Carros que trabalham – Capítulo II

Carros que trabalham – Capítulo II

Esta é, sem dúvida, uma matéria da pesada!

Vamos falar dos valentes caminhões, que construíram o País com suas cargas e trabalho, e impulsionam a economia até os dias de hoje. Você consegue imaginar o mundo, mesmo com toda a tecnologia atual, sem os caminhões?

primeiro veículo auto-impulsionado do mundo: o fardier à vapeur.

Se você acessar o site penaestrada.com.br encontrará uma bela matéria sobre este veículo acima, que segundo consta foi o primeiro veículo auto-impulsionado conhecido no mundo, Criado em 1770 na França, por Nicolas-Joseph Cugnot.

caminhão eletrico, modernidade ja em 1943Viajando no tempo até a época da Segunda Guerra Mundial, em 1943, vemos um caminhão que daria inveja aos mais modernos ecologistas da atualidade, pois trata-se de um caminhão elétrico, coisa que mesmo hoje seria bem moderno de se ver. Caminhões e carros de passeio têm um antepassado comum, e a evolução foi paralela, criando soluções para atender a cada necessidade. Os caminhões atenderam às diversas necessidades humanas, e o grande trunfo destes veículos foi o fato de poderem ser adaptados para cada tarefa. Seja para transporte de carga, de passageiros, como no caso dos ônibus, e até para transporte dos próprios carros e caminhões, como no caso das cegonhas, plataformas e guinchos.

lindo caminhão que foi um trabalhador

Olhe este exemplo de um trabalhador que está agora abandonado ao tempo, mas que ainda pode vir a ser um exemplar de coleção para mostrar aos mais jovens a memória destes valentes veículos, que era com certeza um guincho de lança.

utilização militar utilização na construção civil transporte de carga - recurso do 4º eixo

 

 

 

 

 

 

Esta sequência de fotos mostra um veículo militar, uma betoneira e um FNM 4º eixo, ideia interessante, mas que não deu certo, e que hoje são exemplos de usos diversos dos caminhões; cada dia mais eles começam a despertar um interesse maior por parte de colecionadores pelo mundo afora. O que? Não acredita? na verdade colecionar caminhões não é tarefa para qualquer um não, pois imagine o dinheiro, conhecimento e espaço que exige, além do que a mão-de-obra para restauro não se encontra em qualquer esquina. Porém, eles têm aparecido cada vez mais nos encontros de antigos, e para ilustrar isso vamos ver um deles chamado CNY ATHS 2016 classic truck show, em Long Branch Park, Liverpool, NY:

Realmente um show de força e nostalgia, um encontro de brutos preservados com carinho. Voltando aos usos dos caminhões, vemos mais alguns ótimos exemplos, nas imagens de um Chevrolet Brasil carregando madeira, um Mack baú de fretes, um Ford dos bombeiros e outro cegonha.

chevrolet madeireiro

caminhão-baú freteiro carro de bombeiros cegonha clássica

 

 

 

 

 

 

 

 

Além dos diversos trabalhos que os caminhões podiam assumir para nos ajudar com tarefas das mais variadas e difíceis, eles também poderiam transportar pessoas, em viagens curtas dentro da cidade, ou longas em luxuosos carros com poltronas para dormir ou simplesmente relaxar e ver a paisagem durante o percurso. As imagens dizem tudo; eles viabilizaram os deslocamentos nos centros urbanos, permitindo que o transporte público se consolidasse, além da ligação entre todos os cantos do País.

ligação entre cada canto do pais viagens entre cidades distantes transporte urbano viabilizado

 

 

 

 

 

Encerramos esta matéria sobre os pesadões que continuam nos ajudando a viver e transformando trabalho em riqueza para o País, e desejo que um dia os trabalhadores desta nobre profissão que leva o progresso em seus ombros, tenham um valor proporcional, com maiores garantias de ganhos e dignidade, jornadas menos extenuantes e que com seus amigos brutos, percorram este País mais alegres para cumprir com o seu papel social. A imagem à seguir é nostálgica, e polêmica, mostrando uma cegonha abandonada carregada em um campo, se desfazendo em ferrugem, e espera-se ainda a explicação deste fato .

cegonha completa abandonada ao tempo

Eu sou o Mauricio Super

Entre os carros que trabalham

Conheça também o Classificados do Baú!

Acompanhe a gente nas redes sociais, olha as opções:

 

 

 

CC BY-SA 4.0 Carros que trabalham – Capítulo II by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *