Mitologia Grega – Uma visão atual/S01E01 Episódio piloto

Mitologia Grega – Uma visão atual/S01E01 Episódio piloto

Olá, estudiosos, estudantes e interessados na Mitologia Grega. Esta é a sua área de estudos do Baú dos Antigos, o seu lugar para tirar dúvidas e aprender mais sobre os temas relacionados ao assunto. Vamos viajar para a Hélade e explorar o assunto sob a ótica atual!

Cronos Mutilando Urano por Giorgio Vasari e Gherardi Christofano (século XVI). Palácio Velho, Florença

Crédito imagem: Giorgio Vasari – http://www.uwm.edu/Course/mythology/0200/titans.htm

Mas porque motivo eu devo ler sobre a Mitologia Grega?

Os mitos estão muito presentes em nosso mundo atual, e permeiam a Consciência Coletiva, através de caminhos simbólicos oferecidos por estes, e esta percepção ocorre através do conceito de arquétipos, ou seja, modelos e padrões que são reproduzidos através dos tempos, e que têm suas origens imemoriais. Esta é, pelo menos, a possibilidade aberta para a Psicologia por C.G. Jung, que considera este o trajeto da humanidade, através de suas diferentes Culturas, das trevas para a luz. A Mitologia Grega foi marcada por séculos de arquétipos que a desenvolveram tal qual os povos da época a entendiam e a reproduziam pelas palavras cantadas pelos aedos, com suas liras e versos em hexâmetro.

Nossos ensinamentos para a vida são transmitidos em especial pelos nossos pais, e da mesma forma, os mitos passam os ensinamentos através de figuras de linguagem, abrindo espaço direto do Consciente ao Inconsciente Coletivo. As imagens e fantasias nos guiam pela nossa caminhada existencial, e até as cenas mais trágicas dos mitos nos preparam para os perigos desta aventura através de dimensões imaginárias.

Este canal traz vídeos muito bons, que ilustram detalhes importantes para se acompanhar a lógica da Mitologia e entender melhor a origem e regras deste universo em movimento que norteava as ações humanas nestas eras remotas:

Existe alguma importância do mito na sociedade moderna?

Encontramos em nossa trajetória de vida uma infinidade de costumes e padrões, não só de pensar, como de agir, em que nos vemos falando frases feitas de causa e efeito, de premonições e de justificativas para os acontecimentos cotidianos. Nosso nascimento, casamento e morte são adornados com atos e objetos trazidos desta fonte não secular, e sim milenar de conhecimento, e raramente questionamos o que é feito, e sim, reproduzimos o que aprendemos e passamos para a próxima geração. Por vezes as pessoas precisam de ajuda para decidir o que fazer e se perdem em seus devaneios sobre suas vidas e sobre suas relações com os outros e com o meio, e buscam na Terapia uma resposta, e esta só consegue buscar o problema e ajudar quando penetra no amplo e escuro mundo dos mitos, pois segundo Walter Boechat, “a Mitologia move a Psicologia de sua posição conceitual, e portanto, unilateral, uma vez que a nossa existência não pode ser abrangida por conceitos teóricos, e a fertiliza com imagens ricas em possibilidades de desenvolvimento”. 

Zeus: Pai de todos os Deuses do Olimpo

Crédito imagem: https://stillunfold.com/history/most-famous-male-greek-god

Vamos interrogar a história para arrancar a verdade do mito?

Para você que teve paciência de chegar até aqui, vamos ao plano da obra, para acompanhar o raciocínio do estudo, levando em consideração que ficaram claros os motivos pelos quais devemos ler sobre Mitologia, em especial a Mitologia Grega em nossa Cultura Ocidentalizada, pois que bebeu muito desta fonte, o que faz com que nos encontremos em diversos momentos do texto. Vamos ao plano:

  • A metodologia de exploração do tema será de ampliação e detalhamento do texto estudado, localização temporal e geográfica, e identificação das origens dos mitos e personagens para fazer analogias com o nosso mundo existencial.
  • A fonte primária do estudo será a análise da obra de Junito de Souza Brandão, intitulada Mitologia Grega, em três volumes, que irá nos guiar com sua organização didática e excelente pesquisa sobre o assunto, visto sua vasta experiência como professor do tema, de indiscutível conceito.
  • Outras fontes serão exploradas, e vídeos de reconhecida qualidade poderão ser incluídos para dar ritmo às sessões. Viajaremos por autores fundamentais para o entendimento da mitologia, como Homero e Hesíodo, além de expandir para outros mitos e religiões, quando necessário.
  • Em cada episódio abordaremos um tema e tentaremos esgotar o assunto explorando suas possibilidades e interações com o nosso entendimento atual e influência em nosso cotidiano.
  • O desenvolvimento do tema trará consigo as referências, e a opinião será em primeira pessoa para somar à opinião a crítica, e não somente repetir textos e autores, e sempre pensando na questão do benefício ou prejuízo do mito em nossa sociedade, que à cada dia têm pensamento mais heterogêneo!

Imagem ao Lado: Zeus, Busto em Otricoli (Sala Rotonda, Museu Pio-Clementino, Vaticano). Cópia romana de original grego, século IV

Começa aqui nosso estudo do mito pela ótica atual. Aguardo você no próximo episódio.

Eu sou o Mauricio Super

Explorando uma nova ótica do mito

Acompanhe a gente nas redes sociais, olha as opções:

CC BY-SA 4.0 Mitologia Grega – Uma visão atual/S01E01 Episódio piloto by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *