Feira de Arte e Artesanato Garibaldi – Curitiba

Feira de Arte e Artesanato Garibaldi – Curitiba

Você não conhece esta feira? Ah, duvido, é claro que conhece!

feira do largo da ordem

Agora sim, você que é de Curitiba lembrou pela imagem, não? E até muita gente que é de fora já conhece e já foi, pois é um ponto de visitação obrigatório e tem todo Domingo de manhã! Mas é conhecida como

Feira do Largo da Ordem  

E fica neste endereço:

Cavalo Babão – R. Kellers, s/n – São Francisco, Curitiba PR – Cep: 80410-100

Por este nome todo mundo conhece… eu nem sabia o nome oficial!

Erelogio das flores / ao fundo igreja do rosariofeira sempre lotadastive lá neste Domingo de Sol claro e calor, e encontrei uma Feira lotada como sempre, especialmente nestes lindos Domingos. Ao lado você pode perceber em primeiro plano o Relógio das Flores, que de flores não tem mais nada, apenas estes arbustos e nem funcionando está; uma pena, mas vamos esperar que volte um dia à ficar bonito como antes. Ao fundo você vê a Igreja do Rosário. Na foto seguinte percebemos como é prestigiada esta atração! E tem motivos, o que ficará claro à seguir. Ao fundo da imagem você vê a cúpula da Igreja Presbiteriana Independente de Curitiba. Quem gosta de fazer compras, especialmente de produtos exclusivos, artesanais e de arte, este é o lugar. Quem gosta de respirar História, também é seu lugar, pois você estará entre os mais importantes monumentos históricos de Curitiba. Foi aqui o início da cidade, bem próximo ao marco zero.

varios monumentos historicos entre as barracas bebedouro do largo da ordem

A feira é bem extensa. Veja de outro ângulo, que vários são os monumentos em volta das barracas, numa incrível volta ao passado. Perceba à esquerda da foto, ao alto, a Cúpula da Igreja Presbiteriana para se localizar, pois ela aparece na imagem anterior também. Ao lado o mais que centenário bebedouro preservado, datando dos meados do século XVIII, com a bacia de ferro original e água cristalina à mostra. Uma aula de História, pois nele os tropeiros e fazendeiros da região costumavam dar de beber à seus cavalos e mulas.

lindo sobrado colonial

Esta é a arquitetura do Largo da Ordem, vá na Feira mas não deixe de tirar um tempo para observar os monumentos à sua volta, e não precisará se esforçar para encontrá-los. Quer mais informações sobre eles? Ok, você venceu, em breve vou fazer esta matéria, e passarei um dia todo, ou mais, colhendo imagens para que a matéria fique bem ilustrada e rica em detalhes. Combinado? Então continue nos acompanhando e vai curtir uma matéria feita lá na rua, como em geral gosto de fazer, em primeira pessoa.

musica para alegrar o ambiente artistas prontos para encenar trabalho duro e estetica impecavel vencendo as limitaçoes

A Feira do Largo da Ordem é um local de diversão e lazer, uma aula de História e Cultura, um patrimônio de Curitiba que merece ser destacado por suas características ímpares na área de Turismo. É também um local de muito trabalho e dedicação. Seguem alguns exemplos, como os músicos da imagem, o artista dourado, que aguarda um donativo para entrar em ação; e a estátua de mármore branco, enfrentando as adversidades do clima e encantando pela estética, trazendo  à Feira mais uma interessante atração. E o que dizer do violonista que desafia a  aparente deficiência e dá o seu recado no aguardo da repercussão de seu esforço. Fica aqui o registro desta gente honesta e trabalhadora, que torna mais legal este passeio, e não esqueça de dar uma atenção e prestigiar o trabalho deles, um belo exemplo.

 

muita cor e arte manual arte e artesanato indigena lindos tecidos e adornos radios de decadas passadas todos funcionando

 

Sempre que nos propomos a realizar um trabalho em local de grandes talentos como este, sabemos que não poderemos ser justos o quanto seria desejável, uma vez que não há como se voltar para estas barracas e pessoas de extrema habilidade e dizer qual deles é o mais qualificado, nem qual é o mais dedicado, e quem trabalhou mais ou com maior carinho para oferecer ao público uma melhor opção de artesanato, onde sempre estará o toque de pura arte. O trabalho deles, em especial no Brasil, se torna caro e muitas vezes inacessível ao cidadão médio. Então só me resta exibir as imagens de alguns destes exemplos, muitas vezes fruto de noites mal dormidas, e me desculpar por não mostrar todas as barracas, uma a uma.

area de alimentação; proxima ao bebedouro banda patrocinada por uma radio local

Atrações em lados opostos da feira: Área de alimentação principal, no entorno do bebedouro, descendo a ladeira, e banda de rock patrocinada por rádio local, do lado de cima, próximo à Ruína de São Francisco.colares de contas; explosao de cores

alo, quem fala? didi, dede, mussum e zacarias bandeja de prata em perfeito estado material nobre: cobre, estanho... pintura a mao, tema local tema local em artesanato de primeira

Detalhes para ilustrar a variedade de opções presentes na Feira, para agradar às pessoas mais exigentes. Duvido que você não se apaixone por algo neste passeio, e aí fica a questão: O que é que eu levo? Leva tudo.

lincoln exuberante

quem conhece o dkw auto union belair 55; show

Mas eu gosto de carros antigos, onde tem encontro? Ah, então vai ser mais legal ainda, pois ocorre paralelo à Feira, todo Domingo, uma exposição de carros antigos, com muita classe e bom gosto, carros selecionados e maravilhosos, para terminar, ou começar o passeio! 

Fazemos assim, você vai na Feira e depois me conta, faz um comentário, e me diz se estou exagerando ou não!

Bom passeio e até a próxima, e não esqueça, em breve matéria sobre os Monumentos do Largo da Ordem…

Eu sou o

Mauricio Super

Obrigado pela companhia até aqui

 

CC BY-SA 4.0 Feira de Arte e Artesanato Garibaldi – Curitiba by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *