Copa na Rússia: Você conhece este País? Matéria Especial Parte II

Copa na Rússia: Você conhece este País? Matéria Especial Parte II

Pela primeira vez na História, a Rússia recebe este torneio mundial da FIFA, em onze cidades-sede. Então vamos conhecer melhor este País?

Copa do Mundo tem sede na RússiaNosso assunto é Cultura Antiga, e nesta ocasião especial, não podemos deixar de passar informações para você que nos prestigia, para que acompanhe o torneio de maior audiência no mundo, com alcance maior até do que as Olimpíadas!

Kremlin em Moscou: principal cidade-sede

A Rússia, oficialmente Federação Russa, tem como Capital Moscou, a segunda cidade mais populosa da Europa, uma megacidade com mais de 12 milhões de habitantes, segundo estatísticas federais oficiais. Importante centro comercial e cultural, Moscou reúne destacados centros científicos e educacionais, além de ser a sede política da Federação. O Kremlin, uma antiga fortaleza que é hoje a residência do presidente russo, abriga a sede do poder Executivo do governo da Rússia. Não é uma tarefa fácil contar a História da Rússia, e também das cidades-sede da Copa, mas é um desafio importante, pois estarei recordando fatos históricos importantes que os mais jovens não sabem, ou apenas sabem pelos livros de História. 

"Brasão de armas da Rússia"

“Brasão de armas da Rússia”

A Rússia, Federação Russa, declarou sua independência em Junho de 1990, ou seja, fazem 28 anos apenas, e faz parte da História recente de nossa Cultura, sendo portanto um regime político novo em relação às demais nações, com todas as suas características que o diferenciam da Europa e dos demais continentes do planeta. Mas e antes disso, qual era o regime político? 

A União Soviética, oficialmente “União das Repúblicas Socialistas Soviéticas”, existiu entre 1922 e 1991, quando foi concluída a independência da Rússia, que iniciou no ano anterior. A União Soviética teve suas raízes na Revolução Russa de 1917, que depôs a autocracia imperial. O Império Russo, também conhecido coloquialmente como Rússia Imperial ou Rússia Czarista, para diferenciá-la da Rússia Soviética e da Rússia moderna, foi um Estado que existiu desde 1721. Bem, se pegarmos carona numa máquina do tempo, chegaremos ao século VI A.C., quando os povos nômades conhecidos como Citas, pastores equestres de origem iraniana, ou seja Indo-Europeus, ocuparam aquela região, e eram povos que tinham grandes habilidades nas guerras e na cavalaria. 

As 15 repúblicas União Soviética entre 1956 e 1991

As 15 repúblicas União Soviética entre 1956 e 1991

Repúblicas da União Soviética. Confira no mapa:

1-Armênia 2-Azerbaijão 3-Bielorrússia 4-Estônia 5-Geórgia 6-Cazaquistão 7-Quirguistão 8-Letônia 9-Lituânia 10-Moldávia 11-Rússia 12-Tajiquistão 13-Turcomenistão 14-Ucrânia 15-Uzbequistão.

A História conta que a Rússia declarou sua Independência em 1990, mas os fatos não são bem contados, e quem acompanhou este processo todo de Guerra Fria e repressão, sabe que Mikhail Gorbatchev conduziu uma abertura econômica e política, mas sob pressão externa e numa crise econômica sem precedentes, o que desencadeou as mobilizações dos povos minoritários, estes sim por sua independência, e não por parte do poder central, pois isto não teria coerência nenhuma. Foram anos de guerras internas e mortes antes que isto se consolidasse, o que até hoje se coloca em dúvida, pois a tensão entre as províncias continua elevado, e os noticiários mostram isto claramente. No vídeo à seguir você tem um resumo do que é a Rússia, muito legal e esclarecedor, creditado ao blog “Tá na Rede”, assista aí:

Ótimo material do José Roberto Abramo, que contribui bastante com o tema!

Kaliningrado

Kaliningrado

Nijni Novgorod

Nijni Novgorod

Saransk

Saransk

Kazan

Kazan

Para encerrar, vamos encartar algumas fotos das cidades-sede da Copa, (8 delas por enquanto) contando com Moscou que já mostramos, e quem sabe podemos contar um pouco sobre elas nas próximas semanas, e encartar as fotos das demais, afinal, vamos aproveitar que é Copa do Mundo na Rússia e aprender um pouco mais sobre a Cultura Antiga! Este assunto eu gosto muito, e você? Fique com as imagens das lindíssimas cidades russas e até a próxima semana! Você vai acompanhar os jogos em várias sedes, porém, quase que a totalidade no extremos Ocidental da Rússia, para que os deslocamentos sejam menores, visto que o território Russo é o maior do planeta.

 

 

 

 

 

 

 

Samara

Samara

Sóchi

Sóchi

São Petersburgo

São Petersburgo

Eu sou o Mauricio Super

Nesta edição especial da Copa

Conheça também o Classificados do Baú!

Acompanhe a gente nas redes sociais, olha as opções:

 

CC BY-SA 4.0 Copa na Rússia: Você conhece este País? Matéria Especial Parte II by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *