Portugal urgente – Aranhas gigantes na ponte 25 de Abril!

Portugal urgente – Aranhas gigantes na ponte 25 de Abril!

Fenômeno inusitado ocorreu em Lisboa, num dos cartões postais da cidade, assustando turistas e moradores, e as autoridades locais não encontram explicação para o fenômeno! Confira a reportagem local:


Deu no jornal que aranhas gigantes estavam tomando Lisboa. A ponte 25 de Abril, famoso cartão postal da capital portuguesa, foi interditada devido à presença inusitada. Foi essa “notícia” que o vídeo “Aranhas gigantes em Lisboa” espalhou e – acreditem – deixou muita gente assustada. A peça, no entanto, era apenas um viral para divulgar a HQ “As Fantásticas Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy III” de Filipe Melo, Juan Cavia e Santiago Villa. 

A ponte 25 de Abril, inaugurada como Ponte Salazar, encontra-se na freguesia de Alcântara, em Lisboa, sobre o Rio Tejo. Esta ponte suspensa liga a cidade de Lisboa à cidade de Almada, que faz parte do Distrito de Setúbal. A ponte atravessa o estuário do rio Tejo, que nasce na Espanha, e após aproximados 1000 km, deságua no Oceano Atlântico. Prosseguimos hoje com esta série de matérias sobre Portugal, mostrando este fabuloso monumento construído pelas mãos e pela engenhosidade do ser humano, que tem uma imaginação ilimitada e com isso deixa obras maravilhosas para o nosso grande proveito e deslumbre.

ponte 25 de abril em Lisboa

Em 1876 já se tinha a primeira ideia de se construir uma ponte ligando Lisboa a Almada, e após muitas sugestões e propostas, envolvendo empresas internacionais, todas preteridas ou adiadas, finalmente, em 1958 é que os governantes portugueses decidem enfim pela construção da encantada ponte.

ponte 25 de abril iluminada à noiteApós a apresentação de quatro propostas, o que aconteceu em 1960, a obra foi adjudicada à empresa norte-americana United States Steel Export Company, que, já em 1935, tinha apresentado um projeto para a sua construção. Ufa, em Novembro de 1962 começam as obras. Menos de quatro anos depois, em Agosto de 1966, a ponte é inaugurada com o nome de ponte Salazar. A imprensa festeja a maior obra pública do país. O custo da obra atualizado, mas sem ajustar à inflação, beira hoje os 11 milhões de euros. Logo após a Revolução dos Cravos, em 25 de abril de 1974, o nome da ponte muda para 25 de Abril. No início só passavam veículos, e como já havia sido projetada para tráfego ferroviário também, em 1996 iniciou-se a construção do novo tabuleiro logo abaixo do rodoviário, e em 1999 começava a operar este novo tipo de travessia.

ponte 25 de Abril vista de outro angulo

Já em 2006 os números da ponte impressionavam, sendo utilizada por cento e cinquenta mil veículos, em média, por dia, e 157 comboios ferroviários, nos dois sentidos, transportando cerca de 80 mil passageiros, somados aos 300 mil usuários dos veículos. São 2.277,64 m de comprimento total, e altura máxima de 70 m, e na época da inauguração era a quinta maior ponte suspensa do mundo, e a maior fora dos Estados Unidos, sendo que ainda hoje ocupa o 20º lugar no mundo. Mas que encantos reserva esta ponte após mais de 50 anos de sua inauguração? Vamos ver nesta inspiradora filmagem!

Quando há boa vontade do ser humano, surgem obras maravilhosas, de se imaginar que este monumento da arquitetura já tem mais de 50 anos e resiste ao tempo com elegância e robustez, e sua manutenção é feita sem descanso, tornando possível a integração entre as pessoas com segurança e conforto, e facilitando a vida e o desenvolvimento do progresso e bem estar. 

ponte 25 de abril em estado de arte ponte 25 de abril em vista superior ponte 25 de abril iluminada de ouroAssim encerramos esta matéria sobre a Ponte 25 de Abril, mostrando para você esta Portugal que não conhecemos! Mas uma pergunta não pode se calar:

Você tem medo de aranha??

Não perca as próximas matérias e conheça melhor nossas origens!

Eu sou o Mauricio Super

Trazendo o passado para o presente!!

Conheça também o Classificados do Baú!

Acompanhe a gente nas redes sociais, olha as opções:

 

CC BY-SA 4.0 Portugal urgente – Aranhas gigantes na ponte 25 de Abril! by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *