My name is Bond… James Bond – Cap V

My name is Bond… James Bond – Cap V

Olá, estamos no quinto episódio desta matéria, e em plena crise do petróleo carrões se envolvem em perseguições alucinantes.

AMC Matador Coupe - fuga de Scaramanga

O carro ao lado é um AMC Matador coupé 1974. Provavelmente você não verá um destes rodando por aí tão facilmente, pois é um raro e inusitado modelo produzido pela American Motors Corporation. Apareceu em 1974, ano em que estreou o filme que iremos abordar à seguir, sendo uma absoluta novidade na época do filme. Não é por acaso sua cor dourada. Fez sucesso neste ano, porém as versões “básicas” eram muito fracas, e as versões  360 ou 401 V8 eram muito caras, o que custou o seu fim em 1978. Vamos ao trailer do filme, que tem como tema básico exatamente a crise do petróleo:

The Man with the Golden Gun – 1974 (007 contra o Homem com a Pistola de Ouro)


Roger Moore emplaca mais este filme, e está bem à vontade no papel, embora seja ainda seu segundo filme. Christopher Lee, que era primo de Ian Flemin, que morreuAMC Matador vira aeroplano em 1964, ficou com o papel do vilão, e o carro acima mostrado, o AMC Matador foi utilizado por ele em uma fuga na qual se transforma num aeroplano e deixa todos espantados. Ator bastante versátil e com um vasto curriculum, cumpriu bem seu papel no filme. Foram feitas a maior parte das filmagens nas várias ilhas da Tailândia, um paraíso tropical. O filme foi o último do produtor Harry Saltzman, que teve problemas financeiros, causando transtornos futuros para a franquia. Mais uma curiosidade sobre o filme: John Barry volta a compor o tema musical, que foi cantado pela cantora escocesa Lulu. Alice Cooper compôs uma música chamada “The Man With The Golden Gun” para o filme, mas os produtores trocaram-na pelo tema de Lulu. Abaixo você ouve o tema original (de Lulu) nos créditos iniciais:

Quer escutar a versão do Alice Cooper? Clique nesta montagem do Youtube 

Com algum atraso, adiado para 1977, o próximo filme da franquia acaba saindo, e quem faz o papel de James Bond desta vez? Vamos conferir

The Spy Who Loved Me – 1977 (007 – O Espião que me Amava)

 

E a grande emoção do 007 está de volta. Roger Moore emplaca novamente nesta sequência eletrizante de cenas de ação, explosões, carros e perseguições fantásticas, Lotus Spirit 1977 que vira submarinomuita tecnologia e mulheres bonitas. Mais James Bond do que sempre! Por questões judiciais, apenas o título do livro do Ian Fleming foi aproveitado no filme, e todo o argumento foi reescrito.

Lotus Spirit 1977 submarino

A franquia se renova, supera a falta do produtor Harry Saltzman e as questões financeiras, acompanha o ritmo dos anos 1970 que já estão para acabar e lança um excelente título que foi um sucesso, tanto de crítica como de bilheteria. No filme, submarinos nucleares britânicos e soviéticos estão sendo roubados em alguns lugares do Mundo. Na Áustria, Bond escapa de uma armadilha feita por soviéticos matando um deles. Esquia pela montanha até saltar de uma ravina e abre um pára-quedas com a bandeira do Reino-Unido. As cenas de ação são ótimas, e os temas musicais continuam tendo um papel muito forte no filme, e para a voz de Carly Simon, foi composta por Marvin Hamlisch a canção “Nobody Does It Better” que extrapolou o filme e fez um enorme sucesso nas paradas musicais da época. Vamos ouvir:

Como entender que os tempos estão mudando rapidamente, os costumes estão se modernizando e a tecnologia começa a acelerar de forma vertiginosa; James Bond entra no décimo filme da franquia e o sucesso continua! 

Obrigado por me acompanhar até aqui, e logo tem mais 007 e James Bond em ação. Mas não esqueça de curtir a página do Baú!


A imagem ao lado nos dá uma dica de uma das locações do filme à seguir… Aguarde o próximo Capítulo!

Eu sou o Mauricio Super

Super fã do James Bond

Conheça também o Classificados do Baú!

Acompanhe a gente nas redes sociais, olha as opções:

 

CC BY-SA 4.0 My name is Bond… James Bond – Cap V by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *