Rebouças – Bairro tradicional ou novo point residencial?

Rebouças – Bairro tradicional ou novo point residencial?

O bairro Rebouças, em Curitiba, faz divisa com o Centro da cidade, e muitos devem saber que o seu nome é uma homenagem aos irmãos e engenheiros Rebouças…

UTFPR Curitiba fica no Rebouças

shopping estação - antiga estação ferroviaria

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que muitos não sabem é que os irmãos Rebouças, Antônio Pereira Rebouças Filho e André Rebouças foram os responsáveis pela construção da ferrovia Curitiba-Paranaguá, e o Shopping Estação preserva esta História; localizado no prédio da antiga estação, ele mantém ainda o Museu Ferroviário, com objetos e fotos da época conservados para visita e preservação da memória. No início, o Rebouças era uma região afastada do centro e tornou-se um pólo industrial, conhecido por sediar as antigas Fiat Lux, Matte Leão e Brahma, entre outras instalações de indústrias menores do ramo de metalúrgica e comércio pesado.

Rebouças torna-se um bairro residencial

No início dos anos 1970 esta vocação do Rebouças começa a mudar, pois é inaugurada a Cidade Industrial de Curitiba (C.I.C) e passa a ser o pólo industrial da região, e com o desenvolvimento da cidade, o Rebouças se confunde com o Centro, tornando-se assim uma região atrativa para quem quer morar bem e fugir dos altos custos dos bairros já tradicionalmente residenciais. Condomínios Clubes e prédios idealizados para estudantes, devido à proximidade da UTFPR e demais colégios e faculdades, desenham a nossa face deste bairro, que ressurge com outro astral. O bairro vai ostentar em poucos dias, um templo do bispo Edir Macedo, demonstrando o seu potencial construtivo, visto que além de próximo do Centro, é plano e tem toda a comodidade para se desenvolver e valorizar, com linhas de ônibus, Correios, Shopping, boas escolas e Hospitais. futuro templo do edir macedo no rebouçasO Rebouças é um bairro muito tradicional, e tem muito potencial futuro de desenvolvimento, mas ainda preserva casarões antigos e muita arquitetura das décadas passadas, à espera da nova lei de rezoneamento que deverá liberar maior potencial construtivo para a região, o que deve mudar a sua vocação em breve período de tempo. Também se fala na criação de um Centro Político-Administrativo na região, como um novo Centro-Cívico, e muito se têm pensado em termos da valorização imobiliária, que é irreversível. Muitos terrenos grandes com Indústrias desativadas aguardam novos projetos, que por certo virão para gerar novos e lucrativos negócios para finalmente desenvolver o Rebouças.

Conheça melhor a História ligada ao bairro:

Se você der um passeio a pé pelo bairro, poderá ver os casarões, casas e sobrados antigos, de mais de 4 a 5 décadas atrás, alguns muito bem conservados e utilizados, outros nem tanto, dividindo espaço com novos empreendimentos imobiliários com centenas de condôminos num mesmo endereço.

casarão do inicio do seculo passado

Casarões e sobrados do início do século passado dividem espaço com os novos prédios residenciais, e são imagens que aos poucos irão dando lugar ao novo perfil do bairro. Esta é a evolução natural das cidades, e Curitiba deixou de ser uma cidade colonial para ganhar ares de metrópole, polarizando a economia da região.

renovação à caminho no bairro casaroes aguardando destino

 

 

 

 

 

Algumas construções estão em processo de reforma, e outras aguardam solução; com certeza um rezoneamento traria motivação para que as imobiliárias agissem com mais interesse comercial, transformando a paisagem.

algumas casa são preservadas e já tem uso comercial

mais um exemplo de preservação linda casa preservada ao lado de outra de madeira casas com bela arquitetura preservada

O Rebouças faz divisa, entre outros, também com o bairro Água Verde, e nestas proximidades encontramos um desenvolvimento maior com exploração imobiliária mista, dividida entre escritórios e comércio que preserva a arquitetura original das casas, shoppings centers e grandes prédios residenciais, condomínios de luxo em sua maioria, e apenas os mais antigos são menores e mais simples. Entre estas imagens finalizamos este passeio pelo Rebouças, na promessa de novos tempos que trarão progresso para a cidade como um todo, acabando de vez com os prédios abandonados e falta de interesse na região. Para finalizar, voltamos a homenagear os irmãos Rebouças, que também estão representados na Rua Engenheiros Rebouças, uma das principais do bairro.

Espero ter despertado a importância da História, que está presente em nosso cotidiano, mas não damos conta. Curta a página e continue com a gente. O Baú traz a Cultura Antiga até você!

 

irmaos Rebouças - engenheiros>Irmãos Rebouças, que dão nome ao bairro Rebouças e à Rua     Engenheiros Rebouças.

 

Eu sou o Mauricio Super

Trazendo sempre Cultura Antiga

 

Conheça também o Classificados do Baú!

Acompanhe a gente nas redes sociais, olha as opções:

 

 

 

CC BY-SA 4.0 Rebouças – Bairro tradicional ou novo point residencial? by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *