Música de A à Z- S01E16- Quarteto em Cy

Música de A à Z- S01E16- Quarteto em Cy

Somos todos brasileiros! Nosso país passa por uma fase ruim devido aos percalços políticos causados por larápios que se fingem de políticos para nos roubar, e roubam mais que dinheiro, roubam nossas esperanças! 

Um dia isto será História, Cultura Antiga, e quem sabe estejamos comemorando uma nova era. 

O assunto aqui é música boa, e após esta introdução dolorosa, vamos curtir as coisas maravilhosas que este país produziu, e uma delas é a Bossa Nova, representada por nomes de artistas fabulosos que levaram nosso legado para novas fronteiras, como os EUA, o Japão e por aí vai, pois onde tem brasileiro cantando, tem gente interessada em ouvir, ainda mais longe de nossas fronteiras. Vamos ouvir um grupo vocal que eternizou este movimento e depois voltamos à nossa conversa:

Quarteto em Cy


A Bossa Nova foi um ritmo marcado por performances vocais, letras nostálgicas e românticas e acompanhamento acústico, e ditou os rumos da MPB nas décadas seguintes, ficando para a História como um ritmo nascido aqui no Brasil. Seu início é incerto e polêmico, mas ficou acertado que foi em 1958, pelo lançamento do compacto simples do baiano João Gilberto, com a música “Chega de Saudade”. Bem, analisando que a música foi composta por nada menos que Tom Jobim e Vinícius de Morais, podemos chegar à boas conclusões. Na verdade, Noel Rosa, já na década da 1930 lançava o embrião deste movimento, definindo o termo e seu sentido, mas dentro do samba, onde nas décadas seguintes este ritmo amadurecia. Nos anos 1950 e 1960, a classe alta carioca estava antenada nos movimentos musicais norte americanos, como o cool jazz e o bebob, faziam incursões musicais por lá, e voltavam trazendo a novidade para as Jam sessions com os amigos cantores burgueses e talentosos.

Gosto demais da vertente musical nascida nesta época, e peço desculpas por me prolongar, já pesquisei muito sobre isto, e o próprio Rock moderno carrega muitas raízes deste período onde a performance tinha mais valor que a tecnologia de som, onde se formavam os gênios musicais admirados e referenciados pelos artistas ecléticos e completos da atualidade, seja no estilo musical que for. Mas chega, vamos deixar esta conversa para um Post específico, peçam se houver interesse, que eu publico.

Quarteto em Cy - formação até 2013

Cybele(terceira da esquerda para a direita)com o Quarteto em Cy(Foto: Divulgação/PMBM)

Os grandes cantores e compositores de MPB beberam desta fonte, e também do samba, e por vezes suas canções fundem tudo isto numa maravilhosa trama, e como exemplo podemos o grande Paulinho da Viola, mestre do ritmo marcado por estas brasilidades. Na foto acima ainda está a Cybele, que nos deixou em 2014, e em seu lugar assumiu a vocalista Keyla Fogaça, e o quarteto prossegue; as notícias dão conta de um novo álbum em 2016, intitulado Janelas Abertas. Gostaríamos de saber se continuam em atividade até os dias atuias, e quem tiver informações, agradecemos a participação.

 

 

Que os jovens artistas vejam nestes ídolos do passado uma fonte de inspiração, para que voltemos a ter boa música deste estilo!

Eu sou Mauricio Super

Brasileiro Bossa Nova

 

 Ouvir a playlist Músicas de A a Z no Spotify

 Ouvir a playlist Músicas de A a Z no YouTube

 

CC BY-SA 4.0 Música de A à Z- S01E16- Quarteto em Cy by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *