Gêneros Musicais – S02E06 – Funk

Gêneros Musicais – S02E06 – Funk

O Funk é um gênero musical que se originou nos Estados Unidos quando músicos afro-americanos, misturando soul, jazz e rhythm and blues, criaram uma nova forma de música rítmica e dançante. O funk tira o ênfase da melodia e da harmonia e traz um groove rítmico forte de baixo elétrico e bateria no fundo. Músicas de funk são comumente baseadas em poucos acordes apenas, distinguindo-se das músicas de rhythm and blues, que são centradas nas progressões de acordes. Começamos com o pioneiro…

 

S02E06 Funk

 

O Funk teve seu conceito desenvolvido por James Brown na década de 1960, com o desenvolvimento de um groove de assinatura que enfatiza o downbeat, Brown deu o nome de “The One” (ou seja, o apoio rítmico no primeiro tempo) e foi considerado o padrinho do funk. Mesmo sendo melhor reconhecido pelo sucesso no gênero soul, como nesta apresentação mostrada, ele teve participação vital no desenvolvimento do funk.

James Brown em grande estilo, um "show man" - padrinho do funk

Os músicos negros norte-americanos primeiramente chamavam de funk à música com um ritmo mais suave. Esta forma inicial de música estabeleceu o padrão para músicos posteriores: uma música com um ritmo mais lento, sexy, solto, orientado para frases musicais repetidas (riffs) e, principalmente, dançante. A década de 1970 teve muitos exemplos disto em bandas como o Chic, Chaka Khan e também o famoso…

Kool & The Gang, que vem à seguir:

Agora sim está presente a pegada funk bem definida, nesta apresentação dançante e excelente. A banda mais famosa neste gênero é, sem dúvida, o Earth, Wind & Fire, banda que iniciou sua História em 1941, em Memphis, com o nascimento de Maurice White. Na sua adolescência sua família vai para Chicago, onde trabalha como músico, até que, em 1969, com mais dois amigos, formou a banda. Maurice White faleceu em 2016, mas a banda continua na ativa, e neste vídeo Maurice White (ainda vivo) é homenageado no final da apresentação. É emocionante! Fonte texto: Wikipédia

Fique com esta apresentação histórica:

Me emociono bastante com esta apresentação, seja pela época que traz de volta para o presente, seja pela aparição deste talento fabuloso que foi o fundador do Earth, Maurice White, e também porque que tive o imenso prazer de ver estes talentos ao vivo em Curitiba, cantando pela banda The Stylistics, um show de deixar saudades e marcar uma geração de cantores que colocavam realmente o coração nas letras, na voz e no ritmo, num estilo  que hoje não existe mais. Pode me chamar de saudosista, mas você também é, por isto está acompanhando esta matéria, certo? Certo! Então se emocione à vontade!

o colorido e a dança do Earth Wind and Fire

Kool and The Gang, cores e movimentoEstas duas fotos resumem o que o Funk representou; Groove é a palavra certa, pois para muitas pessoas, representa uma atitude positiva, com bons sentimentos e que desperta a vontade de dançar, no caso do Funk, indica que os sons se encaixam e combinam. No caso específico da bateria, um dos exemplos mais comuns de groove é a combinação da bateria com um baixo. Funk é isso! Este colorido acompanha o ritmo que popularizou a black music, e James Brown foi o início de tudo. Esta matéria foi muito prazerosa, pois sou fã demais deste gênero fantástico, assim como das suas fontes, blues, jazz e R&B!

 

Eu sou o Mauricio Super

Hoje com um estilo Black

 

Conheça também o Classificados do Baú!

 Ouvir a playlist Músicas de A a Z no Spotify

 Ouvir a playlist Músicas de A a Z no YouTube

 

 

 

 

 

 

CC BY-SA 4.0 Gêneros Musicais – S02E06 – Funk by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *