Música de A à Z – S01E23 – Xanadu

Música de A à Z – S01E23 – Xanadu

xanadu, filme de 1980

A música e o cinema sempre andam de braços dados, e por este motivo hoje vamos falar de uma música que estourou nas paradas e fez muitos corações dispararem, e que reuniu muitos elementos da Cultura Antiga que não nos damos conta. Olivia Newton John, com sua voz suave e romântica eternizou esta canção, e no filme ela faz o papel da deusa grega Terpsícore, a musa da dança, que vem à Terra disfarçada na pele da mortal Kira para inspirar o jovem Sonny Malone a construir sua Xanadu, no caso uma casa noturna diferente de tudo o que já havia sido feito.

 

Embora o filme não tenha sido um sucesso de bilheteria, suas canções marcaram época e, adaptado para um musical na Broadway, em 2007, tornou-se um grande sucesso, vencedor de diversos prêmios. Vamos assistir esta brilhante artista e um grandioso elenco de dançarinos em Xanadu, que embora criticado na época do lançamento, ressurgiu como um estrondoso sucesso nos dias atuais.

Olivia Newton-John e Michael Beck e nada menos que Gene Kelly protagonizaram esta milionária produção. E os elementos de Cultura Antiga que eu citei no começo são muitos mesmos, e podemos enumerá-los: Mitologia Grega, a referência à cidade chinesa Shangdu, cidade lendária localizada na China, que foi descrita como esplendorosa, magnífica e suntuosa; o roller, ou patins, que era febre na época, musicais dos anos 40 com suas big bands, e o próprio Gene Kelly, que ao lado de Fred Astaire, foi um dos maiores atores e dançarinos que Holywood conheceu, e começou sua longa carreira em 1938.

Olivia Newton-John, Gene Kelly, e Michael Beck

Ao centro, Gene Kelly, dançarino que marcou uma época de ouro dos Musicais de Holywood, lenda viva que será lembrada por esta participação em Xanadu, e por uma carreira que começou cedo e contribuiu para o desenvolvimento deste estilo que persiste famoso até hoje, em especial na Broadway, onde Xanadu também brilhou, e que conquistou o mundo com montagens como a brasileira, com a direção do fabuloso Miguel Falabella.

Confesso que eu também não dei o devido valor e atenção a esta produção na época, e ficarei com a missão de assistir de novo e relembrar detalhes que passaram despercebidos e que foram resgatados nos musicais mais recentes, e reconhecido, mesmo que tardiamente. A Cultura Antiga é assim, de tempos em tempos temos que reavaliar as coisas com um olhar contemporâneo, pois o que na época nos parece insosso, ou normal, cria um valor diferente quando acumulamos conhecimento sobre o assunto. É isso, meus amigos, continuem conosco e curtam a página! 

eu sou o Mauricio Super

Até a próxima, e prometo que será uma banda desta vez!

 Ouvir a playlist Músicas de A a Z no Spotify

 Ouvir a playlist Músicas de A a Z no YouTube

 

CC BY-SA 4.0 Música de A à Z – S01E23 – Xanadu by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *