Música de A à Z – S01E09 – Especial Jackson 5 / Michael Jackson

Música de A à Z – S01E09 – Especial Jackson 5 / Michael Jackson

Entramos em Junho, e para os fãs do Michael Jackson é um mês para ser lembrado! Dia 25 de Junho de 2009 ficamos mais pobres em Cultura musical, com a morte deste mito, que deixou marcas profundas pela sua trajetória iluminada e vida artística de extremo sucesso e também conturbada, tendo começado a dançar e cantar aos cinco anos de idade! Voltaremos a falar deste assunto com mais detalhes. Hoje vamos falar da banda que o consagrou!

 

The Jackson 5

Aí você vai dizer que o nome da banda é The Jackson Five! E estará certo! Não é não, é The Jackson 5ive, ou seria Jackson 5ive, ou então The Jacksons… E estará certo também! Foi conhecida por estes nomes todos! Porém, mais importante que isso é ouvir um dos seus primeiros sucessos, de 1969, já com a cara da banda famosa que se tornaria rapidamente!

The Jackson Five foi um grupo musical de R&B e Soul, dos EUA. Michael Jackson era o vocalista do grupo e principal integrante, sendo que os demais integrantes eram também da família Jackson. Isto todos sabem, não é novidade. O início do grupo foi em 1964, quando Joseph Jackson percebeu o talento de seus filhos mais velhos e montou um grupo com a participação de dois jovens da vizinhança, e Michael Jackson não estava nesta fase. Este grupo chama-se The Jackson Brothers. Ele só permitiu que Michael e Marlon entrassem depois. Isto você não sabia! Em 1967 assinaram seu primeiro contrato com uma gravadora local, a Steeltown, e logo no ano seguinte, 1968,  foram para a Motown.

Em 1976 assinaram um novo contrato com a CBS Records, pela subsidiária Epic Records. Em 1984, fizeram sua última turnê, já que Michael Jackson seguia carreira solo. Ao longo dos anos em que o grupo permaneceu junto, venderam cerca de 113 milhões de álbuns, você consegue imaginar estes números?

O grupo Jackson 5 em 1972.

O grupo Jackson 5 em 1972. Michael ao centro

Em relação a Joseph, que seria o empresário da banda de sucesso que despontava à seguir, pela gravadora Motown, que revelou diversos talentos negros da época, existe uma controvérsia muito grave, pois o próprio Michael Jackson disse mais tarde, depois da década de 1980 que sentia vontade de vomitar quando lembrava dele. Seus atos de abuso físico e moral foram denunciados por ele, como ensaios obrigatórios, chicotadas e pancadas, embora tenha admitido que a disciplina rígida possa ter sido responsável em parte em alavancar sua carreira. Não justifica!

Thriller-o album mais popular e mais vendido

Michael Joseph Jackson, mais conhecido como Michael Jackson, segundo a revista Rolling Stone faturou em vida cerca de sete bilhões de dólares; mas este é um assunto para outra matéria especial de Junho em homenagem ao oitavo ano sem este inesquecível zumbi! Fonte:Wikipédia

Eu sou o Mauricio Super

Michael Jackson Especial mês de Junho

 

CC BY-SA 4.0 Música de A à Z – S01E09 – Especial Jackson 5 / Michael Jackson by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *