Gênero e Estilo musical – Matéria Especial

Gênero e Estilo musical – Matéria Especial

partitura estilizadaOlá, amantes da boa música, hoje vamos abordar um tema especial dentro do universo musical; mas por que motivo é tão especial? Porque amanhã começa a segunda temporada da série Música de A à Z e trazemos para você uma novidade na maneira de apresentar as músicas! 

Estarei apresentando uma seleção de Gêneros musicais do mundo todo; alguns serão nossos conhecidos, e outros nem tanto. Quero mostrar que existem gêneros e estilos musicais que não estamos habituados e não há interesse em divulgar, por vários motivos, mas talvez o principal deles é que seria um risco comercial, e dinheiro é o que move o mundo!

Vamos lá, começamos com uma Session Demo do Ian Litovich onde se percebe muito claramente a diferença entre alguns Gêneros musicais, e seus Estilos musicais:

Mas então, o que é Gênero e Estilo musicais?

O termo “gênero”, nos remete à generalização, isto é, quando falamos em gênero musical estamos falando de um termo que engloba, ou, generaliza determinado tipo de manifestação musical em toda sua possível amplitude. Um gênero engloba diversos estilos. Enquanto o gênero se mostra relativamente “estável” e amplo, o estilo se mostra peculiar, característico. Exemplo: O Samba é um “gênero” musical, que generaliza uma infinidade de diferentes nuances, particularidades, épocas, grupos, jeitos de tocar, instrumentações, regiões, jeitos de compor, de se expressar, de dançar, etc. E quando falamos em bossa nova, samba canção, samba rock, entre outros – que retratam diferentes períodos, regiões e grupos sociais, nos referimos à diferentes estilos musicais com características particulares, Regionais e que variam conforme a época, região e modo particular de tocar de cada músico que interpreta a canção.

Saiba Mais no site da Editora Anacruse

Melhor do que explicar é exemplificar. Quem conhece o Guns N’ Roses sabe que o Gênero musical pelo qual eles são reconhecidos é o Rock, e que eles têm um Estilo musical único dentro do Hard Rock e Heavy Metal, que transformou a banda numa lenda deste Gênero. No vídeo à seguir a banda Mandovar, cujos Gêneros musicais principais são o Country, o Folk e o Metal fazem uma versão no seu Estilo homenageando o Guns.

Temos assim um Rock transformado em Folk com pitadas de Country. Curta aí:

Com certeza foi bem fácil perceber a diferença entre Gênero e Estilo, neste vídeo do Mandovar. Legal não é mesmo? As versões musicais têm estas nuances que as tornam tão divertidas e inusitadas. Ok, vamos em frente então. Escolhi deixar o vídeo à seguir para o final, pois ele resume tudo o que foi escrito e mostrado anteriormente com uma precisão e genialidade que fica fácil demais entender do que estamos falando. O Gênero deste grupo é “A Cappella”, onde apenas as vozes fazem o ritmo, e eles nos mostram a evolução da música através dos tempos, e apresentam os principais Gêneros musicais, demonstrando no seu estilo e mostrando o ritmo como elemento formador da música, independente dos instrumentos ou do vocal, e sim da forma com que isto tudo é combinado para representar este ou aquele Gênero.

Curta aí, não é só didático, é muito bom:

Muito bem, é isto aí meus amigos, esta matéria é para dar uma noção das diferenças e significado de gênero, estilo e ritmo e motivar você que nos acompanha à se aprofundar neste tema maravilhoso; recentemente um banco patrocinador de um dos maiores festivais de música do mundo já dizia: “O que o mundo separa, a música aproxima”! Pensa aí e acompanhe esta nova série na segunda temporada que estréia amanhã:

Música de A à Z  – Gêneros Musicais 

Você vai conhecer gêneros musicais que não sabia que existiam, estilos inusitados e ritmos diferentes nas matérias semanais! Curta a página do Baú e acompanhe!

Eu sou o Mauricio Super

E até amanhã com Estréia!

 

 

 

CC BY-SA 4.0 Gênero e Estilo musical – Matéria Especial by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *