Música de A à Z – S01E12 – Maria Callas

Música de A à Z – S01E12 – Maria Callas

O Baú dos Antigos vai buscar na Cultura Antiga um talento da Ópera, pois não poderia deixar de figurar no nosso abecedário tão marcante celebridade do Século XX neste gênero de música erudita. 

Maria Callas, "La Divina".

 

Maria Callas

Maria Callas nasceu em Nova York, em 1923, filha de imigrantes gregos, e teve que voltar para a Grécia em 1937, por conta de dificuldades econômicas, e lá estudou canto no Conservatório de Atenas. Cantora soprano, Callas foi considerada a maior celebridade da ópera do século XX e a maior cantora de todos os tempos. Os críticos elogiavam sua técnica bel canto, sua voz de grande alcance e suas interpretações dramáticas, características que levaram-na a ser saudada como La Divina. Seu tipo vocal era classificado como o raríssimo soprano absoluto. Sua interpretação em palco era dramática, servindo tanto ao gênero clássico de ópera mais sério, como as obras mais alegres e de bel canto de diversos compositores, o que a tornou tão aplaudida e elogiada pela crítica. Callas viveu seus últimos anos de vida em Paris, até Setembro de 1977. Fonte: Wikipédia

Agora vamos ouvir Callas interpretando Carmen, de Bizet:

Estou certo de que você gostou da experiência musical. Cultura Antiga é isso, valorizar o que nos encanta, e não se espante, muitos roqueiros, como eu, escutam e valorizam obras como esta que você acabou de ouvir, que chega a inspirar gêneros do rock, como o progressivo, que têm como regra não seguir um padrão de notas e timbres durante toda a música, e variá-los constantemente, de maneira que os músicos parecem estar tocando um clássico erudito por vezes. Sinto grande prazer em assistir a uma Ópera, fui em diversas e convido você, internauta que não tenha feito este programa, que vá logo, não perca tempo e se entregue à esta audição e este show visual e representação cênica, que nos faz sentir civilizados por algumas horas.

Maria Callas

Gosto de todos os gêneros musicais que representem a Cultura, e estou certo de que um bom músico não o seria se não ouvisse e estudasse estes gêneros eruditos para criar em cima do que foi consagrado, moveu multidões e revelou virtuosos cantores, compositores e intérpretes ao longo de nossa História. Mas que sério este texto!! Sério e esclarecedor, e espero que você tenha gostado de penetrar um pouco mais fundo na Cultura Antiga e entender o que importa na composição de obras que vão ficar para sempre, e não apenas uma moda passageira que irá encantar durante um verão! Obrigado por me acompanhar, e boa viagem ao mundo do erudito, pois este é só o começo, e dentro deste gênero, a Ópera que apresentei é “popular”! Caso você queira uma lista delas que vale a pena assistir, comente que eu respondo prontamente!

Semana que vem um novo sucesso antigo! Erudito ou Popular? Não sei…

Eu sou o Mauricio Super

Fã de gêneros musicais eternos

 

Ouvir a playlist Músicas de A a Z no Spotify

 

Ouvir a playlist Músicas de A a Z no YouTube

 

CC BY-SA 4.0 Música de A à Z – S01E12 – Maria Callas by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *