Gêneros Musicais – S02E13 – Mambo

Gêneros Musicais – S02E13 – Mambo

o Mambo é parte da cultura cubana

Mambo, originário de Cuba, rico em Cultura Popular, assim como este País que respira História e por décadas e décadas ficou no esquecimento, e hoje tem uma esperança, mesmo que pequena, de participar e acompanhar o progresso mundial, e deixar aos poucos de ser um lugar romântico, mas parado no tempo. A música latina caliente se encontra com a dança no Mambo para completar um espetáculo alegre e que representa muito bem o seu povo.

Vamos assistir à uma sessão de Mambo e entender melhor:

Surgiu em 1930 em Cuba e  ganhou o mundo representando a cultura latina; sua inspiração está em músicas populares que misturam ritmos africanos ouvidos pelos escravos locais, porém o gênero musical também absorveu o jazz americano em sua formação; primeiro tocava nas casas noturnas cubanas, até virar febre nos Estados Unidos, frequentadores destes locais, que levaram o gênero para seu País e assim o tornaram conhecido mundialmente.

Este é o Mambo nº 5 original, de Perez Prado:

Não dá pra falar de Mambo como um gênero musical sem associá-lo ao ritmo da dança, pois ao ouvir já vemos mentalmente casais em movimento sensual e alegre, e temos vontade de levantar e acompanhar esta dança. Cuba é um lugar incomum, onde o tempo parou, com lindo estilo arquitetônico e lugares à serem descobertos, mas marcado pelo sofrimento do povo devido ao imenso atraso cultural e político.

forte cultura popular ligada a musica e ao ritmo estilo arquitetonico antigo decadas de atraso para recuperar lindos palacios antigos

Perez Prado ficou conhecido como o rei do mambo e autor do famoso “Mambo nº 5”. Além dele, os cantores Beny Moré e Tito Puente são grandes expoentes do ritmo cubano, assim como mais recentemente Lou Bega, artista alemão que regravou a música e virou sucesso mundial, tornando-a ousada e com vocal moderno, mas mantendo a essência, e assim estourou nas paradas:

Vamos então conferir e relembrar:

Este ensaio com lindas imagens de Cuba é uma justa homenagem à este povo que nos proporcionou a alegria deste ritmo e desta dança, por isso extrapolei a pesquisa e não me limitei apenas ao gênero musical, pois é necessário dar um crédito especial a este povo maravilhoso que nos presenteou com este ritmo latino exclusivo, e ficarmos na esperança de que Cuba se transforme num País livre e que o progresso tenha lugar gradualmente, para que o mundo possa conhecer melhor esta rica Cultura.

feliz natal

Quando olhamos para trás, sempre nesta mesma época, acabamos descobrindo beijos que não deu tempo de dar, apertos de mãos que faltaram, abraços ausentes e conversas deixadas para depois. Mas quem sabe ainda dá tempo, o ano não acabou…

Eu sou o Mauricio Nero

No ritmo de Cuba 

 Ouvir a playlist Músicas de A a Z no Spotify

 Ouvir a playlist Músicas de A a Z no YouTube

 

CC BY-SA 4.0 Gêneros Musicais – S02E13 – Mambo by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *