História do Automóvel no Brasil-Parte IX

História do Automóvel no Brasil-Parte IX

Antigomobilistas e entusiastas do passado dos nossos carros, voltamos a falar da “História moderna do automóvel”; hoje falaremos sobre o ano de 1968… estamos nos aproximando dos anos 1970 e carros conhecidos e famosos surgem para ficar muito tempo fazendo sucesso. Trata-se de uma nova geração de veículos modernos e eficientes!
 

Nascimento do Ford CorcelVeja no episódio piloto o projeto da série criada para contar a História do nosso querido automóvel, sempre presente em nossas vidas, trazendo comodidade e conforto, além de recordações valiosas de nosso passado. 

Hoje vamos conferir a edição abaixo:

Ano IX – nº 99 – Outubro de 1968
Quatro Rodas ano IX ed 99 Outubro 1968A proximidade dos anos 1970 nos traz a grande mudança na Indústria Automobilística Nacional. Embora os veículos produzidos por aqui são sempre modelos de subsidiárias americanas ou europeias, acabamos ganhando em empregos e desenvolvimento, e temos automóveis atualizados e para todos os gostos e bolsos. Claro que é um exagero falar que existiam carros de luxo e populares, mais acessíveis ao povo em geral, pois mesmo esses mais populares eram difíceis de se comprar, numa economia sem crédito farto e com salários baixos. Assim pouca gente tinha acesso ainda ao automóvel, e lembro-me muito bem, quem tinha um fusquinha zero já era de nível muito bom. Um dos meus parentes, na minha infância, tinha uma vemaguete nesta época, e era com certeza um Doutor, um figurão para nós que andávamos num Jipe da empresa do Pai, e já estava bom. Esta edição da Quatro Rodas conta com o teste do novo Corcel, em fase de lançamento, e o que ninguém imaginava era o sucesso que ele iria fazer, despertando paixões:

Você percebeu nas palavras deste colecionador tudo que representou e representa o Ford Corcel, que poderia ter sido Willys ou Renault, mas é Ford!

Encarte de lançamento do Ford Corcel (fechado)

Olha as propagandas de lançamento encartadas na quatro rodas; as páginas eram em papel especial tipo poster, e abriam em leque! Muito empenho no lançamento de um carro que era um projeto da Renault Francesa e viria para substituir o Gordini, aí se entendeu porque a Ford comprou a Willys em 1967!

Encarte abria para mostrar a linha todaMas as coisas estavam esquentando muito, e nunca se lançou tanto carro bacana como nesta época! Não acredita, então veja as imagens abaixo e tire suas conclusões. Vamos começar pelo Opala, que já estava em linha de produção, mas ainda era segredo. Lado a lado estão abaixo o Opel Rekord e o Opala brasileiro. Compare! Este foi o Opala exposto no salão do automóvel no lançamento!

Opel Rekord "C" Coupê

Opala 1968Estava surgindo também o Volkswagen Variant, que teve muitos problemas futuros devido ao posicionamento traseiro do motor e estabilidade ruim pela má distribuição de peso ocasionada por este fator. Deu origem ao TL e Brasilia, mas os problemas continuaram.
Em 1970 a Variant teve algumas modificações Variant 1969 - lançamento VW

 

 

Veja agora uma matéria interessante que foi encartada na revista, mas do ponto de vista mais atual. Quero também alertar que nem todas as imagens e textos deste post são da revista QR, que serve sim como fonte de inspiração para o tema e algumas imagens de capas, e os assuntos são pesquisados em diversas fontes, não refletindo a opinião da mesma. Conheça agora a História do Democrata:

 

Nesta etapa da evolução da Indústria Automobilística, a Quatro Rodas também se aprimorava e já entrava nas grandes campanhas de lançamento, revelando “segredos” de fábrica e publicando artigos engajados e anúncios em seguida, criando assim todo um cenário de expectativa e desejo no consumidor, sedento por carros bons, o que estava surgindo em ritmo muito acelerado. A revista não deixou de lado suas matérias de turismo e seções de editorial, moda e outros assuntos que despertassem interesse em públicos diversos que manuseassem a revista. Era uma época em que nem a Televisão era popular para alcançar o consumidor! Dá pra imaginar esse tipo de marketing? Sem TV, sem facebook, sem whatsapp?? Encerramos por aqui na esperança de terem gostado, e que volte nos visitar na próxima edição, com mais carros bons sendo lançados!

Eu sou o Mauricio Super

Contando a História do Automóvel 

Acompanhe-nos nas redes sociais:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

CC BY-SA 4.0 História do Automóvel no Brasil-Parte IX by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.