Vinis Para Colecionar… e Ouvir

Vinis Para Colecionar… e Ouvir

O Baú dos Antigos começa o ano inovando (o Carnaval acabou, ufa!) e você vai acompanhar algumas séries com temas interessantes, e com matérias bem compactas para o seu dia a dia, que é bem corrido, não é!

Mas não dá pra deixar de recordar e curtir! Então Veeenha comigo!!

vinis para colecionar e ouvir

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nunca é tarde para começar sua coleção. Eu tenho vinis que comprei na época do lançamento, como é o caso deste que inaugura a nova série, e tenho outros que comprei recentemente, mas que são da época, originais e bem conservados, e neste caso o que importa é que esteja bom para ouvir!

14 fantastic hits

 14 Fantastic Hits, traz “sucessos originais” da época, com artistas bem famosos, como Elton John e nem tão famosos como Penny Mclean. Lançado pela Gravadora RGE/Fermata, e produzido no Brasil. Eu costumava assinar meus discos e colocar a data da compra, o que não é recomendado, pois diminui bastante seu valor como coleção. Claro que na época eu não pensava em colecionar, apenas em ouvir!

Mas por que colecionar e ouvir este disco? Ouça esta antes da resposta:

 

Este disco traz uma seleção de hits que não se encaixam no grande movimento da disco’ music, ou discoteque; tem o grupo Harmony Cats, cover saudosista da época, que fez grande sucesso nas rádios; tem hits populares, mas… tem o importante Giorgio From Here to Eternity,1977Moroder, que estava além do seu tempo, e inovou a música disco com o uso de sintetizadores, abrindo caminho para o que mais tarde se tornou a Dance Music eletrônica, e só por isso já vale a pena este vinil. Este grande produtor e compositor está no disco errado, seu nome é ligado a artistas de sucesso como Donna Summer, em sucessos estrondosos como I Feel Love. Moroder também gravou trabalhos com seu próprio nome assinando Giorgio, como From Here to Eternity, que entra na era da eletrônica muito tempo antes do sucesso deste gênero, realmente além de seu tempo.

cashbox, loja de discos da época

14 Fantastic Hits, comprado em 27 de Setembro de 1978, na Loja Cashbox, em Curitiba, como mostra a etiqueta na contra-capa. Costumo preservar selos e etiquetas, até com o preço, para manter a história do disco, porém, não entendo de coleção no sentido de valorização, e se você quer entrar à fundo nesta questão, vai precisar se inteirar do assunto, pois em geral os discos com as músicas melhores e mais famosas não são os que valorizam, e sim os que venderam pouco, portanto de baixa produção, que acabam se tornando raros. 

estrutura para tocar vinis

Tenho em meu escritório uma estrutura moderna para tocar meus “velhos vinis”; comprei uma pickup nova e liguei com RCA’s de ótima qualidade ao som, e isto me dá um enorme prazer, mas basta um toca-discos funcionando para se ouvir um bom vinil, com seus característicos chiados e imperfeições, que se aproxima da música ao vivo, sem retoques. Então, vamos lá, aproveite e vá até as feiras de vinis que ocorrem periodicamente e você encontrará boas opções, embora nem sempre com bons preços, pois à cada dia os bolachões valorizam, sem contar que muitos títulos estão sendo lançados em “novos vinis”, de 180 gramas, com qualidade e tecnologia modernas. 

Acompanhe as próximas matérias da série e curta a página do Baú!

Próximos discos que saem do Baú…

25 Anos de Rock’n Roll – 1980 – Sigla

Abba Voulez Vous – 1979 – RCA Victor

Abba The Álbum – 1978 – RCA Victor

próximos discos do Baú

Eu sou o Mauricio Super

Falando sobre Vinil

Conheça também o Classificados do Baú!

Acompanhe a gente nas redes sociais, olha as opções:

 

 

 

 

CC BY-SA 4.0 Vinis Para Colecionar… e Ouvir by Baú dos Antigos is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *