Chrysler, Ford, GM… Qual a melhor?

Chrysler, Ford, GM… Qual a melhor?

Meus amigos, a praça do Atlético, que todos em Curitiba conhecem, é cenário de altas competições de marcas famosas, e hoje quero confrontar algumas destas, e vamos decidir de uma vez por todas qual a melhor!

 
Dodge Dart CoupeA Chrysler do Brasil operou por aqui entre 1967 e 1981, lançou o Dodge Dart em 1969 e após diversas reestilizações e modelos, encerrou a produção em 1981, dois anos após ter passado ao controle da Volkswagen, aqui no Brasil.

Ford Maverick Super Opala SS

A Ford do Brasil, embora tenha sido fundada em 1919, em São Paulo, fabricou seu primeiro modelo nacional apenas em 1967, e o Maverick foi lançado em 1973 para aposentar de vez o Itamaraty, que havia sido adquirido da Willys.

A General Motors, no Brasil desde 1925, lançou o primeiro veículo nacional em 1968, o Chevrolet Opala. Com mais de um milhão de unidades vendidas em 24 anos de produção, foi um grande sucesso em versões de luxo e esportivas.

 

Mas a briga não pára por aí, as três gigantes fizeram muito barulho no Brasil e ainda o fazem até os dias atuais. Estamos contando a história do automóvel nacional em uma série especial, através dos olhos da revista quatro rodas, começando do lançamento desta, em 1960, e cada matéria conta um ano de evolução da indústria automobilística nacional. Confira a matéria, é bem legal. Mas vamos continuar a competição das gigantes nacionais:

 

Dodge Charger R/T

A Chrysler se destacou com modelos esportivos, mas sem esquecer do luxo, e além do potente motor V8, apresentam um acabamento interno impressionante, opções de ar-condicionado e muito conforto num interior espaçoso e arejado. Briga difícil para os concorrentes, embora ele fosse o mais caro entre os concorrentes apresentados aqui, e custava 82.350 cruzeiros em 1975 (em dinheiro atual aproximados R$151.470). Será que era um carrão?

Maverick GT

Mas a concorrência era implacável, e a Ford trouxe para o Brasil um carro que virou mito, o Ford Maverick, que chegou e abalou o mercado, com o lançamento feito pelo famoso Émerson Fittipaldi e uma legião de repórteres num autódromo, para mostrar que era um esportivo de verdade, para correr e para impressionar nas ruas pelo seu estilo espartano e esbelto, fácil de dirigir e manobrar, ágil para a cidade e para a estrada. Um verdadeiro campeão das ruas. No quesito luxo deixava a desejar, com acabamento simples e pouco equipado, mas a esportividade era o foco do veículo, e agradou pelo estilo e desempenho. Também era mais em conta que o Charger, e custava 67.900 cruzeiros ( em dinheiro atual aproximados R$125.030). Será que tinha um visual agressivo?

Opala SS

Mas o campeão de vendas e de produção, que ficou 24 anos em cartaz foi o Opalão, desejado até hoje, oferecia mais opções, desde modelos mais simples até os esportivos com ronco e pegada forte, embora não tenha sido lançado com motor V8, como os concorrentes. Custava 64.000 cruzeiros (em dinheiro atual aproximados R$117.840). Era o mais barato, de visual elegante, não chegava a ter um visual agressivo, e além disso tinha uma forte vocação para o luxo; teve versões luxuosas imbatíveis, como o Comodoro e o Diplomata. 

GM, Chrysler e Ford reunidos em completa harmonia na praça...

 

 

 

 

 

 

 

 

Realmente uma batalha de gigantes, meus amigos!!

Perceba que alguns carros apresentados na matéria têm modificações e equipamentos que não eram originais da época. À seguir mais algumas imagens com outros modelos das três gigantes para você decidir melhor:

Ford Corcel GT XPChevrolet Opala ComodoroFord Galaxie: primeiro modeloChrysler Dodge Dart Chrysler Dogde DartChevrolet Caravan

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aí está a questão colocada, grandes fabricantes, qualidade e beleza, lindos modelos, e você vai me ajudar a resolver esta parada, dê sua opinião e participe votando no melhor dos três. Diga pra nós qual a melhor fabricante e modelo. Nós estamos esperando sua participação. Fique conosco e curta a página do Baú!

 

Eu sou o Mauricio Super

Hoje no desafio das Nacionais

Conheça também o Classificados do Baú!

Acompanhe a gente nas redes sociais, olha as opções:

CC BY-SA 4.0 Chrysler, Ford, GM… Qual a melhor? by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

2 Responses so far.

  1. William disse:

    Sem dúvidas o Charger foi o esportivo mais estiloso e completo, o verdadeiro muscle car brasileiro, aliás muito bem relatado na matéria !

    • Meu caro William, se não fosse pelo esforço e respeito pela memória que pessoas como você, que se dedicam com esforço e carinho para manter estes tesouros à céu aberto para que todos fiquem alegres em lembrar de seus passados, daqueles momentos alegres em que os automóveis reuniam as famílias para o passeio, para as viagens e visitas, esta conversa nem existiria. Agradecemos pelas imagens e pelo zelo pela Cultura Antiga, passada inclusive de pai para filho. Abraços e até Domingo, na praça!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *