Gêneros Musicais – S02E15 – Ópera

Gêneros Musicais – S02E15 – Ópera

Ópera Tosca de Puccini

Olá, amantes da música  e dos gêneros musicais, eu não poderia deixar de falar sobre este gênero, mãe de todos os gêneros pela sua longa História. Uma das mais antigas demonstrações de arte do ser humano, obrigatório para quem quer se aprofundar na teoria musical e ser um bom músico ou artista. A Ópera tem cada gênero musical, ela é intensa como o Rock, ela é emocionante como a música romântica popular, ela é complexa e com mudanças súbitas, como o progressivo, e resume em si a teoria e a prática musicais do homem. Maria Callas é considerada a maior celebridade da ópera do século XX, e se você tem dúvidas, confira abaixo uma de suas muitas performances:

 

Esta passagem é bastante popular, e este gênero musical depende de conhecimento e envolvimento musical para ser percebido ao máximo, para ser curtido sem preconceitos e amarras sociais, visto que emociona e depende de sensibilidade, fato que é custoso para alguns admitir e se soltar para entender o conteúdo criativo, artístico e enfim genial desta fantástica obra do ser humano. Existem inúmeras obras mais complexas,filme "Philadelphia" e o gênero Ópera porém, vou abordar as mais populares e indicar algumas que conheço bem para que você se aprofunde e tome gosto, estou certo que irá pensar diferente à partir de hoje sobre este assunto, pois a ópera é, ou deveria ser uma manifestação popular, e não um gênero sofisticado e elegante para se assistir com pompas em um lindo teatro e pagar uma fortuna, pois isto afasta o povo desta excelente música, com toda sua História e beleza. Separei esta cena de “Philadelphia”, de 1993, com os grandes Tom Hanks e Denzel Washington, que tornou-se um filme obrigatório:

 

A emoção do artista ao ouvir uma ópera na situação em que se encontra (portador de HIV) define a decisão do advogado que está conversando com ele, em defendê-lo no tribunal, e dá o norte para a História, num filme que marcou época. Este é um dos exemplos do papel da ópera na História da humanidade, ou seja, o de pontuar situações de emoção e mostrar o significado da relação do homem em seu convívio social, eternizando passagens de conflitos e embates sobre temas polêmicos e intensos. Mais um exemplo é a ópera Madame Butterfly; intensa e empolgante, e com uma performance de Maria Callas também. Confira:

 

Madame ButterflyIntenso e dramático, este trabalho de Puccini é um clássico popular, e tem de ser visto pela sua grandeza artística, que é a marca do Puccini, e apreciado com a alma e o espírito livre, pois a ópera é um grande momento para se apreciar a arte por inteiro, com imagens, músicas e performance artística; não há nada mais completo, em especial se você assistir ao vivo. Caso você já tenha o hábito de ouvir ópera, veja algumas recomendações que virão à seguir, mas caso não conheça ainda, faça como eu, acompanhe a programação dos teatros de sua cidade, e escolha alguns espetáculos para ver ao vivo, leve a família e aproveite para apreciar o que tem de mais espetacular em termos de gênero musical. Segue um Top 10 Ópera songs, uma pequena parte de uma imensa variedade de obras, que seguiu evoluindo e hoje tem montagens modernas, mas que poderão ser tema para uma futura matéria.

Aprecie sem moderação:

 

Ópera em italiano significa “trabalho“, e em latim é plural de opus – “obra”. Trata-se de um gênero artístico teatral, ou seja, não apenas música, é toda uma composição dramática que combina musica instrumental, encenação e canto, em diversos timbres vocais que se complementam, por vezes pode haver diálogos intercalados, e também uma orquestra sinfônica completa. Os dramas são encenados utilizando os elementos típicos do teatro, como a cenografia, o vestuário que remete à época e a atuação dos atores/cantores.

Royal Opera House - Londres

Eu recomendo este espetáculo musical!

Sou o Mauricio Super

E viva a ópera e sua História!

 

Conheça também o Classificados do Baú!

 Ouvir a playlist Músicas de A a Z no Spotify

 Ouvir a playlist Músicas de A a Z no YouTube

 

CC BY-SA 4.0 Gêneros Musicais – S02E15 – Ópera by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *