Gêneros Musicais – S02E14 – New Age

Gêneros Musicais – S02E14 – New Age

À todos que nos acompanharam durante o ano todo, dedico esta matéria especial de final de ano, sobre o Gênero musical New Age. Para você que começou agora a nos acompanhar, aproveite também para conhecer este movimento, que é mais do que uma música tranquila para meditar…

acreditemos que uma nova era esta chegando

O gênero musical New Age se caracteriza por uma melodia suave, com instrumentos em tons muito harmoniosos, sem alterações nem amplitudes profundas nas notas musicais, voz etérea e sons da natureza. É muito usada para meditação, e sua influência ideológica se baseia no Movimento New Age, que vamos explorar em seguida. A maior representante deste Gênero é a irlandesa Enya:

Este gênero musical surgiu na década de 1960, na onda da cultura hippie, baseado em liberdade, respeito, paz e amor, porém, as duas últimas premissas, paz e amor tornaram-se o símbolo desta cultura. Mas nas décadas de 1970 e 1980 ela se desenvolveu e abraçou temas espacias, como uma das suas principais vertentes, com Vangelis e Jean Michel Jarre, acompanhando a queda da cultura hippie e ascensão do tema das viagens interplanetárias. Confira o som do Vangelis:

O movimento New Age tem, como característica, uma fusão de ensinos metafísicos, vivências espiritualistas, animistas e paracientíficas, com uma proposta de um novo modelo de consciência moral, psicológica e social. Parece um pensamento bastante new age relaxing musicutópico, mas se imaginarmos que se cada um tomar consciência de seu papel no universo, o mundo terá uma chance de viver em harmonia, e deixaremos de apenas sobreviver, viver para o consumo e a destruição dos recursos do planeta. Vamos conhecer agora uma canadense, de ascendência irlandesa e escocesa, Loreena Mckennitt, que é conhecida pelo seu estilo de música com fortes influências New Age, Celta eclético e com tendências do Médio Oriente: Confira este estilo (abra no Youtube):

O movimento New Age propõe uma integração, uma simbiose com o meio envolvente, com a Natureza, o Cosmo e todas suas multidimensões (observa-se, pela vivência da projeção da consciência, a existência de muitas dimensões além da dimensão física experimentada pelo corpo biológico humano). Tem, muitas vezes, como base, um caráter liberal e de oposição à ortodoxia e o conservadorismo das religiões organizadas. 

Fonte: Wikipédia

somos a natureza

Um feliz Ano novo, e que seja uma Nova Era em sua vida! Podemos mudar nossa atitude perante o mundo, e passar a valorizar as pequenas ações que melhoram a vida do nosso próximo, as pequenas atitudes que melhoram a vida no planeta e ajudam a conservá-lo, e ainda valorizar as boas coisas que acontecem ao nosso redor e não percebemos, a natureza que pede nossa atenção, os animais que estão povoando o planeta, e dividindo o espaço conosco com os mesmos direitos, mas um tanto esquecidos! Enfim, vamos viver, pois isto não requer dinheiro, e sim desapego das exigências sociais e materiais à que tanto nos acostumamos! E assim teremos um Ano Novo, caso contrário, somente repetiremos tudo…

 

 

                           Eu sou o Mauricio Super

                           Saúde e Feliz Ano Novo!

 Ouvir a playlist Músicas de A a Z no Spotify

 Ouvir a playlist Músicas de A a Z no YouTube

CC BY-SA 4.0 Gêneros Musicais – S02E14 – New Age by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *