entre os monumentos do Largo da Ordem, que são muitos e bem conservados, e você pode conhecer todos num só local, caminhando.

Mas, voltando aos antigos…

Interior do Jeep 1951

Opel 1932 Scania Vabis 1957 - bruto e elegante Maverick GT 1975Tive de colocar esta imagem do interior do Jeep, pois tive um igual, e este está muito original, um carro bacana de se ver, e bateu a saudade destes reloginhos e entrada de ar, do limpador manual e do freio de mão no painel, bem estiloso. Até caminhão apareceu neste Domingo, imagine ver um Scania Vabis de coleção. Impressionante o estado de conservação; e tinha também Maverick GT e o Opel 1932, não estou certo se é um Ramona, mas acho que é. Lindo também e difícil de achar rodando por aí. Só no Largo. Carros de concepções e projetos muito distintos também.Encontro de motos

Mustang em primeiro plano e Karmann TC em seguidaVeja esta imagem geral do Encontro, que impressiona pela sua variedade e ecletismo, vemos um Mustang (Pony Car) em preimeiro plano, e em seguida um Karmann Guia TC, e o povo adora este encontro, pois onde se poderia ver tantos carros lindos, bem conservados e até inusitados, dentro do padrão do Encontro. Se você é fã de motos, aí está sua praia também, pois você verá nos dias mais estáveis centenas delas nos bares em redor da praça.

Lindo projeto da década de 1950

Finalizo a matéria com esta imagem que representa o bom gosto e o capricho neste projeto da década de 1950 que virou uma obra de arte sobre rodas.

Eu sou o Mauricio Super

No Encontro do Largo da Ordem

Conheça também o Classificados do Baú!

Acompanhe a gente nas redes sociais, olha as opções:

CC BY-SA 4.0 Antigos em Destaque – Largo da Ordem by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *