História do Automóvel no Brasil-Parte VIII

História do Automóvel no Brasil-Parte VIII

Antigomobilistas e entusiastas do passado dos nossos carros, continuem nos acompanhando nesta série de matérias sobre a “História moderna do automóvel”, pois hoje falaremos sobre o ano de 1967, com as novidades no Brasil… acompanhe esta viagem inusitada e confira como os nossos carros eram feitos com carinho!

4R: exemplares de 1967 a 1973

4R: exemplares de 1967 a 1973

Veja no episódio piloto o projeto da série para contar a História do nosso querido automóvel, que está sempre presente em nossas vidas, trazendo comodidade e conforto, além de recordações valiosas de nosso passado. Hoje nós vamos conferir a edição abaixo:

Ano VII – nº 86 – Setembro de 1967
Um 4R Ano VII / edição 86 / Set 1967fato que se repete nos anos de 1960, na primeira década de publicação da revista, é a falta de conteúdo sobre automóveis, embora a revista seja sobre… Automóveis! Mas vai lá, a Indústria automobilista acabara de nascer no Brasil, e a revista ainda não tinha público suficiente para “vender” automóveis, e a propaganda acabava sendo a própria qualidade do veículo, que gerava os comentários e cada veículo se encaixa nas necessidades de um público ainda se acostumando com esta novidade. Na década de 1960 para se comprar um veículo não era como hoje, o crédito não estava disponível em abundância, e os meios de comunicação eram precários quando comparados a grande variedade de opções disponíveis em nossos tempos. A Revista abordava muito a questão do turismo associado ao veículo, as propagandas de peças e acessórios eram bastante frequentes, e demoraria um tempo ainda para que a Indústria Automobilística descobrisse como vender seus veículos com matérias pagas inseridas nesta mídia crescente. Sobre automóveis a revista aborda nesta edição um teste com o novo Esplanada, apresentado pela Simca do Brasil no final de 1966. No vídeo abaixo você tem um resumo da História deste belo automóvel:

O Esplanada teve grandes modificações implantadas pela Chrysler, apresentando um carro atualizado em cima da plataforma dos antigos Simca, com acabamento luxuoso e acessórios interessantes para a época. O motor V8 roncava muito bonito e com  140 CV era bem ágil e robusto, embora de pequena cilindrada, 2550 cc, um carro bonito e hoje em dia raro, em especial o primeiro, com o farol inteiro e curvado acompanhando a grade e moldura, um charme.

Esplanada 1967

Abaixo, você confere o esportivo GTX, lindo em todos os detalhes, por fora e por dentro. E o Regente, elegante e sóbrio, para os mais conservadores.Esportivo GTX Lindo interior do esportivo GTX Elegancia do Regente

 

 

 

 

 

 

Focamos na matéria da Esplanada, mas esta edição aborda vários assuntos e tem matérias sobre pescaria em alto mar, tem uma matéria interessante sobre o mundo da General Motors, impressões ao dirigir o Firebird 400, lançamento da Pontiac, divisão de luxo da Chevrolet, para concorrer com o Mustang. Tem também matérias sobre atualidades, turismo, e outras várias sobre automobilismo, corridas e artigos, além de seções variadas. Começa a ficar mais interessante esta fase da revista, mas ainda é um tanto tímida a presença do automóvel em suas páginas, sem foco num público mais fanático por carro mesmo!

Este é o Pontiac Firebird 400, lançamento para combater o Mustang, da Ford. Carro impressionante montado sobre a carroceria do Camaro. Larry’s Coronado Gold 1967 326 HO Firebird Coupe

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vamos conhecer os detalhes de beleza deste carro, de silhueta esguia e muitas opções de motores e acabamento, neste ensaio fotográfico. Magnífico, esta é a palavra mais adequada para este modelo:

 

Quero lembrar que a Quatro Rodas serve de inspiração para abordar os temas destas matérias, que não reflete seu conteúdo na íntegra, e que várias imagens e vídeos têm fontes diversas. Muito embora a matéria seja sobre o carro nacional, vale a pena explorar alguns modelos de fora que fazem parte das edições. Encerramos por aqui e esperamos sua visita na próxima edição!

Eu sou o Mauricio SuperArte e beleza

Contando a História do Automóvel 

Acompanhe-nos também nas redes sociais:

 

 

 

CC BY-SA 4.0 História do Automóvel no Brasil-Parte VIII by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *