Gêneros Musicais – S02E04 – Disco

Gêneros Musicais – S02E04 – Disco

A Disco Music não pode ser considerada um Gênero Musical. Não apenas isso! Os anos 1970 serão conhecidos na História da humanidade por ter apresentado ao mundo uma nova Era, a “Era Disco”, influenciando todos os costumes de uma geração de jovens.

A Disco Dance, ou “Hustle” faz parte deste movimento, tendo decolado com o movimento Disco em 1975, com a música de Van McCoy que fazia referência a esta dança. Vamos então conhecer desde o início a Era Disco, e entender um pouco melhor este movimento sem precedentes e sem igual até os dias atuais:

 

S02E04 Disco


A Era Disco evoluiu no ritmo e na dança, com bandas aderindo ao movimento a cada dia, criando o “fenômeno disco”, na música, nos clubes noturnos de todo o mundo, nas roupas e sapatos, nos filmes! Agora era irreversível esta cultura, todo mundo só pensava nisso, era um estilo de vida e todos estavam certos de que isto seria para sempre, tinha uma pegada moderna e transmitia uma energia imensa! 

Vamos a mais um exemplo deste fenômeno com o grupo sueco ABBA:

O movimento cresceu rapidamente e chegou no seu auge com “Os embalos de sábado à noite”; título original:”Saturday Night Fever”, que trazia John Travolta no papel de Tony Manero, um jovem que vive no Brooklin, e é um excelente dançarino. Trata-se de um drama e tem um concurso de dança no roteiro do filme, para o qual o personagem se prepara. Entre músicas e danças do Gênero, virou febre e levou mais de 6 milhões de pessoas ao cinema só no Brasil.

Bee Gees embalou a trilha sonora do filme. Vamos conferir:

O colorido das roupas, as luzes em profusão, novas tecnologias de som e músicas provocantes e sedutoras, que despertaram a fúria dos conversadores, dos roqueiros mais radicais que incendiavam discos nas praças, num gesto de desprezo pelo novo, pelo não-convencional!

John Travolta: saturday nigth fever

liberdade para usar roupas exuberantes meinha dancing daysFoi o início de uma revolução de costumes que traz seus reflexos até os dias atuais, e embora a “Era Disco” tenha acabado, sua mensagem ficou forte na liberdade de se vestir de forma colorida ou não, de se portar conforme sua orientação sexual, sem proibições públicas ou privadas. Você pode ser o que é, não precisa dar satisfações de seus costumes, desde que respeite o outro!

Fique com uma seleção de músicas da Era Disco e veja o clima, as roupas e os modos desta época de uma forma diferente:

Tudo o que se queria era ser feliz e dançar a noite toda, esquecer dos problemas do dia a dia, que não eram poucos e continuam nos ocupando nos dias atuais: veja o exemplo da vida difícil que o Tony Manero levava nos “Embalos de sábado à noite”, e a Disco era seu refúgio, era ali que ele podia ser quem ele era, um dançarino sem preconceitos e feliz!

Eu sou o Mauricio Super

Nos embalos de sábado à noite

Conheça também o Classificados do Baú!

 Ouvir a playlist Músicas de A a Z no Spotify

 Ouvir a playlist Músicas de A a Z no YouTube

 

 

 

CC BY-SA 4.0 Gêneros Musicais – S02E04 – Disco by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *