Clube “Elas” Curitiba – Encontro Semanal

Clube “Elas” Curitiba – Encontro Semanal

“Achei que era o momento de nós, mulheres, fazermos algo diferenciado. Então fundei o Clube Feminino de Automóveis Antigos e Especiais do Paraná — o Elas”.  Glenys Bessler

Praça da Espanha - Ponto turistico tradicional de Curitiba

Encontro semanal do “Elas”-praça da Espanha

Estive na Praça da Espanha para conversar com a Glenys, esta guerreira. Mas não marquei, nem confirmei se ela estaria. Sabe por que? Porque ela sempre está lá, cuidando do Encontro Semanal do Elas, com sua habitual simpatia e relacionamento com o pessoal das Antigas, e dos Antigos! Nestes anos todos à frente do Clube, ela conquistou o respeito necessário, e colocou seu Clube no calendário de eventos de Antigomobilismo da Região.

 

Então está combinado:

Evento: Encontro Semanal do Elas – Clube Feminino de Automóveis Antigos e Especiais do Paraná

Onde: Praça da Espanha,Batel-Curitiba/Pr

Horário: das 14:00 às 20:00 horas                                      

                                   

maverick e charger

classicos dos anos 70…

escort xr3

… e dos anos 80

Este encontro é um desfile de pura elegância, uma vez que o Clube Elas reúne as pessoas, e todos os Clubes e colecionadores individuais frequentam o encontro, tornando-o muito rico, com uma diversidade de épocas e marcas sem igual, num local também elegante, e com uma feira de antiguidades acontecendo na praça ao mesmo tempo. 

Este encontro faz parte do roteiro turístico da cidade, é oficial e o Clube paga pelo espaço utilizado para a Prefeitura. O Antigomobilista paga uma taxa de entrada e colabora com esta taxa para a Prefeitura também, de forma espontânea. Com a mudança de Prefeito, é esperado maior apoio para a realização do encontro, que é interessante também para a Administração do Município. A regra geral para entrada dos veículos para exposição, é que tenham mais de 30 anos, e lógico, que estejam em boas condições de conservação. Mas tem exceções, carros especiais e raros, combinando antecipadamente e havendo reciprocidade, poderão entrar para abrilhantar ainda mais o evento.

megane II coupé cabriolet

Ôooopa este megane não é antigo… mas é especial!

Está aí um exemplo, este Megane II, ano 2008, é um modelo Coupé Cabriolet, (conversível), raro por aqui. Olha a frente dele, diferente da que costumamos ver. Olha aí seu carro, João!

Enquanto conversávamos, entre outras coisas, a Glenys me contou que o Clube conta hoje com 60 sócias/carros. Os maridos acompanham suas esposas no Clube, com o carro do casal, se for o caso, o que torna o ambiente familiar, compartilhando este sonho.

raro exemplar dos anos 20 raro exemplar dos anos 40

 

 

 

 

 

Sábado foi um dia atípico em Curitiba, aliás, os últimos dias estão sendo generosos conosco, e numa cidade que vive de cara fechada e cinzenta, o Sol, este maravilhoso astro, têm aparecido para nos alegrar, e transformar a nossa cidade, melhorando tudo, o comércio, o humor, a vida dos seus habitantes castigados pelas chuvas e frio intermináveis! Que felicidade este clima, até os conversíveis deram as caras… mas esta é uma outra História, que pretendo contar em breve, quem sabe ainda esta semana, pois o assunto é bom, com Sol e alegria, Curitiba revive!

MP Lafer perfeito

encontro de veiculos de alto nivel

E a conversa prossegue; o foco agora é a manutenção do nível nos encontros. Pode parecer antipático, mas não dá para deixar que carros em más condições desfilem com outros de qualidade, onde o proprietário preza pelo nível de detalhes, bom gosto, respeito à memória e cuidados com a segurança, pois manter este hobby aqui no Brasil é sonho de poucos, infelizmente esta é a realidade e tem que se encarar; a Glenys pode ser criticada por esta posição, mas o nível dos encontros se mantém, e esta é a sua função, que desempenha muito bem. Somos interrompidos para uma entrevista, desta vez pelo Canal 25 da Net, e lá vai a Glenys! Aproveito para sentir o clima do público, e fazer mais uns cliques, enquanto espero para terminar a conversa.

lugar de gente bonita

Lugar de gente bonita, segurança e lazer; toda a família pode frequentar este encontro, pois tem atrações para todo mundo.

simplesmente sentar e relaxar

 

 

Simplesmente sentar, relaxar e ver o dia passar lentamente, sob o céu azul e o Sol brilhando, como convém para ser feliz. Este é o barato de hoje por aqui.

 

Além da entrevista à Glenys, a Rose, do Canal 25 passa a entrevistar os demais antigomobilistas, cada qual representando um carro, um Clube, uma paixão. É disto que precisamos, divulgação séria e competente para mostrar a importância deste segmento na Sociedade e no desenvolvimento das nossas cidades e do nosso País através do respeito à Cultura e a memória. Estamos fazendo a nossa parte.

Kombi personalizada esta na moda

Entrevista ao representante do Clube da Kombi

Para este ano, o Clube Elas tem planos de realizar dois encontros, em Shoppings Centers. Pelas suas palavras, o Clube Elas busca unir o “belo à caridade” e fazer sempre a ação social ser o ponto marcante do nosso clube. Os expositores colaboram com doações para entidades, e a renda dos visitantes se reverte em ajuda para quem necessita.

Uma questão se sobressai quando se fala de antigos, confidenciou-me a Glenys: Precisamos diferenciar carro antigo de carro velho, e isto é uma missão difícil. Concordo com ela, pois ainda existe um preconceito em relação à isso, investimos grande parte de nosso tempo e dinheiro para manter em ordem e zelar pela segurança e aparência de nossos antigos para honrar a memória de uma época em que se produzia máquinas fortes, bonitas e com detalhes esmerados, e isto não pode ir por terra pelo desleixo de quem “maquia” seus carros velhos tornando-os inseguros e de mau aspecto, longe do original por vezes, sentindo-se aptos à participar de eventos sérios sem cumprir com os requisitos mínimos. Situação difícil, mas com trabalho duro podemos evoluir e deixar bons exemplos para as futuras gerações preservarem com seriedade!

Obrigado Glenys, e até a próxima matéria, que já está à caminho para esta semana mesmo, e que irá complementar a matéria atual. Aguardem.

Eu sou o 

Mauricio Nero

Obrigado por nos acompanhar

 

CC BY-SA 4.0 Clube “Elas” Curitiba – Encontro Semanal by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *