Série De Cinema Do Baú: Clássicos Eternos Parte II – O Poderoso Chefão

Série De Cinema Do Baú: Clássicos Eternos Parte II – O Poderoso Chefão

Olá, fãs do bom e velho Cinema, daqueles filmes que nos deixam pensativos e nos afetam de alguma forma, para o bem ou para o mal. Esta série vai falar disto, do que vale a pena assistir, ou não, e com opinião em primeira pessoa! No episódio piloto você tem a explicação completa da Série…

 

                     Série de Cinema Do Baú!!

 

 

 

 

 

 

 

         

O Poderoso Chefão (1972) – * 9,2

 

The Godfather: título originalDirigido pelo grande Francis Ford Copolla, baseado no livro de Mario Puzo, homônimo, tem Marlon Brandon no papel principal, o que já vale a pena assistir. Grandioso, não só o filme, como o elenco, Marlon Brando nos convence e coloca na cabeça da gente que este é o perfil do mafioso verdadeiro. A época do filme situa-se entre 1945 e 1955, quando a família Corleone, que vive na América, cuida de seus negócios não tão convencionais e entre uma e outra negociação é que a ação se desenvolve. E que ação! Somos a todo momento surpreendidos durante o filme, que tem uma fotografia maravilhosa, figurino, atuações espantosas e emocionantes, num momento a ação se desenvolve dentro de um clima de paz absoluta, com um fundo musical suave e encantador, e em seguida, correria e confusão em tomadas de cena de tirar o fôlego. A cena que vocês assistiram acima é apenas um exemplo, e a que eu mais gosto é a do casamento da filha do “Godfather”, em que ele está negociando nos bastidores com seus parceiros de crime, enquanto a cerimônia se desenrola, numa tomada longa e muito bem dirigida, nos colocando de imediato na situação e mostrando com clareza como vai ser o desenvolver da História, nos prendendo à tela de imediato. Oscar de melhor filme, melhor roteiro, melhor ator, também considerado “culturalmente, historicamente e esteticamente significante” e selecionado pela Biblioteca do Congresso para ser preservado no National Film Registry. O American Film Institute apontou-o como o melhor filme de gângster de todos os tempos e o segundo melhor filme da história na Lista dos melhores filmes estadunidenses. Só isso? 

Quer saber a minha opinião?

Este filme deveria estar na primeira posição do IMDb, aliás, nem deveria estar, por ser na minha opinião, hors concours! Ultrapassa qualquer expectativa de qualidade e tem uma linguagem universal, agrada em qualquer lugar onde for apresentado. Não há o que dizer sobre ele que não seja superficial, pois Copolla e sua Equipe escolheram o melhor elenco possível, com a melhor Equipe técnica que se possa imaginar, criando cenas de um realismo e de um lirismo extremos, e com tudo isto consegue romantizar uma História cruel e perversa, que para qualquer mortal comum seria impossível encantar deste jeito. Mas como disse, tudo que eu falar em favor do filme será inútil, este é um filme que precisa ser assistido e apreciado como obra de arte da humanidade. Eu assisti poucas vezes confesso, umas 5 ou 6 apenas, e quero assistir mais vezes em breve, pois é diferente à cada sessão! Marlon Brando merece o justo destaque, eternizando o poderoso chefão da máfia no imaginário popular, ninguém imaginaria que esta História não seria a pura verdade sobre os fatos. Eu tenho um quadro, que ganhei do meu filho, na entrada do meu escritório, com a imagem do início do texto! Será que sou fã de verdade? Claro que sou, é o melhor de todos os tempos!!

Na próxima edição, vamos falar do filme “O Poderoso Chefão II”, de 1974. Quer saber minha opinião sobre o filme? Aguarde e nos acompanhe, vamos opinar! 

 

Eu sou o Mauricio Super, mostrando o papel do Cinema na Cultura Antiga

Conheça também o Classificados do Baú!

Acompanhe a gente nas redes sociais, olha as opções:

 

 

CC BY-SA 4.0 Série De Cinema Do Baú: Clássicos Eternos Parte II – O Poderoso Chefão by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *