Os Gêneros Musicais do Baú – De A à Z

Os Gêneros Musicais do Baú – De A à Z

Acabou a segunda temporada de Música de A à Z, e espero que todos os nossos fãs tenham viajado nos variados gêneros, curtindo pra valer! Para comemorar e presentear você que nos acompanhou, reunimos todos os Gêneros numa só matéria. Para rever seu gênero preferido, ou todos, basta clicar no nome do gênero, na lista abaixo! Curta os gêneros musicais do Baú e boa viagem!

Começamos com…

Episódio 01 – Acid House

É um estilo da música eletrônica, sub-vertente da house, e surgiu nos meados dos anos 1980.

 

Episódio 02 – Black Metal

Vertente extrema do heavy metal, surgiu nos anos 1980 e foi evoluindo ao longo do tempo.

 

Episódio 03 – Chicago Blues

Variação do blues que foi criada em Chicago com a adição de instrumentos elétricos, bateria, piano, baixo e algumas vezes saxofone ao estilo básico de cordas/gaita do Delta blues.

B.B.Kin: Rei do Blues

 

Episódio 04 – Disco

Disco Music não pode ser considerada um Gênero Musical. Não apenas isso! Os anos 1970 serão conhecidos na História da humanidade por ter apresentado ao mundo uma nova Era, a “Era Disco”, influenciando todos os costumes de uma geração de jovens.

Anos 1970: "Era Disco" revolucionou os costumes

 

 Episódio 05 – Eletrônica

Criada ou modificada à partir de instrumentos e equipamentos eletrônicos, de onde deriva seu próprio nome, a Música Eletrônica tornou-se um gênero musical próprio. 

 

 Episódio 06 – Funk

Funk é um gênero musical que se originou nos Estados Unidos quando músicos afro-americanos, misturando soul, jazz e rhythm and blues, criaram uma nova forma de música rítmica e dançante.

James Brown; Considerado pai do Funk

 

Episódio 07 – Grunge

Nirvana: Nevermind

Ficou conhecido no início da década de 1990 como o acontecimento musical da década! “Nevermind” revolucionou o mercado musical e despertou de vez o interesse pelo gênero!O Nirvana foi uma banda Norte Americana que colocou o grunge novamente na mídia, ao lançar o seu segundo álbum de estúdio, “Nevermind”, que não tinha grandes expectativa.

 

 

Episódio 08 – Hard Rock

Hard rock é um subgênero do rock que tem suas raízes do rock de garagem e psicodélico do meio da década de 1960, mais pesado do que o rock convencional, e marcada pelo uso de distorção, e uma seção rítmica proeminente, arranjos simples e um som potente, com riffs de guitarra pesada e solos complexos.

 

Episódio 09 – Industrial Metal

Metal Industrial mistura a música Industrial com diversos subgêneros do Heavy Metal, usando riffs de guitarra rítmicos e repetitivos, samplers, sintetizadosres ou sequenciadores e vocais distorcidos. Como exemplos de bandas deste gênero podemos citar o Ministry, Goldflesh, KMFDM, Marilyn Manson, Rammstein e Oomph.

Rammstein: alemães malucos e incendiários

 

Episódio 10 – Jazz Fusion

Gênero musical que se desenvolveu nos anos 1960, como o nome já denuncia, mistura jazz com rock, funk, R&B e latin jazz. Elegante como o Jazz tradicional, vibrante como o Rock e o funk, pulsante como o R&B e os gêneros das casas noturnas latinas.

 

Episódio 11 – Klezmer

As composições deste gênero são bastante antigas, e se tem conhecimento de gravações do início do século passado, entre 1907 e 1908. Porém, nos anos 1970, houve um ressurgimento do gênero, pelas mãos de artistas virtuosos como o Giora Feidman. Tem como características principais melodias semelhantes aos efeitos produzidos pela voz humana – riso, choro – e procurando simultaneamente imitar cânticos litúrgicos; a dança é um elemento determinante e a improvisação, não se prendendo totalmente à uma partitura e mistura de influências, como a música cigana. 

 

Episódio 12 – Lounge

Lounge Music é um tipo de “easy listening” que foi muito popular nos anos de 1950 e 1960. O principal objetivo deste gênero musical é evocar lugares e situações tranquilas, paradisíacas e relaxantes.

músicas relaxantes tipo "easy listening"

 

Episódio 13 – Mambo

Mambo, originário de Cuba, rico em Cultura Popular, assim como este País que respira História. Surgiu em 1930 em Cuba e  ganhou o mundo representando a cultura latina; sua inspiração está em músicas populares que misturam ritmos africanos ouvidos pelos escravos locais, porém o gênero musical também absorveu o jazz americano em sua formação.

 

Episódio 14 – New Age 

O gênero musical New Age se caracteriza por uma melodia suave, com instrumentos em tons muito harmoniosos, sem alterações nem amplitudes profundas nas notas musicais, voz etérea e sons da natureza. É muito usada para meditação, e sua influência ideológica se baseia no Movimento New Age. A maior representante deste Gênero é a irlandesa Enya.

 

Episódio 15 – Ópera

Ópera em italiano significa “trabalho“, e em latim é plural de opus – “obra”. Trata-se de um gênero artístico teatral, ou seja, não apenas música, é toda uma composição dramática que combina musica instrumental, encenação e canto, em diversos timbres vocais que se complementam, por vezes pode haver diálogos intercalados, e também uma orquestra sinfônica completa. Os dramas são encenados utilizando os elementos típicos do teatro, como a cenografia, o vestuário que remete à época e a atuação dos atores/cantores.

Ópera Tosca de Puccini

 

Episódio 16 – Psychedelic rock

Em português chamado de rock psicodélico, não se tornou um gênero popular. Nasceu nos meados dos anos 1960 entre as bandas de folk-rock e blue-rock, no embalo da contracultura dominante neste período.  O gênero teve seu auge com  o Festival de Woostock, e até o início dos anos 1970, então começa a esfriar junto com o movimento da década anterior e com a perda de alguns músicos importantes do gênero, e as bandas se voltam para outros gêneros relacionados.

 

Episódio 17 – Quiet Storm

Subgênero do R&B, esta canção tem formato de rádio, e se caracteriza pela suavidade, sendo calma e relaxante, romântica e de caráter pensativo, porém com raízes no R&B e Soul, por vezes com extensões de jazz; feita para amar.

 

Episódio 18 – Rock ou Rock and Roll?

 

Segundo Charlie Gillett, autor de uma historiografia de rock famosa chamada The Sound Of The City, Rock and Roll é o gênero mais antigo, que veio primeiro, surgiu nos Estados Unidos em meados dos anos 1950, e é representado por Bill Haley, Elvis Presley, Chuck Berry, Litle Richard, Jerry Lee Lewis, e outros. Ainda segundo GillettRock são todas as variações que vieram depois: do Rock Progressivo ao Grunge, da Jovem Guarda ao Punk, do Heavy Metal ao Brit Pop. 

rei do rock and roll - Elvis imortal

 

 Episódio 19 – Synthpop

Começou a se tornar conhecido no final dos anos 1970, e embora muita gente não saiba, o grupo japonês Yellow Magic Orchestra foi um dos pioneiros do gênero. À príncípio um subgênero do new wave, acabou surgindo como um gênero distinto no Japão e no Reino Unido, na erapós-punk, no final dos anos 1970 até meados dos anos 1980.

 

Episódio 20 – Thrash Metal

Thrash metal é um subgênero do heavy metal caracterizado por seu ritmo rápido e agressividade. As letras normalmente tratam de problemas sociais e repudiam o rígido controle por parte do Estado, mas também sobre guerra, destruição e morte. Como consenso o gênero surgiu no início dos anos 1980. Mas existem os precursores do gênero, como por exemplo, o Queen!

Thrash Metal

 

Episódio 21 – Ukrainian Rock

Este rock foi uma resposta ao Rock and Roll infiltrando-se de fora da República Socialista Soviética da Ucrânia; para entender o desenvolvimento do rock ucraniano, é preciso então entender seus antecedentes, uma vez que a URSS era dominante no passado.

 

Episódio 22 – Vídeo Game Music

VG Music

Vídeo Game Music, ou VGmusic é a música de jogos eletrônicos, criada para servir de trilha sonora para os jogos de videogames; é considerada um estilo musical por si próprio, pois seus primeiros exemplos usavam recursos ainda inéditos gerados por computadores, e posteriormente as músicas passam a usar recursos similares, baseadas em sintetizadores.

 

Episódio 23 – World Music

O gênero musical World Music incorpora diferentes estilos de músicas ao redor do mundo, segundo a Wikipédia, e inclui deste modo vários gêneros orientais, musicas folclóricas, indígenas e religiosas. Difícil de definir, incorpora também sons da natureza e uma fusão de culturas tradicionais e até ancestrais, tendo até sido definida por uma famosa revista como – “local music from out there”, algo como música local de fora daqui, ou de longe daqui. 

 

Episódio 24 – Xaxado

Xaxado: Cia de Dança Pisada do Sertão

Xaxado é uma dança popular do Nordeste brasileiro, segundo a Wikipédia, que se originou no meio do cangaço, no Sertão de Pernambuco, em celebração às suas vitórias. Portanto, não se trata de um Gênero Musical. Mas como não se acha nenhum gênero musical com esta letra, aproveitei para fazer esta concessão e mostrar um pouco da Cultura Nordestina, e enriquecer esta série com uma dança que deve ser conhecida por todos os brasileiros, pois faz parte da nossa Cultura Antiga, de uma região do nosso País.

 

Episódio 25 – Yugoslav Rock

Hoje vamos conhecer um gênero de rock que inclui a cena musical pop e rock de várias regiões constituintes das Repúblicas da Yugoslávia, Eslovênia, da Croácia, Bósnia, da Hezergovina, Macedônia, República Sérvia e suas sub-unidades. As vertentes são muitas, incluindo o Jazz, a música clássica, e passando pelo pop e rock.

 

Episódio 26 – Zeuhl

Parece muito com o Jazz, mas com particularidades do gênero, e nos remete ao rock progressivo, mas com certeza desconhecido da maioria, e confesso, fiquei fã de imediato, pois é inusitado e muito criativo.

Magma: Lendária banda Francesa

E assim terminamos esta temporada, mas não acaba por aqui a Música de A à Z. pois teremos novidades em breve. Você que é fã de música, está convidado para participar do lançamento da nova temporada na semana que vem.

O que vai ser desta vez?? Você arriscaria um palpite?

Não perca, curta a página do Baú e acompanhe…

 

Eu sou o Mauricio SuperNovidade saindo do Baú...

Apresentando antigas novidades

 

Conheça também o Classificados do Baú!

 Ouvir a playlist Músicas de A a Z no Spotify

 Ouvir a playlist Músicas de A a Z no YouTube

CC BY-SA 4.0 Os Gêneros Musicais do Baú – De A à Z by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *