PenseRápido (15 de Julho)

PenseRápido (15 de Julho)

Algumas frases jogadas no ar nos colocam para pensar mas nem sempre as entendemos no momento! Engraçadas, inusitadas ou…tristes, algumas estarão aqui pra você pensar rápido!

 

Semana 15  Julho 2013

“O pomo da discórdia”

Significado: Indica qualquer coisa que leve as pessoas a brigar entre si.
Histórico: A lendária Guerra de Tróia começou numa festa dos deuses do Olimpo: Éris, a deusa da Discórdia, que naturalmente não tinha sido convidada, resolveu acabar com a alegria reinante e lançou por sobre o muro uma linda maçã, toda de ouro, com a inscrição “à mais bela”. Como as três deusas mais poderosas, Hera, Afrodite e Atena disputavam o troféu, Zeus passou a espinhosa função de julgar para Páris, filho do rei de Tróia. O príncipe concedeu o título a Afrodite em troca do amor de Helena, casada com o rei de Esparta. A rainha fugiu com Páris para Tróia, os gregos marcharam contra os troianos e a famosa maçã passou a ser conhecida como “o pomo da discórdia”.

fonte:http://culturanordestina.blogspot.com.br/2009/06/o-verdadeiro-significado-de-alguns.html

 

======================================================================

 

“Democracia é quando eu mando em você.Ditadura é quando você manda em mim.”  (Millor Fernandes)


 

=======================================================================

 

“Fazer ouvidos de mercador”

 

marcar gado

Significado: No caso, fazer ouvidos de mercador é uma alusão a atitude desse algoz, sempre surdo às súplicas de suas vítimas.

Histórico: Orlando Neves, autor do Dicionário das Origens das Frases Feitas, diz que a palavra mercador é uma corruptela de marcador, nome que se dava ao carrasco que marcava os ladrões com ferro em brasa, indiferente aos seus gritos de dor.

 

 

fonte:http://culturanordestina.blogspot.com.br/2009/06/o-verdadeiro-significado-de-alguns.html

 

 

=======================================================================

 

“Chega de debate de ideias. Onde já se viu um político brasileiro dotado de ideias?

(Diogo Mainardi)

 

 

=========================================================================

 

“Chato de galocha”

Significado: Pessoa muito chata, resistente e insistente.Histórico: Infelizmente, os chatos continuam a existir, ao contrário do acessório que deu origem a essa expressão. A galocha era um tipo de calçado de borracha colocado por cima dos sapatos para reforçá-los e protegê-los da chuva e da lama. Por isso, há uma hipótese de que a expressão tenha vindo da habilidade de reforçar o calçado. Ou seja, o chato de galocha seria um chato resistente e insistente, explica Valter Kehdi, professor de Língua Portuguesa e Filologia da Universidade de São Paulo. De acordo com Kehdi, há ainda a expressão chato de botas, calçados também resistentes, o que reafirma a ideia do chato reforçado.

Observação do site: “Em alguns bairros da periferia das Capitais, ou no interior, a galocha ainda existe e persiste em existir devido a sua grande utilidade nas áreas rurais, cheias de lama até quando não chove; seja nas Capitais ou não! Ora, vá ser chato de fazer esta observação, hein!!!”

fonte:http://culturanordestina.blogspot.com.br/2009/06/o-verdadeiro-significado-de-alguns.html

 

 

CC BY-SA 4.0 PenseRápido (15 de Julho) by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *