Copa 2018: A melhor seleção do mundo! Matéria Histórica Especial

Copa 2018: A melhor seleção do mundo! Matéria Histórica Especial

Você sabe qual é a melhor seleção de todos os tempos? Vai saber agora!

Copa do Mundo Russia 2018A abertura da Copa do Mundo de 2018 será realizada na próxima quinta-feira, dia 14 de junho, no Estádio Luzhniki, em Moscou! 

Ah, você não sabia?? Então, fique sabendo, vai começar esta semana o evento esportivo mais assistido em todo o mundo, ultrapassando até mesmo aos Jogos Olímpicos. Parece haver um desinteresse geral desta vez, e os motivos devem estar relacionados ao caos econômico e político pelo qual estamos passando. O Brasil está trabalhando muito para punir a corrupção e o crime organizado no poder, uma tarefa difícil e ingrata, e pode levar muito tempo, mas está fazendo e até sendo imitado pelo mundo afora!

Mas o assunto aqui não é política, e sim Copa do Mundo. E também não é a Copa do Mundo 2018, pois aqui se fala em Cultura Antiga. Então qual é o assunto, afinal? Após esta introdução, vamos mostrar a chamada oficial da Copa 2018 e entrar no assunto de hoje, que é a A melhor seleção! Veja o vídeo (clique no Youtube) e se anime, pois a Rússia é um país muito rico em Cultura Antiga, e só isso já vale para acompanhar o evento:

 

 

a melhor seleção!

A ideia de organizar um torneio com as equipes de futebol do mundo todo surgiu em 1928, durante um Congresso da FIFA realizado em Amsterdã, por iniciativa do então Presidente da Federação, Jules Rimet. Aliás, vem daí o nome da famosa taça, que foi roubada em 1983, e segundo foi noticiado, teria sido derretida. O Uruguai foi escolhido como sede devido às comemorações de seu Centenário em 1928 e também por ter conquistado duas medalhas de ouro olímpico, em 1924 em Paris e em 1928 em Amsterdã. Segue um resumo da História das Copas:

1930 – SEDE: URUGUAI / URUGUAI CAMPEÃO 

Uruguai: primeira equipe campeã do mundo

A Celeste Olímpica (Uruguai) ganhou a copa de 1930 em uma final contra a Argentina, colocando seu nome na história do futebol como primeiro campeão do mundo. Por isso, o Estádio Centenário, como palco da primeira final de Copa do Mundo é visita obrigatória para todos aqueles que adoram futebol.

1934 – SEDE: ITÁLIA / ITÁLIA CAMPEÃO

1938 – SEDE: FRANÇA / ITÁLIA CAMPEÃO 

1950 – SEDE: BRASIL / URUGUAI CAMPEÃO 

Houve um espaço de 12 anos entre as competições, devido à Segunda Guerra Mundial, e sediamos a Copa com uma amarga derrota para o Uruguai,que silenciou quase 200 mil torcedores no Maracanã.

1954 – SEDE: SUÍÇA / ALEMANHA OCIDENTAL CAMPEÃO 

1958 – SEDE: SUÉCIA / BRASIL CAMPEÃO 

Copa de 1958: Brasil campeão pela primeira vez

Foi a sexta edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol, dezesseis seleções nacionais foram qualificadas para participar desta edição do campeonato, sendo 12 delas europeias e 4 americanas. Tomando por base o torneio anterior disputado na Suíça em 1954, a campeã Alemanha Ocidental era favorita, mas perdera 7 jogos amistosos em 10 disputados. Dos latino-americanos, o Brasil era o grande favorito, e tinha uma mescla de jogadores experientes e novatos, mas havia ressalvas quanto ao controle emocional dos jogadores, quando expostos à pressão. O mundo conhecia Pelé, e pela primeira vez somos Campeões Mundiais! 

1962 – SEDE: CHILE / BRASIL BI-CAMPEÃO 

Copa do Chile: Brasil Bi-Campeão Mundial

Foi a sexta edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol. Brasil perde Pelé, contundido, no começo, mas Garrincha joga o melhor Mundial de sua vida e é decisivo para o bicampeonato, conquistado em final contra Tchecoslováquia. Dezesseis seleções nacionais foram qualificadas para participar desta edição do campeonato, sendo 10 delas europeias e 6 americanas. A final foi disputada pela Tchecoslováquia, que havia eliminado a Iugoslávia e a Hungria; e o Brasil, que havia eliminado o Chile e a Inglaterra. A partida foi realizada no Estádio Nacional do Chile, com um público estimado em quase 70 mil pessoas. O Brasil fecha o placar contra a Tchecoslováquia em 3 x 1. O capitão Mauro Ramos de Oliveira ergueu a taça Jules Rimet (imagem acima). Brasil Bi-Campeão Mundial!

1966 – SEDE: INGLATERRA / INGLATERRA CAMPEÃO 

1970 – SEDE: MÉXICO / BRASIL TRI-CAMPEÃO

México: Brasil é Tri-campeão em 1970

Foi a nona edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol. Dezesseis seleções nacionais foram qualificadas para participar desta edição do campeonato, sendo 9 delas europeias, 5 americanas, 1 asiática (Israel) e 1 africana (Marrocos). A final foi disputada pelo Brasil, que havia eliminado o Uruguai e o Peru; e a Itália, que eliminara a Alemanha Ocidental e o México. A partida foi realizada em 21 de junho no Estádio Azteca na Cidade do México, com um público estimado em 108.000 pessoas. Ao final dos 90 minutos, o placar era de 4 a 1 para a equipe brasileira. O título serviu de propaganda política, quando o país estava no auge da ditadura militar brasileira. Este título também pôs o Brasil como a primeira seleção a ser tricampeã, confirmando a superioridade brasileira no futebol mundial. O capitão Carlos Alberto Torres levantou a Taça Jules Rimet entregue pela última vez em Copas, agora em caráter definitivo. Uma explosão de alegria para quem, como eu, era criança e ainda sonhava com um país alegre e próspero. Assista este vídeo, que mostra uma comemoração que jamais será vista de novo:

Agora somos Tri-Campeões, e chegamos no auge do futebol mundial!

1974 – SEDE: ALEMANHA OCIDENTAL / ALEMANHA OCIDENTAL CAMPEà

1978 – SEDE: ARGENTINA / ARGENTINA CAMPEÃO 

1982 – SEDE: ESPANHA / ITÁLIA CAMPEÃO 

1986 – SEDE: MÉXICO / ARGENTINA CAMPEÃO 

1990 – SEDE: ITÁLIA / ALEMANHA OCIDENTAL CAMPEà

1994 – SEDE: ESTADOS UNIDOS / BRASIL CAMPEÃO 

Brasil é tetra campeão mundial

A 15ª Copa do Mundo FIFA de 1994 foi sediada nos Estados Unidos, sendo a 1ª Copa do Mundo de Futebol a ser realizada neste país. Apesar da pouca tradição norte-americana no futebol, foi o mundial do país que bateu todos os recordes de público, mantidos até os dias de hoje. A final entre Brasil e Itália no dia 17 de julho, entrou para a história por dois motivos: primeiro, pelo fato de juntar frente a frente duas das três únicas seleções que haviam conquistado três edições de Copa do Mundo, portanto, uma delas acabaria se sagrando tetracampeã, ultrapassando a rival; segundo, porque foi a primeira vez em que a final de uma Copa do Mundo seria decidida na cobrança de tiros livres da marca de pênalti. O jogo terminou em 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação. A vitória do Brasil veio após três erros italianos: uma defesa do goleiro Taffarel, em chute de Daniele Massaro, e mais dois chutes para fora dos craques italianos Roberto Baggio e Franco Baresi. Márcio Santos havia errado também sua cobrança, não sendo necessário ao Brasil efetuar todas as cobranças a que tinha direito. Esta conquista foi um marco histórico para os mais jovens, que nunca viram uma seleção brasileira campeão, 24 anos sem por a mão na taça do mundo. Assista e se emocione com este momento em que o orgulho fala mais alto, e não tem político bandido que tire esta sensação de que podemos melhorar como Nação:

Agora somos Tetra, e chegamos novamente no auge do futebol mundial! 

O Hino da Vitória de Airton Senna vira o Hino da Seleção! E vamos em frente…

1998 – SEDE: FRANÇA / FRANÇA CAMPEà

2002 – SEDE: CORÉIA DO SUL e JAPÃO / BRASIL CAMPEÃO

Brasil Penta Campeão do mundo

Foi a décima sétima edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol que reuniu 32 equipes. O Brasil conquistou pela quinta vez o título mundial, depois de derrotar a Alemanha na final. O Brasil venceu todos os 7 jogos que disputou, quebrando o recorde histórico de vitórias em Copas do Mundo. Essa foi a quarta vez que uma seleção conquistou o título da competição com 100% de aproveitamento. 

Agora somos Penta, e chegamos de novo no auge do futebol mundial! 

Vamos encerrando com as três últimas edições do torneio mundial: 

2006 – SEDE: ALEMANHA / ITÁLIA CAMPEà

2010 – SEDE: ÁFRICA DO SUL / ESPANHA CAMPEà

2014 – SEDE: BRASIL / ALEMANHA CAMPEà

Taça Jules RimetRespondendo enfim a pergunta inicial da matéria: 

Qual a melhor seleção de todos os tempos?  

Claro que é a seleção brasileira, com 5 títulos mundiais; só a Alemanha pode empatar conosco em títulos, caso seja campeã este ano, pois ela têm 4 títulos mundiais, e a Itália está fora… mas isto você já sabia, não é mesmo?

Se cuida Brasil, pois a Alemanha vem aí…

Eu sou o Mauricio Super

Nesta edição especial da Copa

 

Conheça também o Classificados do Baú!

Acompanhe a gente nas redes sociais, olha as opções:

CC BY-SA 4.0 Copa 2018: A melhor seleção do mundo! Matéria Histórica Especial by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *