Estreia-Carro do Ano(1966) – Aero Willys

Estreia-Carro do Ano(1966) – Aero Willys

Hoje começa uma nova série no Baú dos Antigos!

Estreia nova matéria: Carro do Ano

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Revista Autoesporte premia modelos lançados e importados pela Indústria Nacional. A categoria carro do ano conta com a votação de jornalistas especializados que apontam os automóveis que se destacaram em inovação entre outras características. São 5 finalistas para cada categoria, e no final é realizada uma média para eleger cada campeão. As principais mudanças na premiação vieram a partir dos anos 1990, com a abertura do mercado brasileiro e a consequente variedade de modelos oferecidos. Assim, além da categoria principal que leva o nome do prêmio, foram criadas mais três: Importado do Ano, Utilitário-Esportivo do Ano e Picape do Ano. Vamos explorar estes carros!

1966 – AERO WILLYS

 

 

 

 

 

 

Lançado em 1960, como uma novidade da Willys Overland, que fabricava o popular Dauphine, realmente foi para nós uma inovação no mercado de luxo. Derivado de um modelo norte americano do início dos anos 1950, já chegava um tanto envelhecido ao Brasil, mas tudo bem, era um carrão e ponto final. Trazia embaixo do capô um seis cilindros de 2600 cm³, com 90 cv, bastante modesto para o peso do veículo, que foi até apelidado de “pata choca”, mas sua vocação de luxo poderia sim desculpar esta falha, uma vez que era silencioso, macio e rodava muito suave, e depois de embalar era uma nave, desenvolvia muito bem. Apenas a arrancada era lenta, o que seria ruim se fosse um esportivo. Mas não era, e assim criou uma legião de fãs, e eu sou um destes apaixonados pelo modelo.

O Itamaraty foi a primeira Limousine nacional, veja a História:

Em 1967 a Ford adquiriu o controle acionário da Willys brasileira, e manteve o modelo até o final de 1971. A grande curiosidade sobre estes carros é que em 1966 foi lançado o modelo Itamaty, que era um Aero-Willys mais luxuoso, com alguns detalhes externos diferentes do Aero, e que deu origem ao Presidencial, do vídeo.

 

Essas e outras informações muito completas sobre o Aero Willys no livro da coleção Clássicos do Brasil:

 

Espero que tenha gostado deste modelo de estreia, e em breve teremos o próximo carro do ano. Continue acompanhando e curtindo!

Eu sou o Mauricio Super

Contando História pra você

Acompanhe-nos também nas redes sociais:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CC BY-SA 4.0 Estreia-Carro do Ano(1966) – Aero Willys by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *