Maverick – Um projeto de sucesso

Maverick – Um projeto de sucesso

Mais que um automóvel, tornou-se um mito, mais que um desejo, tornou-se um estilo de vida. Hoje fãs se reúnem em volta desta lenda do passado para comemorar o sucesso deste projeto!

projeto simples, com linhas limpas

O Maverick inspira as pessoas de muitas maneiras, e desperta o sonho do “Muscle Car” nacional, aquele carro que ronca forte e marca o asfalto por onde passa, que não nega a raça e dura muitos e muitos anos devido a robustez e qualidade do monobloco, suspensão e acabamento. O Carro acima, modelo Super 78 foi a realização de um destes sonhos, através de um projeto personalizado.
maverick ainda em caxiasNesta imagem, o carro ainda em Caxias do Sul, na garagem do proprietário anterior, em 2004. Ainda com mecânica original 2.3 OHC, rebaixado e acredite, com os pneus originais Grand Prix S70, cujo estepe ainda é este, portanto original. Hoje ele conta com pneus esportivos BF Goodrich, menores na dianteira e maiores na traseira por questão de segurança e estética. No lugar do motor OHC, um 302 V8 “apimentado”, para rodar forte, porém, na medida para o trânsito urbano.
motor OHC 2.3 litros, de 4 cilindros, originalVeja nas imagens o motor original e na sequência a transformação, com as etapas de montagem até chegar no projeto atual, tudo feito de acordo com os padrões de segurança, por preparador de respeito e experiência, e com recursos que fazem com que o carro fique mais seguro e atualizado, porém, mantendo a aparência e o charme que o eternizaram.

montagem parcial do motor V8, mostrando as sedes de valvulas
nesta etapa, o cambio T4 original acoplado ao V8
etapa com o motor V8 original já no local
montagem concluida, antes do upgrade atual
V8 em detalhe de perfil, já com o upgrade atual

 

 
motor V8 atual com alguns componentes mais modernosO motor recebeu uma Quadri Edelbrok 600 CFM, e demais componentes para ficar com uma boa potência extra, como distribuidor com módulo eletrônico e bobina de alta voltagem, com cabos de velas especiais, escapamento Hedmann 8×2 e muitos detalhes mais. O interior do carro passou por uma modernização em relação à segurança e estética, feita por um especialista em Hot Rods , com cintos de três pontos com pré-tensor para motorista e passageiros, e apoios de cabeça, além de tecido novo nos bancos. Veja como era antes e agora.

interior modernizado, cintos com pre-tensores e apoio de cabeça
interior original, antes das mudanças e modernizaçao

 

 

 

 

Relógios e conta giros ajudam na pilotagem, sem esquecer do rádio com USB, mas sem alterar a originalidade; rádio AM Philco Ford e demais instrumentos originais estão presentes e funcionando perfeitamente. Projeto de concepção simples, mas chamativo pela esportividade e linhas clean, com mudanças que passam despercebidas de forma proposital.

novo interior, so o basico, relogios uteis e som com USB

O Maverick tem uma História rica no Brasil, seja em variedade de modelos e cores, seja em admiradores conquistados nestes poucos anos de fabricação, o que o torna mais valioso. Nos Estados Unidos foi lançado em 1969, para combater carros populares vindos de fora, em especial o Fusca e os carros japoneses. No Brasil, vários modelos foram lançados, para atender à todos os gostos, e hoje todos são desejados, cada qual com seu charme; veja à seguir alguns exemplos:

Maverick GT 1974 Fase I, Azul Regata

Maverick GT 1974 Fase I, Azul Regata, que esteve no Aniversário do Maverick Clube de Curitiba, em Dezembro; carro que pertence ao sócio Antonio. 

Maverick GT 1978 Fase II, Vermelho Cadmium

 

 

Em seguida o GT 1978 Fase II, Vermelho Cadmium, também presente naquela ocasião. O Fase II teve mudanças na grade, faixas decorativas e lanternas traseiras, além de algumas mudanças mecânicas, e motor V8 opcional. Maverick Super Luxo 1975 Fase I, Azul PortelaEste é um Super Luxo 1975 Fase I, Azul Portela, com teto de vinil. Perceba as calotas integrais da mesma cor do carro, frisos envolvendo as caixas dos para lamas e um friso duplo pintado na lateral, do início ao final do carro. Maverick 1976 Verde Capri, 2.3 OHC e 1974, Amarelo Tarumã, 4 portas, ambos Super LuxoBeleza em dose dupla, representantes verde-amarelos dos Nacionais desejados, um Super Luxo 1976 Fase I, Verde Capri, 2.3 OHC, com vinil beje, do sócio Carlos, e outro Super Luxo 1974 Fase I, Amarelo Tarumã, este de 4 portas, que na época não era unanimidade, hoje adorado como os demais modelos. Maverick perua Super Luxo Fase I 1976, Cinza Executivo, cor do GalaxieE por último, esta perua Maverick… Opa, o que que é isto?? Verdade, a Concessionária Souza Ramos, de São Paulo, comercializou estes raros veículos sob encomenda, e hoje existem poucos rodando pelo País. Esta da foto estava no Aniversário do Maverick Clube também, onde teve o 1º Encontro Nacional de peruas Maverick; trata-se de uma Super Luxo Fase I 1976, Cinza Executivo, cor do Galaxie, feita em 1978, por este motivo vinham com as lanternas do fase II. Além destes modelos, tem o Super (desta matéria), o LDO, e todas as variações das duas fases, que não seria possível registrar aqui, mas deixo o link do maverick73 para consulta. Voltando ao Projeto do Maverick Super, as modificações deste carro mudaram totalmente o perfil do mesmo, transformando-o num legítimo “muscle car” sem perder a essência de um veículo com uma História registrada.

adesivo com orientações de fabrica
"picaretas" e frisos originais intocados para manter o charme dos anos 70

Adesivos originais de fábrica, com as instruções de uso do macaco, referente ao controle de qualidade da pintura e demais plaquetas de identificações do veículo intactas. Na imagem de frente, detalhes das “picaretas”, que estavam guardadas no porta malas, e dos frisos, todos presentes e perfeitos.

motor original 2.3 OHCEncerramos a matéria, mas sabemos que clássicos são eternos, e que não só Mavericks, como muitos mitos da década de 70 desfilam por aí com projetos exclusivos, e convidamos para uma reflexão importante sobre a importância de se manter os veículos totalmente originais, preservando a memória, ou utilizarmos de recursos modernos para melhorar e atualizar alguns detalhes importantes, pensando no conforto e
motor V8 original atual, com componentes mais modernosprincipalmente na segurança de todos, para rodar num trânsito diferente, mais pesado e perigoso, convivendo com automóveis modernos, e exigindo mais de nossos antigos. Existe também a tendência em manter apenas a aparência externa e modificar tudo, radicalizar, que não é minha preferência, pois o carro fica moderno como um carro atual, mas “vintage”, porém é escolha também, e deve ser levada em conta. No caso deste projeto, o carro ficou simples, com um mínimo de mudanças, preservando o espírito de “antigo”, mas bem esportivo e chamativo. A escolha é sua, e  você será recompensado num caso e no outro. Parte das imagens desta matéria foram feitas em ensaio fotográfico no Armazém Garagem, que gentilmente nos cedeu o espaço .

maverick, força bruta e cara de invocado

 

Eu sou o Mauricio Super

…em busca de clássicos

CC BY-SA 4.0 Maverick – Um projeto de sucesso by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

One Response so far.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *