Gêneros Musicais – S02E08 – Hard Rock

Gêneros Musicais – S02E08 – Hard Rock

Hard Rock em chamasHard rock é um subgênero do rock que tem suas raízes do rock de garagem e psicodélico do meio da década de 1960, mais pesado do que o rock convencional, e marcada pelo uso de distorção, e uma seção rítmica proeminente, arranjos simples e um som potente, com riffs de guitarra pesada e solos complexos. Tipicamente com formação de bateria, baixo, guitarra, e algumas vezes, um piano ou teclado (como o exemplo usado do Deep Purple), além de um vocalista que muitas vezes se utilizava de vocais agudos e roucos. Nos finais dos anos 60, os termos hard rock e heavy metal eram praticamente usados como sinônimos, mas o último gradualmente começou a descrever um estilo de música tocado ainda com mais volume e intensidade. Há ainda outra diferença chave, entre ambos sub-gêneros: Enquanto o hard rock manteve sua identidade blues e algum swing na batida, as melodias do metal são frequentemente ditadas por riffs agressivos de guitarra, desprovidos de swing. Fonte: Wikipédia 

Este é um exemplo clássico, e é bom demais:

Outro exemplo é o Alice Cooper, à seguir, que tem as características do hard rock, mas com estilo próprio, como é regra do hard, que tem muitas bandas que o representam e que além do hard, tocam rock em seus vários subgêneros, como o heavy metal, progressive metal e outros mais.

Confira abaixo o estilo do Alice Cooper:

O Hard Rock surgiu já nos anos 1960, para identificar as bandas que tinham um som mais potente, em oposição ao rock mais soft que as rádios tocavam, se aproximando mais do pop rock.

Alice Cooper Deep Purple

Uma das principais influências do Hard Rock é o Blues britânico. O rock tradicional foi modificado, adicionando sons mais duros e pesados, e algumas das bandas pioneiras são o Rolling Stones e The Yardbirds.

Na década de 1970 o Deep Purple continua esta mudança e tem pegada de heavy metal, mas não aceita este rótulo, o que eu concordo, pois considero-os referência em Hard Rock e um exemplo clássico do estilo. Achei importante citar o Alice Cooper, pela criatividade e ousadia de ser o pioneiro, o criador do rock macabro, que fez escola, e enriquecer o Hard Rock com este estilo próprio e original, pois muito tempo antes ele já tocava este terror. O Hard Rock continua evoluindo por décadas seguidas e tem muitas bandas que o representam, e se você é fã de rock and rock como eu sou, o Hard Rock ocupa um espaço relevante em sua discoteca, embora os ritmos se fundam e se mesclem até o ponto de ser difícil classificá-los num primeiro momento, mas enfim o que importa? 

O que importa é ser Rock and Roll!!

hard rock and roll

     

      Eu sou o Mauricio Super

      Detonando no Hard Rock!

           

 

 

Conheça também o Classificados do Baú!

 Ouvir a playlist Músicas de A a Z no Spotify

 Ouvir a playlist Músicas de A a Z no YouTube

CC BY-SA 4.0 Gêneros Musicais – S02E08 – Hard Rock by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *