Revistas e Gibis – Colecionando memórias e afetos

Revistas e Gibis – Colecionando memórias e afetos

Existem vários motivos para colecionar revistas e gibis! Para cada pessoa existe um motivo principal, e o meu motivo é recordar! Qual é o seu?

Wolverine #1

Vejam este exemplar do Wolverine #1, é um tesouro, ele faz parte de uma coleção de três exemplares do “herói”, que vêm encartados numa capa estilizada! Não achei à venda esta coleção com três, mas não me importa o valor, e sim a memória! Veja os detalhes:

coleção MC® de 1996

capa estilizada

Wolverine #39 Wolverine #40Colecionar é maravilhoso, mas implica um bocado de disciplina e organização! Confesso que sou amador nisto, mas tem muitas matérias sobre o assunto, basta pesquisar para aprendermos a fazer da maneira mais correta! Ainda vou chegar lá, pois é uma paixão para mim…

batman com edição esgotada

Lex Luthor arqui inimigo do Superman Coringa capa dura Batman capa dura

Olha estes HQs, eles fazem parte de várias fases do Batman, e também uma Biografia do arqui-inimigo do Superman.

São HQs colecionáveis e que ainda são fáceis de encontrar, para quem quem iniciar uma coleção pelo prazer de manusear e entrar neste universo complexo dos HQs. Talvez você não encontre novos, mas com certeza conseguirá usados em bom estado sem muito esforço. Na minha opinião, é o momento de começar, pois à cada dia que passa o preço sobe, à medida que a oferta vai diminuindo. Quando criança, eu tinha coleções enormes de gibis, mas como é normal acontecer, alguém reclama do espaço ocupado, ou a umidade começa a pegar e são vários os motivos para nos desfazer destes que hoje poderiam ser relíquias e doces recordações, e o arrependimento vem tarde!

star wars, alguns já começam a ficar caros por vezes o gosto pessoal orienta a coleção

Star Wars: Ainda está barato, e é um clássico que tem uma infinidade de títulos disponíveis, chegando a ser uma escolha como um tema de coleção. Eu não consigo focar num tema, mas acho interessante para formar uma sequência, e até se aprofundar num universo. Porém, independente da sua decisão, alguns cuidados são essenciais para quem quer começar:

Em primeiro lugar, o espaço disponível em sua casa é inimigo de qualquer coleção, pois ele acaba sempre sendo disputado pelos familiares, que acabam se queixando de sua “invasão de revistas” que são pesadas e volumosas quando se acumulam. Depende também da fase da vida em que você se encontra, para mim já começa a sobrar espaço em casa, mas aí vem o segundo cuidado necessário, que é o controle da umidade. Você deve se perguntar: Este armário é seco o suficiente para manter papéis por longo tempo? Ele não tem contato com uma parede de banheiro ou cozinha, onde passam encanamentos? Voltaremos ao assunto antes do final da matéria…

classic show: matérias sobre veiculos antigos clássica quatro rodas, primeiro exemplar em 1960

Agora vamos às revistas…

Veja esta caixa comprada especialmente para guardar a coleção “Classic Show”, que traz matérias sobre antigos, que além de colecionável, é uma fonte valiosa de consulta. Bastante pesada por sinal, mas fica bem organizado e seco.

Resistentes e estilosas, estas caixas podem ficar à mostra, com a vantagem de não pegar a umidade do armário; gosto demais destas coleções para correr riscos de “colar” as capas. Clássicas “Quatro Rodas”, primeiro exemplar em 1960. Minha tese de MBA foi elaborada com base em 50 anos de mídia publicada na Revista Quatro Rodas, e foi um sucesso, pois escolhi um tema muito em pauta nos nossos dias, que é a Cultura Antiga!
Quatro Rodas #2 - 1960 Quatro Rodas #11 - 1961

Foi um grande investimento, pois tive que caçar exemplares de cada ano para dar sentido à pesquisa. Veja estes exemplares de 1960 e 1961, já são raros de encontrar. Frágeis, não aceitam a mínima umidade e devem ser manuseados com cuidado. Voltando ao assunto, faz sentido dar uma atenção  periodicamente, para não se arrepender, pois além de nos distrair, percebemos o primeiro sinal de deterioração, e esta é a única maneira de detectar à tempo e salvar a coleção, pois as capas costumam “grudar”, e só descolam junto com a tinta da impressão, sendo fatal neste caso.

QR: edição especial

QR: anos 1990 QR: a mais famosa sobre carros QR: edições especiais anos 1990

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outro cuidado à se observar é o seu gosto pessoal. Um colecionador deve recorrer à pesquisa para tentar prever o que deverá ser valioso no futuro, e não se deixar levar apenas pelo seu gosto pessoal, pois senão acabará acontecendo que acumulará toneladas de papel que sempre valerão muito pouco.

Existem muitas revistas para colecionar

Sou fã da QR e Clasic Show, mas tem muitas revistas de automóveis colecionáveis, como você pode ver pela imagem, mas eu confesso que sou amador ainda nesta questão, pois não faço a mínima ideia do que vai valorizar ou não, então acabo seguindo meu gosto pessoal e me divertindo, e deixando para os meus herdeiros decidirem o destino das muitas revistas. Por fim, um último cuidado é com a questão financeira, pois deveremos tomar decisões em relação à quanto pretendemos gastar com este Hobby, que embora possa um dia valer um bom dinheiro, pode também nos deixar em apuros, se não resistirmos às tentações.

revistas e gibis de diversos tipos são muitas opções carros: minhas preferidas

Quando eu entro num sebo, tenho que me controlar, pois para mim tudo que é antigo é valioso, e preciso estabelecer um limite para compras, senão compro a loja de “porteira fechada”. Pelas imagens, você pode perceber que eu gosto de colecionar revistas de todos os tipos, embora as minhas preferidas sejam as de automóveis. Fico desesperado em pensar que um dia a mídia impressa possa ser substituída totalmente pela digital. Tenho jornais e livros guardados também, rsrsrsr! Que dificuldade este mundo moderno! Então é isso! Vocês perceberam que minha intenção com esta matéria não é orientar sobre coleções, ou como colecionar, e sim dar minha opinião, alguns conselhos práticos, e mostrar o que gosto de colecionar; mas se você quer iniciar a sua, pesquise bastante! Obrigado e até breve com mais coleções!

Mas não esqueça de curtir a página do Baú e acessar as outras mídias sociais!

O inesquecível Ayrton Senna

As revistas e gibis me trazem recordações e afetos! O que mais posso querer que elas me proporcionem, além disto? As recordações são a certeza de que vivi a minha vida, e que continuarei guardando para lembrar!

Eu sou o Mauricio Super

Feliz entre minhas revistas e gibis, 

Confira nosso conteúdo exclusivo de cada mídia social: 

 

 

 

CC BY-SA 4.0 Revistas e Gibis – Colecionando memórias e afetos by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *