Monza, Carro Mundial – Baú marca #100

Monza, Carro Mundial – Baú marca #100

Como você já sabe, neste mês de Abril comemoramos a marca do Post #100! Veja a matéria completa com o resumo da História do Baú…

 

E continuando a comemoração desta marca, vamos abrir o Baú dos Antigos e explicar Sobre o que costumamos falar! 

Começamos pelo Antigomobilismo, uma das áreas da Cultura Antiga em que viajamos com bastante frequência.

 

Vamos começar esta viagem mostrando uma das matérias que mais bombaram sobre o tema Antigomobilismo, Veículos / Matérias:

Monza SL/E 1990Monza, Carro Mundial, matéria publicada em Julho de 2013, abordava a façanha do Monza, que foi o primeiro carro mundial produzido no Brasil. Mostramos os modelos e contamos a História do carro no Brasil e os seus vários modelos, inclusive esportivos. O Monza era um carro caro para os padrões Nacionais, e mesmo assim foi o carro mais vendido por 3 anos seguidos. Veja mais algumas imagens da matéria e relembre:

Monza SR Monza Classic Painel digital no Monza Classic

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Monsa SR (acima, à direita), esportivo muito desejado e caro na época, e Monza Classic (a do comercial e a do painel),luxuoso como nenhum dos concorrentes, e até com painel digital (acima),algo muito fora do alcance para a época, realmente sensacional.

Ok, já recordamos a matéria, então vamos agora aproveitar e expandir o assunto, mostrando outras curiosidades sobre o Monza, pelo mundo afora:

A imagem abaixo é do Monza 2+2, primeiramente lançado em 1975 com um motor 3.8 V6 do Buick, e opcional um V8 4.3 litros. Também haviam vários modelos com motores diversos, partindo de 2.3 litros, nas versões mais simples.

Monza 2+2, um Super Esportivo na aparência

Crédito imagem: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Monza.jpg#filelinks

A curiosidade do modelo 2+2 é que tinha os bancos dianteiros normais, e os traseiros pequenos e de carpete, só para transportar alguém em caso de emergência, à exemplo dos nossos Pumas, dando um tom super-esportivo. Ah, o mais importante, é de origem Norte Americana, muito raro por aqui.

Opel Ascona

Monza Wagon 1978 Europeu

Monza Hacht Europeu

O Monza brasileiro tem origem Européia, derivado do Opel Ascona, ao lado (crédito imagem: Wikimedia Commons),e as imagens à seguir são alguns exemplos dos modelos Europeus da década de 1970:

 

Olhe esta Wagon que não veio para o Brasil, embora o nosso modelo teve origem no Europeu, e não no Americano. Mas o Monza fez sucesso no mundo todo, e rapidamente conquistava um público que estava em busca de um carro elegante e que dava muito status a quem o comprava. Não teve uma boa carreira esportiva, e as tentativas neste sentido acabaram sendo tímidas, e conquistando um público seleto, e que queria aliar esportividade ao luxo e conforto, atributos antagonistas para o conceito da época. 

Monza Coupe Towne 1977 no Chile

Vamos encontrar o Monza também no Chile, entre outros países da América Latina, esbanjando charme; nesta imagem vemos um modelo Coupê Towne 1977. Aqui no Brasil ele fez sucesso de 1982 até 1995 quando foi substituído pelo Vectra, modelo com o qual conviveu por 2 anos. Crédito imagens: Wikimedia Commons 

O Monza faz parte de um passado de carros luxuosos e elegantes, com bom desempenho e ideal para o dia a dia da família, e já tornou-se um carro desejado pelos colecionadores mais ecléticos. Esta matéria é o complemento de uma matéria de 2013, citada no início, mas com novidades para brindar o mês em que o Baú alcança a marca #100! Viva, e obrigado por nos acompanhar!

Eu sou o Mauricio Super

Baú rumo ao #200

CC BY-SA 4.0 Monza, Carro Mundial – Baú marca #100 by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.