CB750 Four – A “motocicleta do século”!

CB750 Four – A “motocicleta do século”!

CB750 Four detalhe foto1A famosa revista americana Motorcyclist escolheu dentre todos os modelos fabricados no último século o que mais se destacou: Honda CB750, de 1969. Será que isto é verdade? Vamos analisar esta máquina maravilhosa que revolucionou o conceito de ciclística, com conforto e segurança, causando grande sensação entre os amantes de motos de alta cilindrada para ver se concordamos. Na época, a Honda fabricava motos de menor cilindrada, e fazia enorme sucesso, o que levou ao desenvolvimento desta máquina com motor OHC de 4 cilindros em linha transversal, pouca vibração e agilidade também em trânsito urbano pelo seu baixo peso e ausência de carenagem. A Honda do Japão introduziu a motocicleta CB750 nos mercados dos EUA e da Europa em 1969. Hoje no Brasil temos um público apaixonada por estas motos, e Curitiba é um dos redutos, inclusive com profissionais competentes em restauração e manutenção. Vamos apreciar algumas imagens feitas no encontro de Domingos da Praça Afonso Botelho, encontro que já dediquei uma matéria especial aqui no Baú. Confira a matéria se quiser saber mais detalhes do encontro.

Abaixo imagens das motos de Curitiba:

CB750 Four detalhe foto2

CB750 Four detalhe foto3 CB750 Four detalhe foto4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Que tal ouvirmos a opinião de um amante deste modelo, afinal para entendermos a afirmação da revista americana, precisamos de argumentos que nos convençam disto. Então vamos lá dar uma voltinha nesta linda CB, ouvir seu ronco e conhecer melhor seus detalhes: 

Sensacional este vídeo, bastante revelador e nostálgico, pois faz lembrar minha infância, quando ficava sem ar quando passava uma destas pela rua,e então eu pensava que o mundo tinha coisas realmente que valeriam a pena ver e ouvir! Meu agradecimento a Garagem Bellote que tem vídeos incríveis: confira no site: http://www.garagemdobellote.com.br

CB750 Four detalhe foto artística

CB750 Four detalhe foto5

 

 

 

 

 

 

Em Curitiba vemos muitas destas motos em perfeito estado, desfilando como novas, e basta comparecer aos encontros que encontraremos diversos anos e modelos conservando suas características originais de fábrica, visto que é uma moto de coleção, e que tem uma legião de apaixonados que não poupam esforços para preservá-las do jeito que foram fabricadas no passado. Vamos ver mais algumas imagens:

CB750 Four lado a lado com uma moto moderna

Chama a atenção a variedade de modelos fabricadas, pois a cada ano mudava algo no visual, na grafia e cores, criando uma variedade de padrões, mas sempre preservando a característica da mecânica confiável, de qualidade, sem vibrações, características marcantes pela modernidade do projeto com motor OHC e quatro cilindros.

CB750 Four detalhe foto artística2 CB750 Four detalhe foto6 CB750 Four detalhe foto7

 

 

 

 

 

A História da CB 750 Four passa pelas pistas de corrida, pois obteve posição de destaque no universo das competições a partir de conquistas importantes como as 24 Horas Bol d’Or, na França, já em 1969, e, no ano seguinte, as 200 Milhas de Daytona, nos Estados Unidos, prova de muita visibilidade mundial. 

CB750 Four detalhe foto8

CB750 Four detalhe foto9 CB750 Four detalhe foto10No Brasil, o modelo recebeu o apelido de 7 galo em razão do jogo do bicho – o número 50 corresponde ao galo. Sua comercialização no país ocorreu até 1976, ano em que as importações foram proibidas pelo governo federal.

 

 

 

 

 

Em resumo, será que o título de “motocicleta do século” estaria justificado diante dos argumentos e imagens apresentadas acima? Para mim nem precisaria justificar, acompanhei o lançamento de todas as motos desde que surgiu esta moto, e estou inclinado a concordar com este experiente juri, e não tenho outra opinião, senão afirmar: É a “Motocicleta de todos os tempos”!

Eu sou o Mauricio Super

E sou fanático pela CB750 Four

 

CC BY-SA 4.0 CB750 Four – A “motocicleta do século”! by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Post Tagged with , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *