Carros de sucesso e suas propagandas “Pérolas” do passado

Carros de sucesso e suas propagandas “Pérolas” do passado

Algumas propagandas do passado nos surpreenderam pelo seu impacto, seja visual ou verbal, atingindo da forma mais simples e direta o nosso desejo pelo veículo. Os carros antigos esbanjavam charme quando apareciam nas propagandas, mas por outro lado, tinham algumas “pérolas” de propagandas que vamos recordar agora. Volte para lá comigo, e boa viagem ao mundo da propaganda antiga!

simples e objetiva, esta propaganda marcou epocaVejam o exemplo acima,nunca vou esquecer desta propaganda do Del Rey Ouro, que estava nas revistas e outdoors da época, e que despertou o desejo de muitas pessoas como eu, quando o assunto era luxo e requinte. Claro que não poderia substituir o Galaxie, mas foi bem promovido! Vamos prosseguir, mas agora com uma “pérola” da Volkswagen, mostraremos dois momentos de cada caso:

passat para surfarVejam esta propaganda do Passat Surf do final dos anos 1970, e repare nas cores da prancha (uma só para os quatro?), e na ampla possibilidade de carregá-la! É que onda combina com prancha de surf e tal…entendeu? Mas tem um longo texto explicativo para nos convencer de comprar a “nova onda”, aliás, convencer os surfistas. O Passat foi um sucesso, apesar de todo o esforço da VW para atrapalhar. Certamente foi salvo pelo apelo esportivo e visual do modelo TS, embora caro, pois se dependesse desta propaganda e deste modelo espartano!

 

Agora vamos ao comercial de lançamento de 1974 para entender o público que eles estavam procurando alcançar, e perceba que o apelo de esportividade não é o foco, e vários outros apelos são misturados, como beleza, segurança na estrada, economia e até romantismo, tipo um carro para quem vai casar!? … veja:

Conhecendo o perfil do Passat, como você faria a propaganda?

Bem, seguindo nossa viagem no tempo, novamente a VW emplaca uma “pérola”, desta vez com o querido Fusca! Vamos ao primeiro momento:

O Fusca foi o carro de maior sucesso não só no Brasil, e não será esquecido tão cedo. Vamos ver como eles queriam vender o carrinho. O foco das montadoras foi mudando com o passar do tempo e com o surgimento de novos públicos, novas necessidades e até nova legislação! Responda rápido, o que aconteceria se a VW encartasse esta propaganda numa revista atual? Olha isto:

esposa barbeira

Meu Deus!! Num contexto em que as empresas não recrutavam mulheres para “cargos de homens” e que seria uma vergonha sua esposa trabalhar fora e até fumar era coisa de homem, tá certo!! Muitas conquistas foram feitas de lá para cá, após muita luta, e não mais se verá propagandas com este jeitão, e o mundo ficou melhor para todos, não é mesmo, meninas! Num segundo momento, bem mais recente, nos anos 1990, com o retorno do fusca após um período sem fabricar, mais uma pérola:

Se alguém entendeu o objetivo desta coisa, por favor, me explique!

Prosseguimos então nossa viagem voltando no tempo com o maior sucesso em termos de “pérola” nos anos 1960, mais para o final da década, com uma propaganda do Novo Regente: A intenção da propaganda era boa, mas de boas intenções não se vive num mercado competitivo como o dos automóveis. Ok, esta é a minha opinião, e a sua, qual é? Veja frentista feliz com o Regente esta propaganda, o destaque dela é a frase enorme, começando com a palavra “Infelizmente”, rsrsrsr! Se a frase chamou sua atenção e você tem tempo de ler, acaba entendendo o que eles queriam dizer com isso no texto em letras pequenas, explicando que você teria dois anos de garantia e só gastaria com a manutenção básica, estando seguro contra defeitos de fábrica por mais tempo que os outros carros da época. Bom argumento, mas colocado de forma bizarra na propaganda, e com uma mulher “frentista”, lavando o carro talvez, nunca proprietária nem motorista do carrão; e por que motivo ela estaria feliz, seria porque você tem dinheiro sobrando para lavar o carro, já que não gastou com manutenção… sei lá! Bem, vamos ao segundo momento, conforme fizemos nos casos anteriores:

Tudo muito bom, não é mesmo? Para a época, se usou muita tecnologia de edição nas filmagens e o efeito foi bacana, montando o carro conforme a explicação, mas acabou relegando a mulher à objeto, ou apenas equipamento opcional! 

Diz aí se esta não ganha como a “pérola” destaque! 

Assim matamos a saudade de tempos remotos em que os fabricantes tinham excelentes produtos, carro robustos, duráveis e charmosos para oferecer, mas a propaganda ainda engatinhava quando se tratava de segmentar o público e usar regras de palavras otimistas e agradáveis em destaque sem chamar a atenção para o lado negativo, ou fazer piadas engraçadinhas com potenciais clientes, abusando do machismo e misturando conceitos diferentes e contraditórios para a decisão de compra. Sabe-se que até nos dias atuais têm propagandas péssimas usando estes conceitos, mas aí não é meu assunto, meu tema hoje são as bobagens do passado para a sua diversão! Se gostou, se manifeste que podemos voltar ao assunto, e obrigado por me acompanhar até aqui!

 

Olha esta para finalizar!

 

Eu sou o Mauricio Super

Trazendo “pérolas” do passado

CC BY-SA 4.0 Carros de sucesso e suas propagandas “Pérolas” do passado by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *