Gêneros Musicais – S02E18 – Rock ou Rock and Roll?

Gêneros Musicais – S02E18 – Rock ou Rock and Roll?

Segundo Charlie Gillett, autor de uma historiografia de rock famosa chamada The Sound Of The City, Rock and Roll é o gênero mais antigo, que veio primeiro, surgiu nos Estados Unidos em meados dos anos 1950, e é representado por Bill Haley, Elvis Presley, Chuck Berry, Litle Richard, Jerry Lee Lewis, e outros. Ainda segundo Gillett, Rock são todas as variações que vieram depois: do Rock Progressivo ao Grunge, da Jovem Guarda ao Punk, do Heavy Metal ao Brit Pop. 

rei do rock and roll - Elvis imortal

Também de acordo com a Wikipédia, esta diferença é fundamental para definir dois gêneros distintos,  pois o Rock define um gênero popular que tem suas raízes no Rock and Roll e no Rockabilly que surgem nos Estados Unidos no final dos anos 1940 e início dos anos de 1950. Vamos a este exemplo clássico e voltamos a conversar, porque hoje o assunto é Rock!

Sim, meus amigos, existe uma diferença entre estes dois gêneros, mas enfim, isto é História, pois o que gostamos é de boa música, e as raízes do velho e bom Rock que amamos está no velho e bom Rock and Roll que tanto amamos! E o que seria do Rock mais moderno e suas variações sem estas raízes? Não queremos sequer pensar nisso, e sim mostrar as raízes que tem não só no imortal Elvis a fonte de inspiração, mas também em outros malucos importantes! Veja este cara:

Estas cenas são do filme de nome homônimo à música. Trata-se de uma biografia do Jerry Lee Lewis, de 1989, e conta a trajetória deste astro do Rock and Roll, que com suas maluquices influenciou profundamente a criação do Rock e mostrou que o gênero poderia fugir dos padrões “caretas” da época. Esta cena do piano queimando é verdadeira, e contam que foi para prejudicar seu concorrente, nada menos que Chuck Berry, que tocaria à seguir.

Jerry Lee Lewis

Chuck Berry

 

 

 

 

 

 

A História moderna do Rock  passa obrigatoriamente por estes nomes e muitos outros, que inovaram não apenas na maneira de tocar e compor, nas letras provocantes e alegres, no ritmo dançante e que contagiava as pessoas nos salões, fazendo-as levantar e rebolar de forma provocante para os mais puritanos. Mas a grande inovação foi na maneira de pensar, na maneira de se apresentar para o público, com roupas extravagantes ou gestos provocativos, com apresentações teatrais, enfim apresentando um verdadeiro show,  não apenas cantando. Não tinha como ficar indiferente, ou as pessoas amavam ou odiavam o rock.

E por falar em Chuck Berry, conhece esta? Imagine se não! 

Esta é uma apresentação mais recente do cantor, mas que mostra toda a sua vitalidade através dos tempos, bem como sua grande contribuição para a História do Rock! Então está aí, agora você já sabe que temos dois gêneros diferentes e que o Rock and Roll é a raiz do Rock. Ambos tradicionais, porém o velho e bom Rock é mais moderno.

Vamos encerrar com um exemplo mais recente que define o Rock, e que mostra a evolução do gênero derivado do Rock and Roll:

Espero que tenham curtido, pois até então você via o Rock e o Rock and Roll como sinônimos de um mesmo gênero, e podemos afirmar que são diferentes, e o Rock faz parte de uma evolução natural! Fiquem conosco e até a próxima!

 

Eu sou o Mauricio Super

Fã de Rock e de Rock and Roll

 

Conheça também o Classificados do Baú!

 Ouvir a playlist Músicas de A a Z no Spotify

 Ouvir a playlist Músicas de A a Z no YouTube

CC BY-SA 4.0 Gêneros Musicais – S02E18 – Rock ou Rock and Roll? by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *