Top 5 – Propagandas do passado que fizeram a nossa cabeça

Top 5 – Propagandas do passado que fizeram a nossa cabeça

Você já teve a impressão de que as propagandas de TV são melhores do que os programas? Você se lembra de ficar esperando para ver aquela propaganda divertida e criativa, sem as censuras sociais de hoje?

propagandas de tv

Isso acontecia muito quando só havia TV aberta, e não se escolhia o que assistir. Certos programas estavam ali só para “encher buraco” nas programações, e perdiam até para as propagandas. Hoje as coisas mudaram; então vamos recordar aquelas propagandas do passado que fizeram nossa cabeça, e marcaram as nossas escolhas, afinal, isto é Cultura Antiga!

Top 1 – Roupa

Começamos com este exemplo. Tem carros, tem roupas e tem escolhas, e está em jogo o modo que você quer viver, com elegância ou com ousadia, com luxo ou com diversão, com pegada ou simplesmente com dinheiro! Se o comercial influenciou a cabeça dos homens, não posso afirmar, mas o jeans faz sucesso até hoje, e fará sucesso nos próximos 50 anos se não faltar matéria-prima!

Top 2 – Alimentação

A influência pode ter afetado até a maneira de viver e se alimentar em décadas passadas, e a contribuição dos comerciais de TV voltam a ser percebidos, ou você nunca comeu uma sopa em pó?

Numa época em que a modernidade já denunciava a necessidade de se fazer as coisas de maneira mais prática e rápida, e que as mulheres não tinham muito tempo à perder, pois ocupavam o mercado de trabalho muito mais que em décadas anteriores, fazia sentido esta ideia.

Top 3 – Locomoção

E esta modernidade também nos mostrava que era preciso se acostumar à dirigir carros menores e mais econômicos, pois a era dos carrões havia passado. Mas isto sem abrir mão da esportividade; com motores pequenos e velozes, os carros mostravam que esta era a nova cara das cidades e estradas. Veja isto!

E a tendência se mostrou irreversível, tanto é que hoje a maioria dos carros já está vindo com motores de 3 cilindros e com potência maior que os de 4 cilindros. Não gostou? Acostume-se! E quanto aos motores de 2 litros ou mais, agora são 1.4 turbo ou coisa parecida. Sinal dos novos tempos que os comerciais já prenunciavam.

Top 4 – Diversão infantil

E quanto às crianças, já não queriam mais jogar bola no campinho ou andar de carrinho de rolimã, ou o crescimento das cidades tornavam mais perigosas as brincadeiras na rua? Seja o que for que ocorreu primeiro, a indústria percebeu a necessidade de novos brinquedos, e os eletrônicos passam a ser os preferidos. Influência da propaganda?

E o que dizer da evolução dos vídeo-games, seria uma matéria à parte para mostrar o que aconteceu nestas décadas, colocando as crianças para brincar trancadas em seus quartos, e diminuindo o contato com a natureza e o próprio desenvolvimento em sociedade, isolando os pequenos em seus lares. 

Top 5 – Comunicação

Também havia a necessidade de se comunicar melhor e mais rápido, e as máquinas de escrever portáteis eram objeto de desejo, as empresas queriam relatórios datilografadas, e não mais feitos à mão. E foi assim que começou o que acabou virando o notebook que tanto nos ajuda a trabalhar, e nos dá trabalho!

Estas pequenas notáveis eram levadas pra lá e pra cá, e tornou mais ágil a nossa tarefa burocrática. Lógico que com o tempo o que era para facilitar acabou gerando mais e mais papel, pois a facilidade veio criar exigências maiores de prestações de contas, e hoje qualquer serviço, por mais prático que seja, acaba exigindo um bocado de burocracia que às vezes aborrece quem quer profissões livres de burocracia, pois elas não existem mais!

a propaganda faz a sua cabeça?

Enfim, você acha que a propaganda pode fazer a cabeça da gente? O fato é que desde que o homem passou a ser civilizado, ele precisa de ajuda para escolher seus caminhos, seja no estilo da roupa, no carro ou trabalho, buscamos nos identificar dentre as muitas tribos que circulam por aí, e como ser social, não escapamos disto, mesmo que nossa escolha seja não pertencer a nenhuma tribo, acabamos escolhendo esta tribo, que não se identifica com as outras tribos, e todos se divertem neste mar de gente igual e diferente! Você está convidado a ficar com a gente e conhecer mais da Cultura Antiga, curta a página e nos acompanhe na próxima matéria!

Eu sou o Mauricio Super

E os melhores reclames do passado

Conheça também o Classificados do Baú!

Acompanhe a gente nas redes sociais, olha as opções:

 

CC BY-SA 4.0 Top 5 – Propagandas do passado que fizeram a nossa cabeça by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *