Automóvel brasileiro. Você conhece? Episódio VI – Aero-Willys/Itamaraty

Automóvel brasileiro. Você conhece? Episódio VI – Aero-Willys/Itamaraty

Chegamos à sexta “família” de Automóveis Brasileiros, e o modelo da vez é este que virou até limousine, e foi o preferido da Presidência da República!

Propaganda do primeiro Aero

 

A Willys fabricava o pequeno Dauphine, e concorria na faixa popular com o Fusca e DKW, mas não tinha um carro de luxo, então, em 1960 resolveu lançar este derivado de um modelo norte americano do início dos anos 1950, que já chegava com um projeto envelhecido por aqui, mas para o mercado brasileiro estava bom, era uma novidade e tanto. Como você percebe na propaganda, já foi lançado para ser um carro executivo, para o homem de negócios, bem sucedido!

Vamos aos detalhes deste grande sucesso da Willys no Brasil:

 

Este modelo era totalmente baseado no americano Aero Wing da década de 1950, que você confere nas imagens abaixo:

Catálogo Aero Wing / Aero Ace Aero Wing década de 1950 Aero Wing década de 1950 Aero Wing década de 1950

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Este primeiro modelo fabricado no Brasil foi o mais charmoso, e seu apelido carinhoso era “Aero bolinha” –  tinha combinações de cores atrativas e frisos envolvendo todo o carro, num modelo de alta qualidade remetendo ainda aos anos dourados, até com uma lembrança ainda que pequena dos rabos de peixe.

 

Primeiro modelo, cores "saia e blusa" e frisos em abundância

 

Mas não durou muito, pois como já comentamos, era um modelo com o projeto bastante defasado, e então tivemos um modelo intermediário, lançado no final de 1962, totalmente remodelado e modernizado, com linhas bem mais atuais… 

 

Aero renovado no final de 1962 (este é o modelo 1964)

 

…e que acaba sendo renovado outra vez já em 1965 dando origem à última versão, que serve de inspiração para um modelo com acabamento ainda melhor, que é o Itamaraty, que teve até a versão Limousine (Executivo) que acabou sendo usado pela Presidência durante um bom período. Abaixo vemos a imagem do primeiro Itamaraty Executivo fabricado, chassis 0001.

 

Itamaraty 1967 Limousine - 0001

Itamaraty 1967 Limousine - 0001

 

Em 1967 a Ford assumiu o controle da Willys e à partir daí teve ainda algumas mudanças leves, mas as principais foram na mecânica, com o motor 3000 cm³ e 132 HP e na estética, os faroletes de cidade ficavam quadrados e as maçanetas também, assim como a grade e os para-choques tiveram leves retoques, mas as mudanças são bem discretas, e ainda mais tarde surgem as identificações “Ford” na carroceria, herdadas pelo Maverick, bem como o motor de 6 cilindros, num dos modelos, em 1973, ao lado do famoso V8. Confira abaixo as mudanças citadas:

 

Willys Itamaraty 1966Ford Itamaraty; mudanças à partir de 1967

 

 

 

 

 

 

E agora, para finalizar muito bem a matéria assista este vídeo com a reforma de um Itamaraty 1966, onde você poderá perceber toda a estrutura do carro, bem como a robustez e o luxo à toda prova, e mate a saudade desta nave!

 

Enfim, em Setembro de 1971 a Ford tirava de produção estes modelos, pois tinha outros planos de renovação, à exemplo do Ford Corcel, lançado no lugar do envelhecido Gordini, e agora o Maverick viria a herdar a tarefa difícil de fazer frente aos fortes concorrentes Opala e Dodge já no mercado, e o Itamaraty não tinha mais a jovialidade necessária para acompanhá-los. 

 

Último ano dos modelos fabricados pela Ford

Confesso que me dediquei mais para fazer esta matéria, pela memória afetiva com o Itamaty, pois rodei muito e até viajei num modelo 1966 igual a este da reforma, e assim pesquisei muito para achar material bom para apresentar aos fãs do modelo, que também tiveram estes laços que ficarão pra sempre!

 

Nesta última foto, abaixo, vemos um modelo igual ao “Itamaraty da minha infância”, na cor prata, anterior à reforma que o transformou, na época, em bordô!

 

E qual será a próxima “Família”??

Eu sou o Mauricio SuperItamaraty 1966 prata "da Infância"

Um Old Abraço e até a próxima semana!

Acompanhe a gente nas redes sociais, olha as opções:

 

CC BY-SA 4.0 Automóvel brasileiro. Você conhece? Episódio VI – Aero-Willys/Itamaraty by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.