Livros sobre Automóveis Clássicos

Livros sobre Automóveis Clássicos

Os Automóveis Clássicos despertam muitas reações nas pessoas. Quando saímos pela rua os olhares de espanto nos surpreendem, mesmo após anos e mais anos circulando com nosso antigo. Um raro prazer! E existem muitos livros sobre o assunto, com fotos maravilhosas, mas as informações sobre os Clássicos Nacionais é precária, pois somos um País que investe pouco em memória. Nesse contexto, seguem algumas obras importantes para consultar e também ler por prazer, e que irão ajudá-lo a entender melhor esta paixão, ou recuperar uma informação esquecida. Analise estas recomendações:

 

Maverick - Um ícone dos anos 1970Título: Maverick – Um ícone dos anos 1970

 

Autor: Paul William Gregson

 

Editora: Alaúde

 

 

Por que comprar este livro?  Por diversos motivos, vamos lá:

Se você gosta de carros antigos, não apenas do Maverick, o Capítulo I traça um panorama do mercado dos anos 1970 no Brasil, além de falar da Ford e do Maverick, e aborda alguns modelos importantes da época, como o Chevrolet Opala, VW Passat, Dodge Dart/Charger, entre outros. 

E se você adora o Maverick, à partir do Capítulo II vai se arrepiar, pois ele aborda a trajetória do carro no mundo, no Brasil, suas versões e modelos, dados técnicos muito completos de cada versão, e tudo muito detalhado e ilustrado com ótimas fotos.

E quanto ao autor?

Aí é que está a questão, o Paul nutre uma paixão pelo Maverick desde a infância, é colecionador, tem vários modelos e está diretamente envolvido com Clubes de Automóveis Antigos, é professor e se desenvolveu no meio acadêmico. Conheço-o através do Maverick Clube de Curitiba, e por vezes precisei de algum favor especial ligado ao automobilismo, e fui prontamente atendido, ele nunca o deixa sem resposta. Tenho o livro e posso afirmar que o nível de detalhamento que ele alcançou, nem a Ford irá um dia alcançar. Pode comprar sem medo, eu recomendo plenamente para consultar sempre que necessário. Mas duvido que você não leia numa pegada.

 

fiat 147

willys jeepTítulo: Clássicos do Brasil

Autor: Diversos, cfe. edição

Editora: Alaúde

 

 

gm monza vw passat

Por que comprar?

Trata-se de uma coleção com capa dura e ricamente ilustrada, com fotos maravilhosas e bem cuidadas, cada edição tem autores diferentes, conforme o modelo abordado, e vai fundo nas informações, traçando sua origem mundial , chegada e lançamento no Brasil, e detalhes que você, conhecedor de carros, vai admitir quietinho no banheiro ” Nossa, isso eu nem imaginava”. Bem assim, informações exatas, fotos de modelos desde o início da produção, entre muitos detalhes técnicos. Eu comprei de alguns modelos, e pretendo fazer a coleção. Recomendo, ótimo investimento.

E quanto aos autores?

O Paul se envolveu na autoria de algumas edições, em conjunto com um pessoal altamente qualificado para o assunto, tendo cada qual contribuído para a qualidade das obras. Perfeito trabalho de parceria, resultando num trabalho sério, bonito e de alto padrão.

 

100 automoveis de sempre

Título: 100 Automóveis de sempre

Autor: Fabrice Connen

Editora: Editorial Estampa

 

 

Por que comprar?

Este é um caso para os amantes de arte sobre rodas, e que amam o automóvel, mas de uma forma irrestrita, pois a obra é importada e trata de clássicos mundiais de todos os tempos, não é uma abordagem nacional. O texto é leve, desapegado à simples didática, com uma editoração muito bonita, misturando fotos em meio aos textos, bastante fluídos, uma leitura de encher os olhos. Para mim, obrigatório na estante se você puder adquirir, pois vai levá-lo à uma viagem por modelos tão modestos como o Porsche 911 e sua trajetória até os dias de hoje; uma Bugatti, com toda a sua majestade e um Hudson Super Six… Então, pare de babar e compre o seu, que o meu eu ganhei de presente do meu querido filho Henrique, que sabe o quanto eu sou apaixonado por carros de todo mundo, e de outros planetas, quando os localizarem. O livro é importado, de uma Editora de Lisboa, Impresso na Espanha, escrito por um francês e traduzido para o Brasil. A arte é maravilhosa, e a qualidade do papel, sem comentários, capa dura forrada, papel anti reflexo e feito para durar para sempre, como um verdadeiro Clássico. Compre!

Mas onde comprar?

  • Maverick – Um ícone dos anos 1970 – Classic Show loja virtual (site)
  • Clássicos do Brasil – Classic Show loja virtual (site)
  • 100 Automóveis de sempre – Americanas.com e Livrarias Curitiba (nos sites)

Pesquise nas Livrarias e na Internet, estas são apenas sugestões de pesquisa feita para facilitar sua vida. Então ficam estas sugestões de leitura que eu acho fundamentais para entrar neste fantástico mundo do Automóvel Clássico. E tem muitos mais livros sobre o assunto! Mas aí é uma outra História, por isso continue conosco!

 

Eu sou o

Mauricio Super

E boa leitura

 

 

 

CC BY-SA 4.0 Livros sobre Automóveis Clássicos by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *