DeSoto – 32 anos de História Americana

DeSoto – 32 anos de História Americana

DeSoto Diplomat 1953

DeSoto 1953

O que o carro da foto, flagrado na Praça do Atlético, esconde em sua bela aparência, é mais do que um antigo bem conservado para passear nos finais de semana. Quer saber o que ele revela de importante para que seja olhado com mais admiração e respeito do que já ostenta sem se conhecer sua História?

Então venha comigo!

Motor Continental; 6 cilindros e 100 HPO carro fotografado é um DeSoto Diplomat, motor Continental de 6 cilindros, 3.6 e 100 HP, e percebe-se a originalidade encontrada na mecânica e nos detalhes em geral. A DeSoto é uma marca de automóveis fundada em 1928, por Walter Chrysler, e o nome foi dado em homenagem ao explorador espanhol Hernando de Soto. A DeSoto foi criada para concorrer com a marca Oakland, da General Motors, e a Erskine da Studebaker, assim a Chrysler consolidava sua linha de automóveis, pois já havia concluído a compra da Dodge, e passava a apresentar quatro segmentos de automóveis em sua linha, formada pelos modelos Plymouth (entrada), DeSoto (intermediária), Dodge (intermediária de luxo), Chrysler (luxo) e Chrysler Imperial (super luxo), além da linha Fargo para caminhões baratos (havia também caminhões leves DeSoto e Dodge).

DeSoto - traseira sobria

As linhas sóbrias da traseira deste modelo contrastam com a frente chamativa, que abre caminho por onde passa, com sua extravagante grade cromada, e setas dianteiras mais elevadas, dando um toque diferenciado ao modelo. Não se consegue ficar indiferente à ele, e a cor também nos remete diretamente aos anos dourados da década de 1950.

Calota total, frisos e identificação do modelo "Diplomat"

Os detalhes de época mostram um pouco mais da personalidade do carro. Pneus faixa branca e identificação do modelo na lateral, logo acima do friso, em aço, material feito para brilhar até o fim dos tempos. Este modelo do Desoto não tinha nada em excesso, era um modelo esbelto e de bastante agilidade para a época, e até hoje, agradando as famílias americanas e fazendo bonito também pelo capricho do interior, de bom gosto, confortável e luxuoso, com rádio original e vidros verdes. Mas com a recessão do mercado automobilístico americano, iniciado em 1958, e depois de mais de dois milhões de unidades fabricadas, em seus vários modelos, a marca DeSoto foi extinta, oficialmente, em 30 de novembro de 1960. Os anos 1960 começam a reduzir os “rabos-de-peixe” e logo em seguida, os pony-car, compactos com mecânica V8 começam a tomar o mercado, sendo o exemplo clássico o mustang, lançado em 1964. Atualmente o grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles) detém como subsidiárias a Chrysler, Dodge, Jeep, Ram Trucks, Fiat, SRT e Alfa-Romeo.

Modelo raro, compacto de linhas esbeltas

O modelo fotografado para esta matéria pertence ao Daniel, que nos brindou neste Domingo, na Praça do Atlético, com a sua presença, desfilando seu belíssimo exemplar que carrega uma bela História de família. O Daniel nos contou que comprou o carro há pouco tempo, e que é admirador dos modelos dos anos 1950, por este motivo não hesitou em fazer este negócio. Ele está gostando do carro, pois é muito bom de andar, forte e compacto, e a família se alegrou também com a compra, e curte o carro, portanto ele pensa em ficar com ele por muito tempo. O Daniel, que é sócio do Veteran, soube que este carro ficou mais de 30 anos na mesma família, sempre aqui em Curitiba, trazendo com ele muita História pra contar. Agradecemos ao Daniel pelas informações e que ele seja muito feliz com seu DeSoto, pois nós ficamos muito felizes em fazer esta matéria e compartilhar esta emoção com nosso público.

Fique conosco, curta a página do Baú e conheça melhor os detalhes que fazem a Cultura Antiga mais prazerosa!

Eu sou o Mauricio Super

Trazendo para você o melhor da Cultura Antiga

Conheça também o Classificados do Baú!

Acompanhe a gente nas redes sociais, olha as opções:

 

 

 

CC BY-SA 4.0 DeSoto – 32 anos de História Americana by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

2 Responses so far.

  1. Fátima Galvão disse:

    Muito interessante Mano, carros q escutava falar, o pai falava muito de diversas marcas, qdo vejo fotos e descrição acabo lembrando. VC era muito pequeno, mais o pai tin ha alguns clientes q atendia enfrente da casa no Juvevê. Tinha um DeSoto, lembro bem. Beijao p vocês. Vou mostrar já q eu veja o veinho.

    • Por isso eu te mandei. Ficamos com estas lembranças na cabeça, e a oportunidade de ver um carro destes tão original faz voltar todas estas lembranças. Imaginei que você iria mostrar, ele vai gostar de ver esta joia de carro!Beijo pra todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *