Portugal – Viagem Medieval em Terra de Santa Maria

Portugal – Viagem Medieval em Terra de Santa Maria

A Idade Média, época medieval, é um período da história da Europa entre os séculos V e XV. Inicia-se com a Queda do Império Romano do Ocidente e termina durante a transição para a Idade Moderna. O que vamos mostrar hoje, a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, é a maior recriação medieval da Península Ibérica e uma das maiores da Europa, tendo tido a sua primeira edição em 1996. Sinta-se em meio aos combates heroicos, e comemore com o povo as lutas que nos trouxeram a liberdade, que não podemos perder jamais:

 

Neste ano de 2018 o Festival foi dedicado ao reinado de Dom Pedro, filho do rei Afonso IV, e conhecido sobretudo como protagonista do romance trágico com Inês de Castro. Esta foi a 22ª edição do Festival, que durou 12 dias, e teve 170 espetáculos e 1400 performances, numa área de 33 hectares, contando com 700.000 visitantes, e envolvendo ao todo 2000 pessoas trabalhando. EstesCenas da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria números impressionam o mundo todo, e fazem do Festival um sucesso, ganhador de prêmios de reconhecimento internacionais.

Organizado pela empresa municipal Feira Viva, pela Câmara e pela Federação das Coletividades do concelho, mostra ao mundo que o amor aos antepassados e a nossa própria história é que nos torna felizes e empolgados para continuar construindo esta história e nunca desistir de nossos mais profundos sonhos e desejos de liberdade e conquistas pessoais e coletivas. Nosso país e nosso povo só terá valor se valorizarmos quem fomos e que nos tornou o que somos hoje.

Cenas da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria

Cenas da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria Cenas da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria

Este Festival impressionante acontece anualmente em Santa Maria da Feira, que fica à pouco mais de 30 quilômetros de Porto, e pertence ao Distrito de Aveiro, embora mantenha forte ligação com o Distrito de Porto, seja por proximidade, seja por ligação sócio-econômica àquela região. Com uma população em torno de 18.000 habitantes, trata-se da freguesia sede do município de mesmo nome, que está dividido em 21 freguesias, com um total aproximado de 139.000 habitantes, e ocupa a 17ª posição em número de habitantes em Portugal. Localizada estrategicamente entre os eixos Norte e Sul e Litoral e Interior do país, tornou-se local de encontro e de passagem de muitos povos, desde os tempos do Império Romano, que se utilizavam destas vias.

Castelo de Santa Maria da Feira

Foi em torno do Castelo que se desenvolveu a população, e este povoamento da Terra de Santa Maria é já muito antigo, como o atestam a presença de vários monumentos funerários (mamoas), que remontam ao IV-V milênio antes de Cristo, bem como castros (povoações fortificadas) pré-romanos ou romanizados. O império trouxe as vias romanas, por necessidades militares ou comerciais e são ainda visíveis vários traços de vias e pontes dessa época, muitos dos quais ainda bem conservados e de grande importância histórica e cultural.

Europarque, em Espargo, olhos no futuro. Hostel da Praça

 

 

 

 

 

 

Santa Maria da Feira é cheia de atrações e acolhedora, mostrando sua vocação para a hospitalidade, em um país que se reinventa para receber o mundo e dar uma aula de história e cultura para que todos os povos se espelhem e se motivem a guardar para o futuro os retratos vivos de uma saga humana que não se acabará tão cedo, e que têm no passado sua inspiração para ser feliz, e pensar no futuro de seu povo.

Estas terras lusitanas remontam às nossas mais antigas origens, e hoje visitamos um povo dedicado ao trabalho e que encontrou na cultura antiga sua vocação para construir o presente, com entusiasmo e amor aos antepassados. Continue nos acompanhando nesta viagem ancestral!

Eu sou o Mauricio Super

Trazendo o passado para o presente!!

Acompanhe a gente nas redes sociais, olha as opções:

 

 

CC BY-SA 4.0 Portugal – Viagem Medieval em Terra de Santa Maria by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *