Praça da Nostalgia

Praça da Nostalgia

 

arabescos-mirian_1

 

Praça da Espanha, Curitiba-Paraná / Brasil

 

Encontro semanal de antiguidades 

 

Olá, amigos antigomobilistas, a maioria de vocês já conhece a Pç. da Nostalgia, ou seja, a Pç. da Espanha, onde acontece todos os sábados um encontro já tradicional, com o apoio da Prefeitura de Curitiba e dos comerciantes locais. Região rebatizada de Batel Soho, que compreende a região em que a Praça está inserida, se transforma num passeio nostálgico aos considerados bons tempos, com um público alegre e descolado, chique, tradicional ou simplesmente apreciador do encontro, que tem até DJ. Lá você está rodeado de bares e cafés bacanas, encontra objetos antigos dos mais variados e estilosos, e até…

Uma exposição de antigos de alto nível, do que jeito que nós gostamos!

 

DSC00932

DSC00940

 

 

 

 

 

Segundo a WIKIPÉDIA, “Soho é um distrito de Londres, na Inglaterra, localizado no borough de Cidade de Westminster. É um distrito de entretenimento que, durante a última parte do século XX, adquiriu certa reputação devido aos seus sex shops e por sua vida noturna, assim como a indústria cinematográficaDesde o início da década de 1980 a área passou por uma transformação considerável, e é atualmente um distrito moderno, com restaurantes finos e escritórios de empresas da mídia, com alguns poucos estabelecimentos ainda ligados à chamada indústria do sexo no lado oeste da área“. As palavras grifadas estão desta maneira no texto original, como links para os temas.

DSC00951

Maverick super 78 em meio a paisagem bem cuidada da praça, modelo raro por ser o mais standard.

DSC00938

Jeep 54, baú alto, diferente dos anos anteriores de baú ( capô) baixo. Modelo de bom gosto.

 

 

 

 

 

 

 

DSC00959

Olha estas faixas do Mavecko, pintura de alto padrão e combinação legal.

DSC00953 (copy)

Qual destes você gostaria em sua garagem. Não vale vacilar, responda logo.

 

 

 

 

 

 

 

Após um tempo ausente, foi uma grata surpresa conferir o nível dos participantes que estão apoiando o encontro. Fica até difícil encontrar lugar pra expor o carro, mas com calma, eles sempre apertam um pouco daqui e dali e não fica ninguém de fora. Está tudo bem seguro e organizado, e bem frequentado, com alegria e respeito, num ambiente bem interessante e animado. A entrada dos carros antigos mudou, e não precisa mais fazer a volta e enfrentar o engarramento inevitável no entorno da praça, estratégico para expor os carros “fotografáveis”, em especial os que não tem o privilégio de entrar e expor seus carros pelo ano de fabricação.

DSC00968

Um exemplo de carro raro e sofisticado, presença de destaque no encontro.

DSC00966

Detalhe do banco traseiro do Dodge 300, parente mais velho do 300C moderno, e que serviu de inspiração.

 

 

 

 

 

 

Não há como falar de todos os presentes, e fui obrigado a selecionar algumas fotos, deixando de lado alguns carros que mereceriam estar na matéria, mas não há espaço. Este é o melhor indicativo do nível do encontro, à perceber pela Mercury dos anos 50 da foto acima e abaixo à esquerda, carro que temos poucas oportunidades de ver de perto, e ainda mais em perfeitíssimo estado de conservação, uma joia realmente. Na foto acima, à direita, detalhe de exclusividade que mostrava a personalidade do comprador, que tinha à sua disposição carros muito diferenciados conforme seu estilo de vida. Hoje temos excelentes carros, mas não se busca mais a sofisticação, e sim a tecnologia para diferenciar os modelos entre si, e o material empregado na fabricação já não é tão nobre e os carros todos se parecem muito, até com compartilhamento de componentes entre as diversas marcas concorrentes. É o preço que pagamos pela evolução dos tempos.

DSC00973

O conceito de proteção não deixava de lado a sofisticação, respeitando o dinheiro do consumidor. Que tal comparar com as proteções de estepes atuais…

DSC00989

Farol “caça-mulata” original, detalhe de exclusividade

 

 

 

 

 

 

 

Nem todos são amantes de carros antigos, mas estas pessoas devem concordar que um povo só evolui quando preserva e dá valor ao seu passado, e entre alguns exemplos vemos o Japão e os Estados Unidos, e mais recentemente a China, pois nestes três países a História do povo, suas lutas e antepassados são muito cultuados pelos mais jovens, que usam esta força moral como impulso em suas vidas. Lógico que problemas existem, mas no Brasil estamos longe de ao menos respeitar nossa história e nosso passado, e este assunto tem tudo a ver com o antigomobilismo.

DSC00992

Por falar em sofisticação, este é o interior de um esportivo lendário, o “Corvette 25 anos 78”, o que dizer da qualidade,,,

DSC01008

Por falar em Estados Unidos, que tal este Ford patriota?

 

 

 

 

 

 

Ao contrário do que algumas pessoas pensam e até por falta de conhecimento, pois falta ao Brasileiro em geral transmitir estas informações à seus filhos e não só pagar seus colégios, lavando suas mãos para a sua cultura como cidadão, o carro antigo traz consigo um resumo de um trecho histórico, tendo assim este mérito. Se você tem curiosidade ao menos, pergunte ao proprietário o que ele sabe sobre seu veículo antigo e sobre sua época, daí você identificará um antigomobilista, aquele que têm paixão pela história e respeita o passado, acreditando na evolução partindo deste respeito.

DSC01016

Modelo antigo preservado com capricho e carinho, uma valente guerreira

ViewImage-1-620x413

Modelo de despedida Kombi 50 anos, especialmente produzida para colecionadores

 

 

 

 

 

 

 

Para finalizar esta sessão de fotos, devemos  render uma homenagem a esta  cinquentona, a Kombi, que está muito bem representada pelos clubes organizados, e assim estamos certos de que esta história da valente guerreira que tanto transportou o progresso em nossas estradas, e até quando estas não existiam em algumas regiões, estará preservada. Recentemente, a VW produziu um modelo especial com detalhes nostálgicos como a pintura saia e blusa, e pneus faixa-branca, e aí estão, nas fotos acima, os modelos antigo e novo para comparação. Mas ainda veremos durante muito tempo essas valentes rodando por aí e trabalhando duro, pois esta é a vocação do veículo. Parabéns a VW, aos colecionadores e aos proprietários por estes 50 anos bem vividos.

Confira o encontro no vídeo de 2010 e compareça para que o encontro se consolide cada vez mais:

Abraço cinquentenário e até a próxima nostalgia!

 

 

CC BY-SA 4.0 Praça da Nostalgia by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *