Gols da Praça – Um sucesso de público

Gols da Praça – Um sucesso de público

Para quem acha que a Praça do Atlético só produz Gols do Furacão, vamos mostrar que estas pessoas estão enganadas. A Praça tem Gols que são um sucesso de público, mas… são os carros da Volkswagen!

Golaço da Praça

Golaço da Praça

 

 

 

 

 

 

 

 

Nosso Gol de placa tem uma história de sucesso que a maioria conhece; só os mais jovens não acompanharam o seu nascimento e evolução no Brasil, e suas diversas gerações. Em 1976 já havia o projeto de se lançar um carro que estivesse de acordo com as necessidades atuais do País, pensando-se em resistência, durabilidade e economia, e o Fusca já dava sinais de que não cumpriria com esta missão por muito tempo. O nome foi estrategicamente pensado para um País onde a paixão pelo futebol ultrapassa os limites dos estádios. Pois bem, depois de uma trajetória bem sucedida, vemos que ele cumpriu com seu papel e está prestes a se aposentar com dignidade. Você acredita? Então vamos conferir:

 

Mas a saudade não vai ser um grande problema, pois ele deixa colecionadores apaixonados, e todas as gerações e modelos estarão representados, e um destes lugares onde você poderá vê-los e suspirar é a Praça! Vamos conferir os modelos expostos num destes Domingos de Sol…

Gol 1.8 GT - 1986O Gol GT surgia em 1984 com motor 1.8, para aplacar os animos do Escort XR3 que vinha com tudo, trazendo para o Brasil um conceito de carro esportivo europeu, pequeno, veloz e teoricamente potente, visto que andava muito bem por ser leve e com mecânica moderno e ágil. A Volkswagen colocava no Gol uma mecânica mais antiga, porém eficiente e atualizada, além de muito confiável, deixando o Gol bem esperto, com o carisma da marca, robustez e confiabilidade, embora não tão charmoso como o XR3.

Gol GTS 1991 Gol 1.8 GTS - 1991

O Gol GTS conviveu com o Gol GTI, este lançado em 1989 com injeção eletrônica e motor 2.0, inovando como primeiro carro nacional com a nova tecnologia, que bastava virar a chave para pegar na hora, sem ratear, e nem precisava do afogador.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O carro anda, anda e o motor não esquenta, uma sensação. Mas na praça também se pode ver o modelo BX que trazia ainda a velha mecânica do Fusca, porém, modernizada e colocada na frente, rendendo bem, embora ultrapassada. Hoje é uma diferenciação para o colecionador que tem este modelo, cada vez mais raro. Veja este:

Motor 1.6 a ar em modelo espartano Gol BX 1984: motor de FuscaO Gol BX, com o velho motor 1.6 a ar do Fusca, conviveu com a mecânica mais atualizada, a água. Você pode reconhecê-lo facilmente quando olha para a dianteira, pois a grade é maior, os faróis estão nas extremidades e as setas direcionais 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

abaixo do para choque. E os modelos especiais, quem lembra da Copa do Mundo de 1994 deve lembrar do Gol Copa. Que saudade destes modelos, que você vê na Praça, como este em perfeito estado, uma joia rara, ou um Gol de placa! Aprecie:

Gol Copa 1994 com tudo original Gol Copa 1994

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma bela história que está sendo preservada por uns poucos fanáticos pela marca e que não poupam esforços para conservá-los impecáveis, pois sabemos o quanto isto custa, especialmente num país que não valoriza a memória, e que enterra seu passado no ferro-velho, quando se trata de automóveis. Assim temos o prazer de curtir estas imagens de perto e sonhar com este passado onde o carro era um motivo de status em relação ao modelo, pois cada qual tinha seu ronco, suas linhas, seu estilo exclusivo. E o que falar sobre este Gol 1.8 GL 1993? Entre os modelos que eu vi neste dia, vou escolher o que eu mais gostei: TODOS, foi um prazer ver estes carros impecáveis, cada qual com sua história e seus donos mantendo-os com respeito e com as mínimas modificações, e por vezes sem nenhuma sequer. Veja as fotos à seguir:

Gol 1.8 GL 1993 Gol 1.8 GL 1993 Gol 1.8 GL 1993

Enfim, 27 anos consecutivos como o mais vendido no mercado nacional, é o carro que se manteve na liderança pelo maior período de toda a história da indústria no País. Foram 6.581.972 unidades comercializadas no mercado nacional e 1,2 milhão de unidades exportadas para 66 países; 8,7 milhões de unidades produzidas desde seu lançamento incluindo os períodos quando foi produzido na Argentina e Irã, 7.755.071 unidades produzidas no País. Enfim, estes números são de 2015, e esta é a fonte: Motor1.com

Um grande abraço para você que, assim como eu, é fã deste carro que nos representa muito bem, e que ajudou as famílias brasileiras a serem mais felizes em seus passeios e trabalho.

Eu sou o Mauricio Super

Acompanhe a gente nas redes sociais, olha as opções:

CC BY-SA 4.0 Gols da Praça – Um sucesso de público by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *