Gêneros Musicais – S02E07 – Grunge

Gêneros Musicais – S02E07 – Grunge

Ficou conhecido no início da década de 1990 como o acontecimento musical da década! “Nevermind” revolucionou o mercado musical e despertou de vez o interesse pelo gênero!

O Nirvana foi uma banda Norte Americana que colocou o grunge novamente na mídia, ao lançar o seu segundo álbum de estúdio, chamado Nevermind, e que não tinha expectativa de altas vendas. Lançado em Setembro de 1991, é lembrado e admirado até hoje. Despojado e com riffs dissonantes, sons vocais em tons estranhos e alternância de barulho extremo e calma em poucos segundos, tornou várias músicas deste álbum inusitadas e exclusivas. Quando falamos em Nirvana, já é suficiente para explicar com folga este gênero musical divertido e simples, que nasceu em Seatle.

Sem muita conversa, vamos direto ao grunge do Nirvana:

Adoro este álbum do Nirvana, mas não podemos ser injustos, pois a mídia quer que pensemos ser algo revolucionário e exclusivo. Nada disso, eles são contemporâneos do Alice in Chains, formada em 1987 também. O primeiro álbum de estúdio do Alice in Chains, porém, foi produzido em 1989 (Facelift, Columbia Records), e lançado em Agosto de 1990, ou seja, na mesma época. O Alice in Chains é mais afinado ao vivo, mas o Nirvana marcou uma época! Então me diga, qual é o melhor?

Mas chega de conversa, e confere aí:

Mas calma, tem muitos bons artistas deste gênero! Atribui-se o termo grunge, uma pronuncia relaxada da palavra “grungy”, usado em inglês com sentido de sujo, que surgiu como um jargão dos termos “dirt” (sujeira) ou “filth” (imundície, porcaria). As bandas seguem este termo e são bastante relaxadas em palco, sejam nas roupas ou o modo de se comportar avacalhado, uma zoeira!

Vamos deixar de conversa novamente, e vamos ao clássico Pearl Jam:

Olha que zona este show do Pearl Jam! Eles são ótimos e marcaram seu território. O grunge é geralmente caracterizado por ser um estilo livre, com um som de guitarra que usa um alto nível de distorção, efeitos de fuzz e feedback. O grunge funde elementos do hardcore punk e do heavy metal, apesar de algumas bandas realizarem com mais ênfase um ou outro. A música compartilha com o punk, um som cru e interesses líricos semelhantes. No entanto, também envolve andamentos muito mais lentos, harmonias dissonantes e instrumentação mais complexa – que é reminiscente do heavy metal. Fonte: Wikipédia

Alice in Chains Pearl Jam

Muito descolado este gênero musical que nasceu em Seattle, e surgiu devido ao isolamento musical daquela cidade de outras cenas musicais, fazendo seu próprio som. É considerado um sub-gênero do rock alternativo, mas da maneira que cresceu e se impôs com características muito próprias, poderia ser até visto como um gênero musical específico, se destacando de suas bases de influência, visto que o próprio rock alternativo é um sub-gênero do rock.

Eu sou o Mauricio Super

Trazendo hoje o louco grunge

Conheça também o Classificados do Baú!

 Ouvir a playlist Músicas de A a Z no Spotify

 Ouvir a playlist Músicas de A a Z no YouTube

 

 

CC BY-SA 4.0 Gêneros Musicais – S02E07 – Grunge by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *