Monza, Carro Mundial

Monza, Carro Mundial

Uma História de Sucesso

No início dos anos 80 o Brasil ganhava o seu primeiro carro mundial, pelas mãos do grupo General Motors. Assim nascia em 1982 o projeto J, que na Europa deu origem ao Opel Ascona, nos EUA o Chevrolet Cavalier e o Cadillac Cimarron, e no Brasil o Monza.

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Nas fotos acima, Monza SL/E 1990, 2 portas, último neste modelo e com carburador.Neste mesmo ano foi lançado o novo modelo, reestilizado e com Injeção Eletrônica.

O Monza foi lançado na versão hatchback 3 portas e motor tranversal, 1.6 com modestos 75 cavalos, e já em 1983 foi lançada a versão Sedan, duas e quatro portas, que veio a se tornar líder de mercado, e também foi lançado o motor 1.8 de 85 cavalos. O Monza se tornou líder de mercado por 3 anos consecutivos, 1984 a 1986, e em 1985 é lançada a versão esportiva S/R na versão hatch, e um novo motor 1.8 de 105 cavalos. Era um modelo muito exclusivo e de bom desempenho.

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Monza S/R 2.0 com motor de 110 cavalos

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O Monza marcou uma época pelo luxo, e lançou versões muito completas e com detalhes de requinte que, para a época, representavam exclusividade e bom gosto, trazia acabamento sem igual, com bancos em veludo ou couro, volante escamoteável, espelhos, porta-malas, travas e vidros elétricos opcionais, além de rodas de liga leve e muitos outros detalhes de exclusividade. Nas versões mais recentes, o modelo Classic chegou a apresentar odômetro digital, difícil de imaginar hoje, que se diria nos anos 90!

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Propaganda do Monza Classic modelo 1991 ( modelo novo) com o requinte de um carro exclusivo, à esquerda, e abaixo o modelo antigo, antes de 1990.Foto acima mostra o belíssimo volante e o painel digital, uma modernidade até nos dias de hoje.

monza7classicantigoPessoalmente, sempre tive admiração pelo Monza, já no lançamento, um carro diferenciado, maior e mais bonito que os carro em geral, uma sensação, primeiro mundial a chegar por aqui, e logo depois veio o Sedan, mais requintado e desejado. Lembro que em 1985 foi lançado o modelo “1985 e meio” em pleno mes de março, o que enfureceu quem comprou o 1985, pois era muito melhor em especial o interior, com apoios de cabeça destacados, e acabamento superior em todos os sentidos, ou seja, outro carro! O Monza não era um carro para qualquer bolso, quem andava de Monza era bem diferenciado, no meio dos muitos  fusquinhas e fiats 147 que rodavam na época, e olha que ter um carro desses citados já estava bom ( eu tinha um 147 azul calcinha). Veja abaixo alguns detalhes deste carro espetacular que foi o Monza.

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Somente quem já teve um Monza em boas condições pode avaliar o potencial deste carro, que só não tem vocação esportiva, mas é um carro robusto, confiável e acima de tudo, muito silencioso, macio e luxuoso, tornando uma viagem ou um passeio uma experiência muito relaxante e prazerosa. Mas eu falei que não tinha vocação esportiva?? Desculpe, abaixo segue um vídeo sobre o Modelo S/R, da Garagem do Bellote para me redimir desta injustiça!

Créditos: Renato Bellote e Garagem do Bellote

Para finalizar, o garoto propaganda Emerson Fittipaldi e o pódio em Monza, 1972

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Grande e confortável abraço a todos!

 

 

CC BY-SA 4.0 Monza, Carro Mundial by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

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