Gêneros Musicais – S02E03 – Chicago Blues

Gêneros Musicais – S02E03 – Chicago Blues

Chicago blues é uma variação do Gênero blues que foi criada em Chicago com a adição de instrumentos elétricos, bateria, piano, baixo e algumas vezes saxofone ao estilo básico de cordas/gaita do Delta blues. Este estilo desenvolveu-se principalmente como consequência da “Grande Migração” de trabalhadores negros pobres do sul dos Estados Unidos para as cidades ricas do norte, Chicago em particular, na primeira metade do século XX. 

Controverso, inovador, colocando a guitarra em destaque no blues e se transformando no Rei do Gênero, por seus solos maravilhosos e notas em tons controlados e harmônicos, aliado ao vocal grave, passando da melodia triste ao embalo dançante em um minuto, BB King é o retrato perfeito do Gênero.

 

        S02E03 – Chicago Blues

 

Esta forma de tocar blues ganhou o mundo e teve muitos adeptos, apesar da choradeira dos mais tradicionais, que não estavam habituados com estes instrumentos modernos associados à um Gênero contido, que prezava as origens, que na verdade são africanas, e nos Estados Unidos se desenvolveu nos Estados do Sul, principalmente no Delta do Mississipi, considerado o berço do blues. Vamos ouvir mais um exemplo:

 

Sweet Home Chicago transformou-se no símbolo do Chicago Blues, e você pode perceber neste encontro entre Bud Guy e outros monstros do Gênero, incluindo Eric Clapton, que embora muitos não saibam, iniciou a carreira tocando numa banda de blues, e o carregou para toda a vida em suas canções de rock, que sempre trouxeram uma pitada “enorme” do blues.

Budy Guy and friends

B. B. King: O eterno Rei do Blues

Muitos foram os representantes deste Gênero, que se confundiu com o blues tradicional com o tempo. A receita era a mesma, apenas os instrumentos eram mais modernos, o que causou uma influência importante no rock, que incorporou guitarras com afinações semelhantes e vocais intercalados em suas composições, dando um ar “vintage” à canção, causando um contraste rítmico muito rico e atraindo os fãs do tradicional blues. Vamos escutar mais um exemplo? Vamos:

 

Novamente o blues tradicional do Delta do Mississipi ganha novos instrumentos, solos de guitarra pronunciados, piano e bateria forte, mostrando a evolução do blues que não teve freio, e que até hoje encanta milhões de fãs pelo mundo afora, com a modernidade e tecnologia dos novos instrumentos, mas mantendo seu formato primordial tão marcante. Viva o blues, viva a Cultura Antiga e a boa música. O Blues é muito mais que isso, e recomendo à você pesquisar sobre este Gênero rico, e descobrirá uma História emocionante de lutas contra o preconceito, de trabalho duro e de sofrimento que resultou por fim nesta contribuição sem igual do povo africano para o mundo curtir com grande prazer!

Muddy Waters

Os Gêneros Musicais são criados nos primórdios e depois vão sendo incorporados nas Culturas que os acolhem e dão sua contribuição para o futuro do mesmo, e assim, se renovando, criam novos públicos interessados e, em geral, mantém os tradicionais. O blues nasceu na África, desembarcou no Sul dos Estados Unidos, ganhou os operários pobres, seja de origem africana ou não, subiu para a cidade grande conquistando Chicago, e depois ganhou o mundo, e com seu estilo diferente, influenciou muitos outros gêneros musicais. Fonte: Wikipédia

Curta o Blues e curta a página do Baú!

Eu sou o Mauricio Super

Trazendo até você os Gêneros musicais de todo o mundo!

 Ouvir a playlist Músicas de A a Z no Spotify

 Ouvir a playlist Músicas de A a Z no YouTube

 

 

CC BY-SA 4.0 Gêneros Musicais – S02E03 – Chicago Blues by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *