Gêneros Musicais – S02E20 – Thrash metal

Gêneros Musicais – S02E20 – Thrash metal

Thrash metal é um subgênero do heavy metal caracterizado por seu ritmo rápido e agressividade. As letras normalmente tratam de problemas sociais e repudiam o rígido controle por parte do Estado, mas também sobre guerra, destruição e morte. Como consenso o gênero surgiu no início dos anos 80. Mas existem os precursores do gênero, como por exemplo, o Queen:

thrash metal

O gênero nasceu combinando o ritmo veloz da bateria e a atitude do hardcore punk com uso de pedal duplo, além de pesados e complexos estilos de guitarra influenciados pela New Wave of British Heavy Metal. O Anthrax é uma das bandas considerada pioneira neste gênero, e seu álbum de estréia é de 1984, chamado Fistful of Metal, então nada mais justo que ouvir o primeiro hit do primeiro álbum desta banda. O nome da música é Deathrider, (Cavaleiro da Morte). 

Tipicamente Estadunidense, este gênero teve também as bandas Megadeth, Mettalica e Slayer creditadas como pioneiras do gênero. Trata-se de uma vertente que teve seu declínio nos anos 1990 para mais recentemente ver surgir uma nova geração com inspiração visual nos grupos clássicos do gênero. Vamos ouvir também o primeiro hit, do primeiro álbum da banda Slayer, Show No Mercy, de 1983, e então podemos comparar os estilos, que estão bem de acordo com o gênero:

Para você que é mais avançado em som, seguem as características do estilo:

  • A bateria usa-se rapidamente e geralmente bumbo duplo como no speed metal, Slayerutilizando a técnica do D-beat drum e Skank Beat drum.
  • Os riffs geralmente usam palhetadas em tremolo.
  • Os vocais variam muito de acordo com a banda, desde vocal limpo, rasgado (drive), agudos, roucos e até semi-gutural.
  • As linhas de baixo são bem marcadas e constantes, acompanhando as viradas Anthraxda bateria.
  • A presença quase obrigatória de solos de guitarra.
  • As letras, muitas vezes, induzem à ideia de “protesto” e de críticas sociais, também podendo falar sobre guerra, destruição e morte.

Enfim, este gênero é bastante extremo e sua agressividade é difícil para os roqueiros mais “normais”, então eu recomendo que você curta com moderação caso não esteja habituado com a pegada forte. Não esqueça de curtir a página do Baú dos Antigos e até o próximo gênero, com certeza mais tranquilo que este!

 

Eu sou o Mauricio Super

Na pegada forte do Thrash Metal

Conheça também o Classificados do Baú!

 Ouvir a playlist Músicas de A a Z no Spotify

 Ouvir a playlist Músicas de A a Z no YouTube

CC BY-SA 4.0 Gêneros Musicais – S02E20 – Thrash metal by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *