Save The Wagons – 1º Encontro Nacional Onde estão as Peruas?

Save The Wagons – 1º Encontro Nacional Onde estão as Peruas?

Em comemoração aos 4 anos da página, aconteceu na Phoenix Studio Automóveis, o 

 

1º Encontro Nacional STW – Save The Wagons

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estivemos lá e registramos para você as Peruas que marcaram época, presentes e mostrando que estão vivas, são lindas, práticas e úteis!

Aí fica a pergunta, por que saíram de moda?     

 

Ford Corcel Belina 1975 Ford Corcel Belina 1975

 

 

 

 

 

 

Derivadas dos Sedans ou hatchs, começamos bem com este Corcel Belina 1975, espaçoso e luxuoso, e que chama a atenção pelo interior monocromático. Lindo! Além disso, um carro econômico, confortável e muito prático!

Interior monocromatico na Belina 1975

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pulando para as décadas seguintes, estiveram presentes o Ford Del Rey Scala e o Corcel II Belina, representando os anos 1980 e a Parati, os anos 1990.

Ford Del Rey Scala Ford Corcel II Belina VW Parati CLi

 

 

 

 

 

Os importados também marcaram presença, como vemos por este Volvo 850 Perua! Grande, luxuoso, e que deixou saudade, pois hoje temos poucos carros com esta configuração; chegou a vez das SUVs, e este Volvo já está se tornando um clássico!

Volvo 850 Perua

Vamos em frente, a Chevrolet e a Volkswagen tiveram ótimas opções nas décadas de 1980 e 1990 como percebemos à seguir neste Opala Caravan e neste Chevette Marajó, e a concorrente VW com o seu Santana Quantum (1994).

Chevrolet Opala Caravan VW Santana Quantun 1994

 

 

 

 

Chevrolet Chevette Marajó

 

Voltamos para a década de 1970, assim fica divertido, vamos e voltamos no tempo para falar das Peruas, pois o que importa é o modelo do carro e o fato de que eles estão em plena extinção! Que saudade das nossas Peruas! Olha o estilo desta Caravan (1977, Deluxo).

Quando era jovem, ficava de olho nestes carros e nunca achei que fossem carros de família, e sim um carrão para botar a turma toda nele e ir à praia, com barraca, prancha de surf (pra quem gosta) e o que mais importasse levar! Sem comentários, baita carro, inclusive para jovens e solteiros!

Chevrolet Opala Caravan Deluxo 1977

Estão no auge hoje as SUVs, e são lançados novos modelos à cada meia hora, mas pode ser um modismo, não sabemos! Confesso que não sou fã deste novo estilo, pois mesmo sendo interessante em relação à altura do solo, com ótima posição de dirigir, segurança e tecnologia sem comparação pelo investimento que está sendo feito no segmento, elas pecam num aspecto! E qual é este aspecto? Dá uma olhada nesta foto! Olha melhor, e perceba os detalhes!Chevrolet Opala Caravan Deluxo 1977

Precisa falar mais alguma coisa? Quando se fala no aspecto beleza, as Peruas esbanjam qualidades, lindas e de linhas bem definidas, são harmoniosas e têm espaço de sobra, coisa que não acontece nas SUVs, que além de arredondadas e esquisitas, são grandes por fora, seguras e com estrutura reforçada, mas por este motivo, pequenas por dentro, em geral, e se não o forem, são caríssimas, não são feitas para o consumidor médio, muito menos para a nossa realidade, e acabamos órfãos de boas opções quando buscamos espaço.

Astra Wagon, Del Rey Scala, Parati 16v Turbo e Ômega Suprema Chevrolet Kadett Ipanema

Mas vamos em frente, o Encontro Save the Wagons tem tudo para se firmar no calendário, pois a adesão de diferentes modelos e épocas foi grande, e lado a lado pudemos ver esta Astra Wagon preta, Del Rey Scala, Parati 16V Turbo e Ômega Suprema (Foto da esquerda, acima, à partir da sua esquerda para a direita). Na imagem da direita, também acima, um naipe de Chevrolet Kadett Ipanema, que substituiu naturalmente a Marajó (Chevette).

Lada Laika SW 1993

Lada Laika SW 1993, certamente uma Perua rara, e merece ser conservada com carinho, e mantida original, embora não seja um carro antigo ainda, mas que está muito perto disso e será apreciado e desejado por colecionadores mais ecléticos.

Audi Perua 5 cilindros, 20V Turbo "Porsche" Motor Audi 5 cilindros apimentado pela "Porsche"

E o que dizer desta Audi Perua 5 cilindros, motor pioneiro nessa configuração, desenvolvido pela Audi há mais de 40 anos. Perceba que a Porsche apimentou esta versão, com Turbo e 20 válvulas! Não tem como ficar indiferente à esta Perua de respeito! Este motor equipou a linha 100 da Audi em 1976, sendo da mesma família que os famosos motores de 4 cilindros que equipavam os modelos da linha brasileira (Gol, Passat, Santana, etc). Espero que tenham gostado da matéria! Mas não acabou, deixei a surpresa para o final, com imagens de uma inédita Perua, que confesso, foi a primeira vez que eu vi, pois ela foi lançada pela Envemo (quem lembra?) se antecipando à própria GM; mas não precisa dizer que não fez sucesso, pois o preço seria exorbitante para fazer as mudanças sob encomenda num Monza zero, ou até usado, em 1985. Este exemplar está sendo restaurado para os padrões originais; veja matéria da quatro rodas sobre o modelo!

Monza Perua Envemo Monza Perua Envemo - em reforma

A GM perdeu a oportunidade de competir num mercado que foi dominado pela VW com a Santana Quantum, mas que se pensarmos melhor, era difícil de superar pelas suas qualidades e praticidade, que caiu no gosto do consumidor. O risco ficou por conta da Envemo.Matéria quatro Rodas de 1985 - Monza Perua Envemo Hoje faz parte da História! A GM fez tanto sucesso com o Monza Sedan, com anos de vendas lá em cima, que supomos que não quis arriscar uma versão diferente que pudesse desviar a atenção de seu maior sucesso! 

Obrigado pela companhia e até a próxima!

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