Gêneros Musicais – S02E23 – World Music

Gêneros Musicais – S02E23 – World Music

O gênero musical World Music incorpora diferentes estilos de músicas ao redor do mundo, segundo a Wikipédia, e inclui deste modo vários gêneros orientais, musicas folclóricas, indígenas e religiosas. Difícil de definir, incorpora também sons da natureza e uma fusão de culturas tradicionais e até ancestrais, tendo até sido definida por uma famosa revista como – “local music from out there”, algo como música local de fora daqui, ou de longe daqui. 

Vamos assistir um exemplo:

 

So: Word MusicPeter Brian Gabriel, músico inglês, um dos maiores representantes da World Music desde o final dos anos 1970. Começou com a banda Genesis, mas, posteriormente, lançou-se numa bem-sucedida carreira solo. Esta música é do álbum So, de 1986. 

Vamos ouvir mais um exemplo com Ofra Haza, israelita de raízes iemenitas que alcançou grande popularidade no Médio Oriente e internacionalmente. 

 

Esta é uma versão da canção “Im Nin’ Alu“, de 1988, que foi gravada especificamente para o Ocidente, misturando sonoridades do Médio Oriente com sintetizadores e que continha partes da letra em inglês, alcançando sucesso internacional. Morreu jovem, aos 42 anos, e deixou um legado voltado para o Ocidente, tendo colaborado ao longo dos anos com artistas tão diversos como Iggy Pop, Sisters of Mercy, Lou Reed, Paula Abdul ou Duncan Dhu, sendo um ótimo exemplo de fusão de ritmos tradicionais étnicos com musica popular internacional.

Ofra Haza, Iemenita

Na próxima semana teremos um novo gênero musical para conversar. Foram diversas viagens musicais pelos mais complexos e os mais populares ritmos, que agora vai chegando ao fim. Continue conosco e acompanhe esta viagem, e não esqueça de curtir a página do Baú!

Eu sou o Mauricio Super

No ritmo do mundo

Conheça também o Classificados do Baú!

 Ouvir a playlist Músicas de A a Z no Spotify

 Ouvir a playlist Músicas de A a Z no YouTube

CC BY-SA 4.0 Gêneros Musicais – S02E23 – World Music by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *